O primeiro livro a gente nunca esquece

Parafraseando Washington Olivetto, “o primeiro livro a gente nunca esquece”.
Desde muito pequeno aprendi a ler, para falar a verdade aos 5 anos, com minha irmã mais velha, que não se conformava que eu não lia. Comecei aos poucos e quando já formava frases, meu pai comprou esse livro pra mim em uma banca de jornal, eu não lembro exatamente quanto tempo demorei para ler o livro, mas lembro do impacto que isso teve na minha vida, eu literalmente entrei na estória, procurava no dicionário uma infinidade de palavras que desconhecia e ao terminar eu reli nem sei quantas vezes, até que ganhei outro livro, “Vinte Mil Léguas Submarinas”, de Júlio Verne. Daí para diante eu lia tudo, de palavras cruzadas, jornal, rótulos de produtos e todos os livros que minha irmã lia na escola, eu achava tudo muito real, viajava nas frases, imaginava os cenários, as personagens… Até que um dia me pegaram lendo o livro, O cortiço, de Aloísio Azevedo, que minha irmã leu para fazer uma prova na escola. Até hoje me lembro que meu pai chamou da atenção da minha irmã, porque disse que o livro não era para minha idade (e não era mesmo) e que ela guardasse melhor as literaturas dela.
O fato é que eu tenho meu primeiro e segundo livro até hoje e quando subiram as mensagens hoje sobre 'A Revolução dos Bichos" e a necessidade de ser obrigatórios na escola, imediatamente me lembrei das minhas leituras e agora chegando em casa resolvi dividir isso.
Passei essa paixão para minhas filhas, que sempre tiraram notas altíssimas em Português e gabaritaram no ENEM, são ratas de bibliotecas e sebos, o que nem precisa dizer o tamanho do orgulho que sinto disso.
Quem mais tem essa paixão pela leitura e ainda guarda seu primeiro livro?

10 curtidas

@LucianoRezende livro da coleção para gostar de ler. O que mais gostei foi o escaravelho do diabo

1 curtida

Não da pra esquecer mesmo :rofl::rofl::rofl:

Li quando era pequeno,nem lembro como era a história :face_with_hand_over_mouth:

3 curtidas

Sim, li esse também.
Tenho outro guardado também de Maria José Dupré, “O Cachorrinho Samba na Fazenda Maristela”, esse ganhei da minha primeira professora, que achou fantástico eu já entrar na escola sabendo ler e nos primeiros dias de aula me deu de presente, também tenho até hoje.

1 curtida

Eu me lembro vagamente, lembro de alguém que chamava Simão, lembro da fruta-pão… flashes de memória.

2 curtidas

verdade @LucianoRezende !

esse foi o meu:

depois desse eu li os demais… e foram muitos!

Não há um número exato de quantos livros da Bruxa Onilda existem, pois a coleção foi publicada ao longo de muitos anos e por diferentes editoras.

e acabando os que tinha na biblioteca da escola eu fui evoluindo e lendo outros… no fim de um ano comecei a ver os científicos pq tinham acabado os livros novos kkk

2 curtidas

Que demais, paixão pela leitura é uma viagem sem volta, tenho dificuldade em acompanhar séries no streaming, mas leitura é comigo mesmo. Acho que assisti apenas 3 séries inteiras, Narcos, Suits e Raínha do Sul, o resto começo e não termino, diferente dos livros, que nem bem acabo já quero outro. Muito antigamente tinha o Clube do Livro, era uma assinatura que mensalmente enviava 3 livros, então eu e meus amigos trocávamos uns com os outros e ficava barato pra todo mundo.

1 curtida

Tem outro que li também quando era criança ,fiz até um tópico mostrando ele.

Ele ta ressurgindo do nada também :rofl::rofl::rofl::rofl::rofl::rofl:

1 curtida

nossa, clube do livro é massa.
Mas eu nunca consigo participar por muito tempo… o tdah não deixa eu manter um fluxo

1 curtida

esse dai eu nao li não rs
nem lembro qual foi meu primeiro livro, mas provavelmente algum do Stephen King

1 curtida

Que legal! Eu adoro livros com aspecto antigo, sempre que posso releio obras que tenho guardado

1 curtida

Eu criei o hábito de ler na escola, lembro que teve um projeto e eu escolhi “O Escaravelho do Diabo” mergulhei na história também, mas confesso que tem tempo que já não leio um livro, preciso voltar ao hábito, pois gostava bastante.

2 curtidas

Aqui em casa, nós amamos livros!!! Eu e meu marido sempre incentivamos a nossa filha desde bem pequenina, pra dormir nós líamos pra ela, foi crescendo e até hj, ela cultiva esse hábito de ler e de escrever estórias. Acho de suma importância, ter a leitura nas escolas, tenho até hoje meu primeiro livro escolar: “A Inspetora e o Fantasma Dançarino”

Não estou curtindo nada, pq estou sem curtidas de novo :disappointed:

1 curtida