Porque a Alface chora na sua geladeira quando você pede delivery ? ou

Por Que Alguns Alimentos Nos Deixam Viciados? A Ciência Por Trás da Fome Incontrolável

Já reparou que tem certos alimentos que parecem fazer a gente comer sem parar? Biscoitos, chocolate, fast food, até aquele salgadinho de pacote… O que esses alimentos têm em comum? Eles são cheios de ingredientes que ativam nosso cérebro de um jeito que nos faz querer comer cada vez mais. Mas por que isso acontece? :thinking:

A ciência por trás do vício alimentar:

• Açúcar, gordura e sal: Esses três ingredientes são os maiores vilões quando o assunto é vício alimentar. Eles ativam o sistema de recompensa do nosso cérebro, liberando dopamina, o “hormônio do prazer”, o que nos faz sentir uma sensação de prazer imediato. O problema é que quanto mais consumimos, mais queremos.

• Comida hiperpalatável: Os alimentos ultraprocessados, que têm uma combinação perfeita de açúcar, gordura e sal, são conhecidos como “hiperpalatáveis”. Ou seja, são feitos para nos deixar com vontade de comer mais. Isso é até estudado pelas indústrias alimentícias!

• O “efeito droga”: Estudos mostram que o cérebro reage aos alimentos processados de forma parecida com a forma como ele reage a substâncias viciantes, como a cocaína e a nicotina. Isso não significa que a comida seja uma droga, mas a forma como ela afeta o cérebro pode ser similar.

Mas, será que estamos realmente viciados?

• Fatores emocionais: Muitas vezes, comemos para “aliviar” emoções, como estresse, tristeza ou ansiedade. Isso pode criar uma relação emocional com a comida, tornando o consumo mais frequente e fora de controle.
  • Controle e equilíbrio: Embora o “vício” em certos alimentos seja real, a boa notícia é que podemos aprender a ter mais controle sobre nossos desejos alimentares. Isso envolve fazer escolhas mais conscientes e focar em uma alimentação equilibrada.

Você já se sentiu “viciado(a)” em algum alimento? Qual?
Como você lida com aquela vontade incontrolável de comer algo que sabe que não é tão saudável?
Você acha que a indústria alimentícia sabe exatamente como fazer a gente comer mais? O que podemos fazer para não cair nessa armadilha?

Vamos entender como a comida pode afetar nosso cérebro e como podemos evitar o “vício” alimentar!

23 curtidas

Aqui a alface só não chora pq a Isabel come ela kaakakak

11 curtidas

Eu sou viciada em big hot de salmão, e como qualquer viciada eu nao descanso enquanto eu nao comer :smiling_face_with_tear: nao sei lidar msm

8 curtidas

Chocolate e Coca-Cola estão no meu top one kkkkkkkk

10 curtidas

Cola Cola!!! Sei q faz muito mal, mas ela me causa uma sensação tão boa ao saboreá-la. Tô tentando maneirar, ia beber só aos finais de semana, mas aí surge uma desculpa qualquer pra tomar :rofl:

7 curtidas

Olha que coincidência! Ontem a noite mesmo passei por essa situação kkk deu uma fominha, peguei um pacote de cheetos que estava aberto e enquanto não vi o fim não parei kkk depois bate aquela culpa né porque estou em reeducação alimentar…
Mas de vez em quando acredito que pode ser perdoado, o que não pode é ser uma constante…
Força de vontade tem sido minha arma e tem funcionado na maioria das vezes

8 curtidas

Café,lanche, pão de queijo,batata frita,pizza,kkkk.
Em primeiro, café.
Não fico sem

6 curtidas

Somos duas​:joy::rofl::rofl::rofl:
Já tentei ficar sem Coca-Cola, mas não consegui. No entanto, reduzi o consumo e não estou tomando todos os dias. Quanto ao chocolate, compro meio amargo ou 70% cacau; às vezes, compro os da Garoto mesmo.

7 curtidas

Tô fazendo a mesma coisa @Kelen :sweat_smile:
É boa demais, não tem como não amar kkkk

Chocolate compro às vezes, pa vai tudo TB kkk

Que ponto em comum mais legal esse, amei :face_with_hand_over_mouth::joy_cat::two_hearts:

9 curtidas

@anaka é a sua patinha né ? Kkkkk :duck:

5 curtidas

@anaka é aquela comida que a gente não enjoa de maneira alguma né ??!
Que se tiver todo dia, vamos comer !

Mas até que é saudável vai ?

5 curtidas

Só eu que não ligo pra Coca cola :eyes::rofl::rofl::rofl::rofl:

5 curtidas

Única coisa que comeria sempre é paçoca :face_with_hand_over_mouth::face_with_hand_over_mouth:

6 curtidas

Simmm, aqui nenhuma verdura estraga, isabel come todaass

5 curtidas

Os crus ate que são mais ou menos saudáveis, mas os fritos não são kkk e é dos fritos que eu gosto :sob:

6 curtidas

Ah vá @Spreas kkkkkk
Se gostasse aí sim ia achar estranho :joy_cat::rofl::rofl:

6 curtidas

O pior é que não gosto pq tem muito gás e a galera adora por causa disso :rofl::rofl::rofl::rofl:

5 curtidas

Siim o gás dela é o q há kkkkk

:rocket:

6 curtidas

Também não ligo muito, é bom tomar Coca cola, mas entre os refrigerantes prefiro soda ou guaraná. E se puder, prefiro tomar suco ao invés de refri, mas no meu último pedido no Ifood eu pedi suco de abacaxi, mas enviaram uma lata de Coca cola kk.

4 curtidas

Eu amo pão, todo tipo de pão, mas tenho tendência pra engordar, então compro uma vez ou outra. E batata frita e pizza, se pudesse comeria todos os dias, é bom demais :face_savoring_food::face_savoring_food::face_savoring_food:.

5 curtidas