Todo mundo sabe que o iFood é um aplicativo de delivery, mas ele vem desbravando o mundo offline e nesta semana eles lançaram uma nova frente de negócios chamado iFood Salão que tem como seu primeiro produto o Totem para autoatendimento em estabelecimentos que esta sendo testado em 130 estabelecimentos e que deve ser disponibilizada para os clientes até o final do ano.
O iFood também divulgou um novo estudo realizado em parceria com a consultoria de foodservice Galunion, segundo os dados do estudo quase metade (46%) das lojas ativas na plataforma são de novos negócios com menos de um ano de funcionamento. E que a maioria das operações é de pequeno porte, sendo que 86% dos empreendimentos contam com até 5 colaboradores e 31% são totalmente geridos pelos proprietários, e 22% tem entre 2 e 5 anos de funcionamento. E que a média de funcionamento das lojas na plataforma é de aproximadamente 2 anos e meio, e cerca de 18% delas possuem mais de 5 anos de experiência no mercado.
O levantamento também destacou os hábitos alimentares dos brasileiros, apontando que a culinária brasileira representa 38% dos pedidos no horário de almoço e figurando entre os cinco pratos mais solicitados ao longo do dia e as pizzas tem 61% de seu consumo concentrado entre sexta e domingo, e os domingos registram um aumento significativo na venda de doces, comida italiana e itens de padaria.
Outro destaque apontado foi o crescimento nos pedidos de café da manhã, que aumentaram 31% entre o período de 2023 e 2024, com metade desses pedidos originados de padarias. “Apenas 19% dos estabelecimentos parceiros do iFood estão abertos nesse horário, indicando um nicho promissor a ser explorado”, afirmou a empresa.
Essas iformações foi anunciada no iFood Move, evento realizado pelo iFood em São Paulo/SP nos dias 25 e 26 de setembro, que contou com a presença de nomes internacionais para palestrar, como Serena Williams que é ex-atleta de tênis e empresária e CMO do Shake Shack.
Durante o evento, o diretor de inovação do iFood, Marcos Gurgel, falou sobre a estratégia da empresa para trabalhar com startups. Segundo o executivo, a empresa já promoveu mais de 20 desafios de inovação aberta para conhecer soluções. “Temos cerca de 30 startups trabalhando atualmente dentro do iFood, prestando serviço para áreas como legal, de marketing e de compras. Mais de 80% das vezes elas trabalham para o iFood para gerar impacto para o cliente final”, afirmou.
Vocês imaginavam que tem tantas lojas com menos de um ano em funcionamento no iFood?