O Strogonoff veio da Rússia 🇷🇺 você sabia?

O strogonoff brasileiro é uma adaptação criativa de um prato clássico russo que se tornou um dos mais populares e versáteis da culinária nacional. Aqui está a história e evolução dessa iguaria:

Origem do Strogonoff Original

Rússia, Século XIX: O prato surgiu no Império Russo, supostamente criado por um chef francês para a família Stroganov, uma nobreza russa influente. A receita original combinava pedaços de carne bovina refogados com cebolas e um molho de creme azedo (smetana), e era servido acompanhado de arroz ou batatas.

Simplificação: Ao longo dos anos, o prato ganhou fama na Europa e passou a ser reinterpretado em diferentes países, com variações nos ingredientes e modos de preparo.

Chegada e Adaptação no Brasil

Décadas de 1940-1950: O strogonoff chegou ao Brasil através da influência europeia, especialmente de chefs e imigrantes franceses que adaptaram o prato ao gosto local.

Modificações Brasileiras:

1. Substituição do Creme Azedo: No Brasil, o creme azedo foi substituído por creme de leite, um ingrediente mais acessível e comum.

2. Adição de Molho de Tomate: A versão brasileira incorporou molho ou ketchup, conferindo um sabor mais adocicado ao prato.

3. Champignon: Os cogumelos em conserva se tornaram um elemento típico do strogonoff brasileiro.

4. Acompanhamentos: Diferente da Rússia, onde o prato é servido com arroz ou batatas, no Brasil ele ganhou a famosa combinação de arroz branco e batata-palha crocante.

Variedades e Popularidade

Proteínas Diferentes: Além do strogonoff de carne, o Brasil criou versões com frango e camarão, ampliando as possibilidades do prato.

Versatilidade: Por ser simples de preparar e agradar a muitos paladares, o strogonoff se popularizou em festas, almoços em família e até em buffets de casamento.

Curiosidades

1. Influência Francesa: Apesar de russo, o prato tem uma forte conexão com técnicas culinárias francesas, como o uso do roux (base de farinha e manteiga).

2. Símbolo de Sofisticação: Nos anos 1970 e 1980, servir strogonoff era considerado um ato de requinte e status.

3. Receitas Regionais: Há versões que incluem ingredientes regionais, como dendê e leite de coco, em estados como Bahia.

O strogonoff brasileiro é um exemplo de como a culinária pode transcender culturas, adaptando-se aos ingredientes locais e aos gostos de um novo público. Hoje, ele é um clássico em nossa mesa, tão icônico quanto qualquer prato genuinamente brasileiro.

14 curtidas

Não sabia, mais é um prato que gosto muito. :clap:t2::clap:t2::clap:t2::clap:t2::yum::yum::yum::yum:

2 curtidas

Amo esse prato, mas não sabia que era da Rússia, pensei que era da França, bem explicado no tópico, valeu por compartilhar.

2 curtidas

ADORO essa comidinha. :heart:

1 curtida

Sabia sim, aliás é uma das especialidades da minha esposa, que por sinal tem ascendência russa.
Mas aqui não fazemos com roux, mas com creme de leite. Valeu pelas informações todas aí, achei bem interessante, só me deu fome, mas tá tuuuudo bem.

2 curtidas

Eu não sabia. Amo strogonoff. Prefiro o de carne mas como qualquer um.

1 curtida

Que top eu não sabia

1 curtida

Falando em Strogonoff, hoje almocei ele :yum:
Tava tão gostoso. Ainda dividi com uma (i)foodlover!!

1 curtida

Amo muito Strogonoff!!!

2 curtidas

Sempre trazendo informação de qualidade

2 curtidas

Ainda bem que a gente sempre coloca aquele tempero brasileiro nas receitas e tudo fica muito mais delicioso ! Rs

2 curtidas

Mais uma informação que eu não sabia .
Não tenho o hábito de comer mas é delicioso.

2 curtidas

Essa eu sabia, os gringos fazem e os brasileiros melhoram kkkk

3 curtidas

Não fazia ideia. Amo strogonoff :drooling_face:

1 curtida