Fala galera, quem aí curte uma bela feijoada?
Aqui em São Paulo, os dias tradicionais da feijoada são quarta e sábado, mas no domingo pode fazer também, sem problemas.
Eu, particularmente não gosto de pé, rabo e orelha na feijoada, então não ponho, faço com bacon, carne bovina e suína seca, lombo, paio, linguiça, costelinha e temperos… mas, não dispenso a parte externa da casca da laranja no cozimento. E aí vai mais uma aula de química na cozinha.
Redução da gordura e sensação de leveza
A casca de laranja contém óleos essenciais (principalmente limoneno e linalol).
Durante o cozimento, esses compostos aromáticos ajudam a emulsificar gorduras e quebrar parcialmente lipídios da carne de porco.
O resultado é uma feijoada que parece menos pesada e mais digestiva.
Ah, o suco de laranja como acompanhamento ajuda a absorção e fixação do ferro em nosso organismo.
E aí, como você prefere a feijoada? Conta aí nos comentários, para que a gente possa saber.
Estimado mestre sempre aprendo coisas novas com você! Me diga, a casca não amarga? Não deixa a feijoada com sabor de laranja? Fiquei bem interessada nessa técnica! Além dos ingredientes que mencionou ponho tb uma carne com osso para dar sabor!
A parte da laranja que amarga é a parte branca, inclusive no bolo de laranja com casca, eu uso somente a parte externa, depois removo a parte branca pra usar somente a poupa.
Eu sempre faço ela completa também, mas a vinagrete quem ama e come toda sozinha é minha esposa… no churrasco então, ela come o pote todo com carne e pão, vai gostar de vinagrete lá na cochinchina.