As impressoras 3D que produzem comida já são uma realidade, mas muitos assim como eu, devem imaginar como algo tão extraordinário acontece, qual o mecanismo que torna possível essa criação.
A ‘tinta’ da impressora 3D é feita a partir de uma pasta criada com ingredientes reais e selecionados antes da produção da comida.
O formato e o modelo são criados em um computador.
A BioEdtech , uma startup paulista, desenvolveu um belo projeto com comida impressa, a ideia no geral, é beneficiar e atender no futuro, pessoas com alguma restrição alimentar, diabéticos, celíacos,alérgicos…etc.
Vou deixar o link aqui da matéria completa pra poderem entender melhor.
Deixei também o link do vídeo da empresa austríaca Revo Foods, a qual lançou o primeiro salmão vegano impresso
Incrível ver como acontece.
A tecnologia com suas vantagens, nos possibilita vislumbrar um futuro mais orgânico
Com essas máquinas, diminui o armazenamento e transporte de alimentos, já que tudo é criado numa sala; poupa recursos naturais, desgaste do solo, uso de agrotóxicos etc…
Mas em contrapartida, também levanta outros questionamentos; pode tirar o emprego de muitos, não entregar os nutrientes necessários a nossa saúde, vamos ficando mais dependentes da tecnologia. Etc…
Tudo isso sempre gera debates, compreensível.
Mas gostaria de saber o que vocês pensam a respeito; a comida do futuro impressa, resolve mais problemas ou causaria outros tantos?
Eu já tinha visto isso em algum lugar e a impressora 3D não tem realmente limites. Imagine nesse caso, poder fazer a sua massa com ingredientes benéficos para a saúde e imprimir dinossauros, bonecas, carrinhos, formas geométricas para chamar a atenção das crianças que tem dificuldade em aceitar certos alimentos?
Me fez lembrar quando minhas filhas eram pequenas, cortava 25% do pãozinho fazendo um chinelinho e passava a manteiga, cortava batatas para fritar no formato das letras dos nomes delas, fazia lanches “desenhando” brinquedos, onde o tomate era a roda do carrinho, o moyashi os cabelos de boneca e até um macarrão com salsichas que postei aqui. Essa impressora pode revolucionar a alimentação infantil.
Bom dia @Vivi
Antes de criar o tópico fiz sim uma pesquisa na comunidade, até pra contribuir com a fluidez aqui; porém os conteúdos que visualizei de ‘meses atrás ‘resumem o tema com outras fontes distintas.
Pode soar meio subjetivo, é como afirmar ’ o primeiro livro,;’ indicação de leitura’ … sejam as mesmas coisas.
Logo, vejo sim que pode acrescentar e agregar mais a discussão sobre o mesmo
Vejo também uma revolução nesse quesito @LucianoRezende , a gente sempre se desdobrou pra atrair a atenção dos filhos nas refeições; principalmente com as verduras, os lanches mais personalizados sempre atraiu né.
Não foi aí não @Vivi entrei para conferir e o que li era bem próximo do post da @JoiceCosta, assino algumas newsletter sobre tecnologia e provavelmente foi em alguma delas, mas achei bem pertinente essa conversa aqui, a tecnologia está avançando muito rápido e quanto maior for a divulgação, maior também será nosso conhecimento, gostei muito de ler.
Eu não comentei nada sobre o seu tópico ser semelhante, ou algo parecido, só estava falando sobre onde talvez o Luciano tivesse lido antes algo sobre impressão de comida 3D porque eu lembrei de ter lido algo por aqui, relaxa aí
Sim, temas semelhantes por aqui é o que não vão faltar, mas creio que os conteúdos, mesmo que se assemelham guiando a outros questionamentos sempre agregarão, é assim que evoluimos né.
Aproveito e te convido a deixar sua opinião sobre o tema, bora somar