Hoje me deparei com essa notícia sobre um entregador idoso lá dos EUA, sobre a indignação de uma jovem que viu um entregador idoso subir três lances de escada para fazer sua entrega…
A atitude dela foi de fazer uma vaquinha on-line para arrecadar fundos e acabou mudando a vida dele..
Essas vaquinhas on-line são comuns por lá mas no Brasil não (até mesmo por conta da possibilidade de golpes).
Por aqui a prática mais comum é a gorjeta, porém, mesmo essa modalidade não é um consenso geral: uns acham que sempre devem ser dadas, outros não.
A argumentação dos que são contra é sobre não ser obrigação do cliente complementar a renda do trabalhador, que a empresa é que deve dar uma remuneração justa.
A decisão de dar ou não gorjeta no Brasil é opcional e baseada na satisfação com o serviço prestado. Não há obrigatoriedade legal em pagar a taxa de 10% ou qualquer outro valor como gorjeta, sendo uma prática comum em alguns estabelecimentos, especialmente em restaurantes, mas sempre uma escolha do cliente.
No caso dos entregadores, por exemplo, muitos tem essa visão da complementação de renda ou especulam que, por serem feitas através do aplicativo, elas não seriam repassadas a eles.
Sobre isso, o Ifood já se posionou:
Mas, dito tudo isso, a reflexão que gostaria de fazer é mesmo sobre o ato de VALORIZAR..
Quanto vale você receber no conforto de sua casa, a infinidade de coisas que são possíveis de serem compradas através do seu celular??
E como fica o entregador nessa história?
É trânsito, é chuva, é frio, é endereço errado, é cliente sem noção, é estabelecimento que não os respeita, enfim…
Nesses casos seria realmente somente sobre aumento de renda ou uma forma de agradecimento pelo conforto que o trabalho deles (quando bem feito) nos proporciona?
Não sei o que diz a lei nos EUA mas independente disso, não acho legal fazer o entregador subir 3 lances de escada qq que seja a idade. Esse caso é muito comovente porque é um senhor fazendo um trabalho duro e ainda sendo gentil.
Agora imagina um motoboy que sai pra fazer 3, 4 até 5 entregas às vezes, se em cada um delas ele tiver qu e subir 3 lances de escada ou ter que pegar o elevador até o 15o andar de um prédio porque a pessoa não quis descer pra buscar? Além de tornar o trabalho do cara mais cansativo, quanto tempo não se perde nisso, quanto tempo a mais as outras entregas vão levar porque o cliente não quer descer pra buscar o pedido? Eu desço sempre porque no meu modo de ver, estou facilitando pelo menos um pouco o trabalho do entregador e não me custa nada. E tb penso que isso vai agilizar a entrega de todos que estão na fila esperando a comida chegar. Provavelmente muita gente que reclama de demora na entrega são as mesmas pessoas que deixam o entregador mofando na portaria e demoram a descer, ou criam caso pq querem que o entregador suba até o apt. Isso prejudica a todos porque é um fluxo e o tempo de espera das próximas entregas depende de quão rápidas as anteriores foram. Acho que além do que vc bem pontuou, falta um pouco de senso coletivo e de que a cooperação de cada um vai ser benéfica para todos.
Dito isso, concordo 100% com vc sobre reconhecimento. Quando alguém é prestativo, faz um trabalho bem feito, te serve bem, a vontade de deixar algo $$ a mais é até natural. Vc não faz porque se sente obrigado, faz porque julga merecido.
Já falamos do absurdo que é querer que o entregador entre em condomínios, suba escadas e etc… realmente não tem cabimento. Quanto as gorjetas, não é sempre que tenho como, então procuro já ajudar, me adiantando na espera da entrega. Mas, faço um esforcinho pra dar em dias de condições climáticas extremas.
que bom @Tupolev , penso muito como vc nessa questão, muito bacana vc trazer essa reflexão. E fiquei comovido com a história pq é um senhor né, é um trabalho muito pesado pra ele estar fazzendo. E com certeza faz pq precisa : /
Tomara que consigam aumentar bem esse valor pra ele poder ficar só na varanda esticadão, ler o jornalzinho dele, de meia e Rider no pé rs
sim, os que não conseguiram juntar o suficiente durante a vida tem que fazer hora extra
eua é meio cruel nesse sentido, cheio de veterano de guerra dormindo na rua ou em abrigo pq a pensão não paga as contas. País com uma das rendas mais altas do mundo..