Fala galera, hoje quero abordar um assunto que tem me incomodado e colocando aqui as leituras em dia, tenho visto mais pessoas reclamando ou se posicionando quanto a isso.
Nos últimos meses, muitos consumidores e parceiros têm notado uma tendência curiosa (e um tanto problemática): restaurantes com nomes diferentes, porém com o mesmo cardápio, mesmos preços e até a mesma foto dos produtos.
Esses casos geralmente estão ligados às chamadas “dark kitchens” — cozinhas exclusivamente virtuais, sem salão, que operam com múltiplas marcas sob o mesmo teto. Até aí, tudo bem. O problema começa quando o modelo se torna confuso ou até desonesto.
Como identificar dark kitchens duplicadas na sua região?
Veja alguns sinais de que você pode estar lidando com múltiplas marcas do mesmo local:
Mesmas fotos para lanches e pratos entre “restaurantes diferentes”
Localização próxima ou idêntica no mapa de entrega
Descrições copiadas ou iguais
Preços idênticos em todas as marcas
Nome diferente, mas o pedido vem com a mesma embalagem (e às vezes até o mesmo CNPJ)
Isso pode gerar frustração, pois o consumidor acredita estar escolhendo entre opções variadas, quando na verdade está apenas navegando em um “clone de cardápios”.
Quais os impactos para consumidores e restaurantes locais?
Para o consumidor:
Perda da confiança na plataforma
Escolhas baseadas em marketing enganoso (parece que há diversidade, mas não há)
Dificuldade em deixar avaliações justas para marcas distintas que são, na prática, iguais
Para os pequenos restaurantes locais:
Concorrência desleal: eles competem com várias “versões” da mesma cozinha
Perda de visibilidade e pedidos por estarem “enterrados” no meio de clones
Boas práticas para parceiros evitarem práticas redundantes
A criação de múltiplas marcas pode ser estratégica — desde que com clareza e ética. Algumas dicas para quem trabalha com dark kitchens:
Varie os cardápios de forma autêntica: evite duplicações literais.
Adote identidades visuais distintas: nome, logotipo, embalagens e fotos.
Seja transparente: conte no perfil que você opera várias marcas, se for o caso.
Monitore avaliações e feedbacks separadamente: não use uma marca como “teste” para outra.
Colabore, não domine: manter equilíbrio no ecossistema ajuda a plataforma como um todo.
Bora conversar?
Você já teve a impressão de pedir de marcas diferentes e receber o mesmo produto?
Já trabalhou ou conhece alguém que opera dark kitchens?
Compartilhe sua experiência aqui nos comentários e vamos sugerir ao @ifood como podemos melhorar esta questão !
Eu fico tao chateada quando abro um post e tem ia, tipo, qual necessidade? Muitas vezes, é um emprego muito desnecessario da tecnologia… Eu nao sei se o texto foi escrito a partir dela, mas a imagem upada nao serve para muita coisa só esta ali de enfeite pois o texto ja esta “completo”
Nunca vi no meu ifood, mas sei que acontece. Aqui geralmente tem lojaS que funcionam com cardapios diferentes: Joana quentinhas, somente aberta durante o dia, Joana pratos prontos (porções), Joana Pizzaria, aberta durante a noite. Acho que é pra facilitar tudo, acho super ok
A imagem serve justamente para chamar a atenção e quando opto por I.A., sempre faço a menção abaixo do texto, no caso serviu para ilustrar o assunto, já na resposta ao @Xeique usei um print, que reproduzo aqui.
Respeito sua opinião, pois é da diversidade de ideias que se constrói a democracia, porém, desde que não sejam imagens manipuladas, sou à favor do uso de todo tipo de tecnologia, aliás, sou aficionado por ela e uso quando julgo pertinente e aviso sobre, já os textos eu prefiro desenvolver por mim mesmo.
Verdade! É algo que me incomoda também já há algum tempo…mas sempre pensei ser por conta de tentativas de burlarem excesso de avaliações negativas…o que acho erradissimo pois induz o consumidor ao engano né…
Concordo que deveria haver melhor controle do Ifood sobre isso
Tenho visto que varios na comunidade vem usando ia e EU acho que isso tras poluiçao visual e tras uma artificialidade a tentativa de discussoes reais. Se muitas vezes ja parece que as discussoes sao forçadas, imagina com ia…
Em relaçao a imagem do print, ME PARECE o caso de uma loja que abre outras lojas e nicha as propostas. MC, BK e ate Carrefour tbm fazem isso, nao sei se voce tambem critica isso.
Em Campinas tem um clássico desse caso , uma casa de parmegianas com 4 nomes diferentes mas os produtos são idênticos e os preços e promoções divergem e o frete também diverge, e detalhe é que já foi muito ruim e agora tem melhorado. Mas é na cara dura as mesmas fotos e o mesmo cardápio
Já vi com os mesmos produtos e fotos.
Mas alguns tem nomes parecidos com numeros para saber qual unidade ou muda o nome mas é da mesma rede eu acho pq as fotos são as mesmas
Uaiii já tinha visto mesmo, e eu até achei que era coisa da minha cabeça acredita? Eu fiquei ué mas n é a msm imagem? Mesmo preço? Porém restaurante diferente? Pq? E aí eu nem pedi sabe? Pq n tava entendendo essa lógica deles. Bom saber que se tratar de dark Kitchens obg @LucianoRezende por abordar isso aqui
Essa é uma loja que tem apenas um endereço e faz diversas lojas como se fossem várias, uma pizzaria, uma hamburgueria, etc… mas tem outras que tem o mesmo endereço, mesma imagem, mas nomes diferentes.