🍽️ Dark Kitchens com cardápios duplicados: como isso afeta a experiência no iFood?

*Imagem gerada por I.A.

Fala galera, hoje quero abordar um assunto que tem me incomodado e colocando aqui as leituras em dia, tenho visto mais pessoas reclamando ou se posicionando quanto a isso.

Nos últimos meses, muitos consumidores e parceiros têm notado uma tendência curiosa (e um tanto problemática): restaurantes com nomes diferentes, porém com o mesmo cardápio, mesmos preços e até a mesma foto dos produtos.

Esses casos geralmente estão ligados às chamadas “dark kitchens” — cozinhas exclusivamente virtuais, sem salão, que operam com múltiplas marcas sob o mesmo teto. Até aí, tudo bem. O problema começa quando o modelo se torna confuso ou até desonesto.

:magnifying_glass_tilted_left: Como identificar dark kitchens duplicadas na sua região?

Veja alguns sinais de que você pode estar lidando com múltiplas marcas do mesmo local:

• :hamburger: Mesmas fotos para lanches e pratos entre “restaurantes diferentes”
  • :round_pushpin: Localização próxima ou idêntica no mapa de entrega
  • :memo: Descrições copiadas ou iguais
  • :dollar_banknote: Preços idênticos em todas as marcas
  • :package: Nome diferente, mas o pedido vem com a mesma embalagem (e às vezes até o mesmo CNPJ)

Isso pode gerar frustração, pois o consumidor acredita estar escolhendo entre opções variadas, quando na verdade está apenas navegando em um “clone de cardápios”.

:balance_scale: Quais os impactos para consumidores e restaurantes locais?

Para o consumidor:

• :cross_mark: Perda da confiança na plataforma
  • :thinking: Escolhas baseadas em marketing enganoso (parece que há diversidade, mas não há)
  • :chart_decreasing: Dificuldade em deixar avaliações justas para marcas distintas que são, na prática, iguais

Para os pequenos restaurantes locais:

• :counterclockwise_arrows_button: Concorrência desleal: eles competem com várias “versões” da mesma cozinha
  • :prohibited: Perda de visibilidade e pedidos por estarem “enterrados” no meio de clones

:light_bulb: Boas práticas para parceiros evitarem práticas redundantes

A criação de múltiplas marcas pode ser estratégica — desde que com clareza e ética. Algumas dicas para quem trabalha com dark kitchens:

1. Varie os cardápios de forma autêntica: evite duplicações literais.
  2. Adote identidades visuais distintas: nome, logotipo, embalagens e fotos.
  3. Seja transparente: conte no perfil que você opera várias marcas, se for o caso.
  4. Monitore avaliações e feedbacks separadamente: não use uma marca como “teste” para outra.
  5. Colabore, não domine: manter equilíbrio no ecossistema ajuda a plataforma como um todo.

:megaphone: Bora conversar?

Você já teve a impressão de pedir de marcas diferentes e receber o mesmo produto?

Já trabalhou ou conhece alguém que opera dark kitchens?

Compartilhe sua experiência aqui nos comentários e vamos sugerir ao @ifood como podemos melhorar esta questão ! :backhand_index_pointing_down:

18 curtidas

Infezlimente está cada vez mais comum aqui na minha região também.

3 curtidas

Aqui também… muito estranho que o @ifood ainda não tenha um dispositivos para impedir isso.

3 curtidas

Aqui tem um que é o mesmo do Outback com os mesmos hamburgueres.

2 curtidas

Aqui tem um clássico… esse ao menos se identifica como sendo a mesma loja, mas com nomes diferentes no mesmo endereço e mantem a logo.

5 curtidas

Ainda não sabia dessa novidade… Obrigada por compartilhar amigo!

3 curtidas

Tem diversas aqui, a gente reconhece pela foto idêntica dos pratos e mesmos preços…

3 curtidas

Eu fico tao chateada quando abro um post e tem ia, tipo, qual necessidade? Muitas vezes, é um emprego muito desnecessario da tecnologia… Eu nao sei se o texto foi escrito a partir dela, mas a imagem upada nao serve para muita coisa só esta ali de enfeite pois o texto ja esta “completo” :broken_heart:

2 curtidas

Nunca vi no meu ifood, mas sei que acontece. Aqui geralmente tem lojaS que funcionam com cardapios diferentes: Joana quentinhas, somente aberta durante o dia, Joana pratos prontos (porções), Joana Pizzaria, aberta durante a noite. Acho que é pra facilitar tudo, acho super ok

2 curtidas

Não, o texto é meu…

A imagem serve justamente para chamar a atenção e quando opto por I.A., sempre faço a menção abaixo do texto, no caso serviu para ilustrar o assunto, já na resposta ao @Xeique usei um print, que reproduzo aqui.

Respeito sua opinião, pois é da diversidade de ideias que se constrói a democracia, porém, desde que não sejam imagens manipuladas, sou à favor do uso de todo tipo de tecnologia, aliás, sou aficionado por ela e uso quando julgo pertinente e aviso sobre, já os textos eu prefiro desenvolver por mim mesmo.

3 curtidas

Bom dia.
Gostei da sua informação.
Agradeço.
Boa semana.

3 curtidas

Sim… pior ainda são aqueles que nem fotos colocam, a loja nem devia estar no ar.

2 curtidas

Estamos vivendo em um mundo tão estranho meu amigo…

2 curtidas

Verdade! É algo que me incomoda também já há algum tempo…mas sempre pensei ser por conta de tentativas de burlarem excesso de avaliações negativas…o que acho erradissimo pois induz o consumidor ao engano né…
Concordo que deveria haver melhor controle do Ifood sobre isso

3 curtidas

Então @Tupolev, tenho a mesma impressão.

2 curtidas

Tenho visto que varios na comunidade vem usando ia e EU acho que isso tras poluiçao visual e tras uma artificialidade a tentativa de discussoes reais. Se muitas vezes ja parece que as discussoes sao forçadas, imagina com ia…

Em relaçao a imagem do print, ME PARECE o caso de uma loja que abre outras lojas e nicha as propostas. MC, BK e ate Carrefour tbm fazem isso, nao sei se voce tambem critica isso.

1 curtida

Em Campinas tem um clássico desse caso , uma casa de parmegianas com 4 nomes diferentes mas os produtos são idênticos e os preços e promoções divergem e o frete também diverge, e detalhe é que já foi muito ruim e agora tem melhorado. Mas é na cara dura as mesmas fotos e o mesmo cardápio

2 curtidas

Já vi com os mesmos produtos e fotos.
Mas alguns tem nomes parecidos com numeros para saber qual unidade :woman_shrugging:t4: ou muda o nome mas é da mesma rede eu acho pq as fotos são as mesmas

2 curtidas

Uaiii já tinha visto mesmo, e eu até achei que era coisa da minha cabeça acredita? Eu fiquei ué mas n é a msm imagem? Mesmo preço? Porém restaurante diferente? Pq? E aí eu nem pedi sabe? Pq n tava entendendo essa lógica deles. Bom saber que se tratar de dark Kitchens obg @LucianoRezende por abordar isso aqui

2 curtidas

Essa é uma loja que tem apenas um endereço e faz diversas lojas como se fossem várias, uma pizzaria, uma hamburgueria, etc… mas tem outras que tem o mesmo endereço, mesma imagem, mas nomes diferentes.

1 curtida