O Ramen é basicamente composto de um caldo, macarrão, carne ou vegetais, e guarnições. E o que remete a suas origens, ou seja, o que dá aquele gostinho diferente é a base deste caldo e o tipo de macarrão.
A base do caldo pode ser feita com:
Shoyu (molho de soja): Feito com molho de soja, tem um sabor salgado e levemente doce.
Shio (sal): O mais leve de todos, com um sabor à base de sal.
Miso: Usa pasta de miso (soja fermentada) para um sabor mais forte e profundo.
Tonkotsu: Um caldo denso e cremoso feito a partir de ossos de porco cozidos por horas.
Já o macarrão de ramen é feito com farinha de trigo e água com adição de um tipo de sal alcalino chamado kansui, que deixa o macarrão com uma textura elástica.
Nas guarnições são utilizados ovo cozido, nori (alga marinha), cebolinha.
Ahh uma curiosidade: Ramen e Lámen são a mesma coisa viu, ambos significa macarrão com caldo (alguém falou Miojo?), mas Lamen foi uma adapatção para o postuguês do Ramen.
ainda não comi mais esta na minha lista top 01 de pratos a experimentar, na minha cidade não tem restaurantes que faça, aqui só fazem yakisoba, sushi etc. Mas na cidade vizinha tem um restaurante que faz e tem a cara de ser muito bom
@brunadob e é uma culinaria super rica né…eu realmente não posso falar muito sobre porque eu não gosto, e nao frequento japoneses…mas dá perceber que banalizaram os rodizios, as tabuas, as barcas … complicado.
Eu experimentei final de semana passado, não achei muito lá essas coisas, mas gostei de experimentar uma refeição diferente do que eu costumo comer, foi bom!
Sim, é legal porque criamos novos pratos…mas por exemplo, quem for aos países asiaticos pensando que irão encontrar os mesmos alimentos vão se surpreender rs