Crendices... quem nunca?

Fala galera, já pensaram pra pensar como a nossa infância foi praticamente um treinamento de “manual de sobrevivência às crendices”? :sweat_smile:
Era uma lista infinita: não pode correr em volta da mesa porque perde a mãe, não pode deixar o chinelo virado que alguém vai morrer, e pão de cabeça pra baixo então… misericórdia, é quase uma invocação do azar!

:backhand_index_pointing_right: Correr em volta da mesa perde a mãe
Essa é clássica! A origem não é muito clara, mas acredita-se que nasceu como uma forma de os pais controlarem as crianças hiperativas (afinal, criança correndo em volta da mesa = copo quebrado, comida no chão e bronca garantida). Então inventaram essa “maldição light” pra frear os pequenos. Resultado: trauma eterno de quem até hoje não consegue dar duas voltinhas no móvel da sala sem sentir uma pontada de culpa.

:backhand_index_pointing_right: Chinelo virado é sinal de luto
Essa superstição vem de uma mistura de religiosidade com tradição popular. Em muitas culturas, o que está de “cabeça pra baixo” é associado ao desrespeito e até à morte. E convenhamos, o chinelo jogado virado no meio da sala realmente não é uma cena bonita. Moral da história: era só uma tática genial das mães brasileiras pra manter a casa organizada.

:backhand_index_pointing_right: Pão de cabeça pra baixo atrai azar
Aqui o papo é mais europeu. Na Idade Média, o pão era considerado sagrado (afinal, era o alimento básico de quase todo mundo). Colocar o pão virado pra baixo era visto como um desrespeito, como se você estivesse “desafiando” a fartura. O costume chegou ao Brasil e virou regra de etiqueta caseira: pãozinho sempre bonitinho e virado pra cima na mesa.

:backhand_index_pointing_right: Outras pérolas do imaginário popular

• Passar debaixo da escada? Chamava azar na certa. (Na real, era só perigoso mesmo).
  • Quebrar espelho? Sete anos de azar. (A indústria de espelhos agradece o drama).
  • Sair de casa com a bolsa no chão? Dinheiro indo embora. (Ou seja, cuidado com a carteira aberta!).

No fim das contas, a maioria dessas crendices nasceu de algo bem prático: segurança, organização ou respeito cultural. Mas como o brasileiro não perde a chance de dar uma apimentada, as histórias ganharam tom de “terror sobrenatural” e até hoje fazem a gente levantar o chinelo no reflexo ou endireitar o pão rapidinho.

:sparkles: Moral da história: superstição é tipo spoiler de filme ruim… a gente sabe que não faz sentido, mas prefere não arriscar. Vai que né?

E aí? Quem passou por esse mesmo tormento infantil e até hoje não consegue ver um pão ou chinelo virado ao contrário que dá arrepios? Conta aí pra nós nos comentários…

12 curtidas

Vamos lá… Sou a superstição em pessoa! Kkk
Sério mesmo acredito e pratico. Vai que…
E ainda quero que quem esteja comigo faça também.
“No creo en brujas, pero que las hay, las hay”…:woman_mage:t2::broom::crescent_moon::woman_mage:t2::broom::star::woman_mage:t2::broom::jack_o_lantern:

7 curtidas

Fruto do terrorismo materno.
:joy::joy::joy:
Eu quando faço algo dessas crendices fico meio ressabiado, mas não fico bolado não
Passar por baixo de escada pra mim é tranquilo, mas pão virado me pega.
:rofl::rofl::rofl:

5 curtidas

Não acredito mas tbm não desacredito, penso como a @PaLuz vai que..

Na dúvida prefiro evitar, não varro a casa de noite porque varre a sorte. Nunca responder qdo ouço uma voz me chamando pelo meu nome, colocar a vassoura atrás da porta para visita indesejada ir embora (essa funciona rs), mas passar embaixo da escada eu evito até por questão de segurança mesmo.

5 curtidas

Essa também é bem conhecida.

3 curtidas

Esses da mesa e do pão tô sabendo agora. Mas aqui ninguém fica com o chinelo desvirado. Também tem o de se varrerem os seus pés, você não casa kkk. Tem o de que não se pode retirar a rede duas pessoas ao mesmo tempo, faz mal.

4 curtidas

Putz, já ouvi essa também, vou até procurar a origem.

2 curtidas

E funcional :joy:

4 curtidas

Lá em casa achávamos que a do chinelo era a de perder a mãe. Nunca em hipótese alguma deixavam virado. Ah, também não podia apontar com o dedo para o céu, pra não crescer verruga rs

5 curtidas

Bem lembrado, e não fazer careta porque se recebesse vento o rosto não voltava ao normal hahaha :squinting_face_with_tongue:

5 curtidas

Nossa, falar em superstições me faz recordar de muitas, no interior o povo tem muitas :face_with_hand_over_mouth: não guardar roupa ao avesso pra não atrair negatividade, não varrer casa depois das 18 pra não perder a prosperidade nas finanças, coruja cantando anuncia morte etc… Me foge da memória outras tantas, mas são muitas mesmo.
Eu não digo que desacredito, mas viro certinho toda peça de roupa até mesmo na hora de colocar pra secar no varal :face_with_hand_over_mouth:

6 curtidas

Duas ai eu nao conhecia e achei até engraçado

Mas quando éramos criança eu super acreditava

Tem umas coisas que ainda tenho receio

6 curtidas

Essa era a preferida da minha avó, apontar estrelas dá verruga.
Sensacional.

5 curtidas

Nossa, essa não participei… mas tem o DNA das superstições clássicas.
:joy::joy::joy:

4 curtidas

Não acredito em superstição, da azar!

4 curtidas

Putz, essa eu tenho TOC, não suporto ver roupas guardadas no avesso e minha esposa é campeã nisso. Lava as roupas no avesso, guarda no avesso e se bobear usa constantemente no avesso. Ela diz que a avó dela dizia que vestir roupa do avesso, vai ganhar presente.
Aliás, tem uma história clássica disso. Ela estava grávida da minha primeira filha e fomos ao shopping comprar uma roupa confortável pra ela e na primeira loja que entramos ela provou a roupa, ficou boa e compramos. Depois disso passamos horas comprando coisas, entramos em diversas lojas, no final paramos para lanchar na praça de alimentação e ela quis usar o banheiro, quando levantou da cadeira eu vi algo branco grudado na poupança dela e fui tirar, era a etiqueta do moleton. Ela tirou para experimentar a roupa e vestiu do avesso e andou o shopping inteiro assim.
:joy::joy::face_savoring_food:

3 curtidas

Que nada amigo, minha mãe é zero superstição!! Sou eu mesma já nasci assim, mas sou feliz dessa maneira. :slightly_smiling_face:

2 curtidas

Essa eu desafiava direto @LucianoRezende não acreditava nem qdo era criança

2 curtidas

Boa, @Zil .

3 curtidas

Olha a desculpa aí kkk :sweat_smile:
Eu como a rapa de tudo que faço;, arroz, doce… Minha vó sempre falou que fica mais inteligente se comer a rapinha :face_with_hand_over_mouth:
É cada coisa,; sua esposa parece ser desprendida, bem humorada e de leve com a vida, tem horas que só assim mesmo viu :blush:

3 curtidas