Bucha de Feijão: A Prima Esquecida da Feijoada Que Merece Brilhar

Descobrindo a Bucha de Feijão: A Sopa Brasileira Pouco Conhecida

Se você nunca ouviu falar na Bucha de Feijão, está prestes a descobrir um prato brasileiro surpreendente! Essa iguaria é típica do interior, especialmente em Minas Gerais, mas permanece como um segredo bem guardado de quem ama uma boa receita simples e saborosa.

1. O que é a Bucha de Feijão?

A bucha de feijão é uma sopa feita com feijão preto ou carioca (aquele que sobra na panela!), engrossada com farinha de mandioca. Ela é temperada com alho, cebola, cheiro-verde, e, às vezes, ganha um toque de carne seca, linguiça ou até ovo poché. É um prato reconfortante, perfeito para dias frios ou para aproveitar aquele feijão do dia anterior!

1. Como preparar a Bucha de Feijão?

Ingredientes principais:

3 xícaras de feijão cozido (com caldo);

1 colher de sopa de alho picado;

1 cebola média picada;

Farinha de mandioca para engrossar;

Cheiro-verde a gosto;

(Opcional) Carne seca ou linguiça calabresa.

Modo de preparo:

1. Refogue o alho e a cebola em um fio de óleo até dourar.

2. Adicione o feijão cozido e misture bem.

3. Aos poucos, acrescente a farinha de mandioca, mexendo para não empelotar, até atingir a textura desejada.

4. Finalize com cheiro-verde e ajuste o sal.

5. Curiosidades sobre a Bucha de Feijão

O nome “bucha” vem da consistência cremosa e densa, que lembra uma esponja ao ser servida.

Era um prato criado para evitar desperdícios e, ao mesmo tempo, garantir sustância para o trabalho pesado no campo.

A farinha de mandioca, um dos ingredientes principais, é uma herança direta dos povos indígenas.

1. Benefícios Nutricionais

Energia de sobra: Rica em carboidratos complexos, a bucha de feijão é perfeita para repor energia.

Boa para o intestino: A farinha de mandioca e o feijão são excelentes fontes de fibras.

Cheia de proteínas: Ótima para a saúde muscular, especialmente se você incluir carnes ou ovos.

Vitamínica: O feijão é rico em ferro, zinco, magnésio e vitaminas do complexo B.

1. Por que experimentar?

A bucha de feijão é como um abraço culinário: quente, simples e cheio de história. Além disso, é uma receita que prova que não precisamos de luxo para criar algo delicioso e saudável. Então, da próxima vez que sobrar feijão na panela, lembre-se dessa “prima esquecida” da feijoada e aproveite!

17 curtidas

@Secrety . Que receita top !!

3 curtidas

Tu já comeu?

3 curtidas

Eu faço virado de feijão q é bem próximo dessa Bucha aí
Primeiro frito bacon e calabresa, coloco alho, cebola, deixo bem dourado, ponho feijão, e por último a farinha de mandioca com o cheiro verde :heart_eyes_cat:

6 curtidas

Esse também é chamado de Feijão Tropeiro!!!

5 curtidas

Bom demais :smiling_face_with_three_hearts::yum::yum:

3 curtidas

Não gosto muito pq nao como carne com gorduras :face_holding_back_tears:

2 curtidas

@Secrety Acho que como algo bem parecido, com feijão, farinha calabresa e bacon, mas não conhecia com este nome :yum:

3 curtidas

Virado à Paulista:

Tutu de feijão

Tem tudo a mesma base, feijão gordo e farofa ¨por riba".

4 curtidas

Essa eu passo !

3 curtidas

Amei que dá para fazer ela de uma forma veg, sem carne :clap:t2:

1 curtida

Já mas não faz meu estilo kkk

1 curtida

Aqui em Recife, a gente bate tudo isso no liquidificador e faz um caldinho quente pra tomar na praia com um sol de 35° torando :joy:

1 curtida

Aqui conheço como Tutu de Feijão

3 curtidas

Foi o que eu disse e em São Paulo tem o Virado à Paulista que tem também a mesma base.

2 curtidas