Bolo de Fubá: Curiosidades e receita super fácil

O nosso querido bolo de fubá é uma das receitas mais tradicionais da culinária brasileira, sua história está ligada à cultura alimentar dos povos indígenas, africanos e europeus que influenciaram na formação da gastronomia no Brasil, e hoje vamos falar um pouquinho sobre essa maravilha que dá água na boca.
O fubá, que é a farinha de milho finamente moída, já era usado pelos povos indígenas muito antes da chegada dos colonizadores portugueses. Eles utilizavam o milho em diversas preparações, como mingaus e massas rudimentares, que são as bases da alimentação indígena. Com a chegada dos portugueses, esses ingredientes foram incorporados às receitas europeias.
No Brasil colonial, o bolo de fubá surgiu como uma adaptação das receitas de bolos e pães europeus, substituindo a farinha de trigo – que era escassa e cara – pelo fubá, mais abundante e acessível. Naquela época, ingredientes como açúcar de cana e leite, trazidos pelos colonizadores, começaram a ser adicionados à receita. A influência africana também foi marcante, com o uso de especiarias como erva-doce e coco.
Com o passar do tempo, surgiram variações do bolo de fubá em diferentes regiões do Brasil. Algumas receitas incluíram ingredientes como queijo (bolo de fubá com queijo), coco, goiabada e até mesmo leite condensado. Em algumas versões, o bolo é feito de forma mais seca, enquanto em outras ele é mais úmido, como o famoso bolo de fubá cremoso. :yum: :heart_eyes: :heart:
O bolo de fubá tornou-se um símbolo da culinária típica do interior do Brasil e está ligado à cultura das festas juninas, junto com outras delícias como o pé de moleque e a pamonha. Além disso, ele é frequentemente associado ao café da manhã ou café da tarde, sendo um conforto culinário para muitas famílias brasileiras e também trazendo boas memórias afetivas.
O bolo de fubá não é apenas uma receita simples, mas também um reflexo da nossa história e da mistura cultural que define a gastronomia brasileira. :corn::sparkles:
Então que tal comer um bolo de Fubá ou comprar os ingredientes pelo @iFood e arrasar no café da tarde?

BOLO DE FUBÁ CREMOSO

Ingredientes

• 4 ovos
  • 3 xícaras de açúcar
  • 4 xícaras de leite
  • 1 xícara e meia de fubá
  • 1 colher de fermento em pó
  • 2 colheres de margarina
  • 100 gramas de queijo ralado

Modo de Preparo

1. Coloque tudo no liquidificador e bata até atingir uma consistência homogênea;
  2. Despeje a massa em forma untada e polvilhada com farinha de trigo;
  3. Leve ao forno pré-aquecido a 180° C por 40 minutos;
  4. Espere esfriar para desenformar e servir.

(imagem reprodução da internet)

22 curtidas

Uma ótima receita de bolo de fubá !!!

Com ótima dica !!

3 curtidas

Bora @MARCILIO fazer um bolo de fubá… é bom demais :yum:

3 curtidas

Nunca comi acredita? :yum::yum::yum: mas queria experimentar. :clap:t2::clap:t2::clap:t2::clap:t2::clap:t2: inclusive mãe fez hoje bolo. Hehehe mais tarde posto.

2 curtidas

É uma boa idéia !!! :rocket:

1 curtida

Bolo :yum: :yum: já manda a foto e a receita :heart:
Não tem nada melhor do que bolo feito pela nossa mãe :heart:
ótimo café da tarde para vocês!!

4 curtidas

Muito obrigada. Hehehe :yum::yum::yum::yum:

1 curtida

@Marcelagobi … este bolo com café é uma combinação perfeita

2 curtidas

com certeza, não tem combinação melhor!!

2 curtidas

Super comeria um bolinho desses agora …

2 curtidas

é o meu bolo preferido :heart:

2 curtidas

Amo esse bolo! Não como tem um bom tempinho! Obrigada pela receita. :heart::heart::heart:

2 curtidas

Essa receita é maravilhosa, quando você fizer, coloca aqui pra gente ver.

2 curtidas

Muito bom, amo bolo de fuba

3 curtidas

Eu também :smiling_face_with_three_hearts::smiling_face_with_three_hearts::smiling_face_with_three_hearts:

2 curtidas

Eu amo bolo de fubá

2 curtidas

Amooo, com calda de goiabada fica uma delícia :heart_eyes:

3 curtidas

Acompanhado de um cafezinho, não tem quem resista

3 curtidas

Nossa que delícia de tópico(literalmente), heheheheheh… Eu como todos os tipos de bolos, mas vou confessar que um bolinho de fubá, acompanhando por um café quentinho e uma boa prosa no final da tarde, é o meu preferido, heheheheh…

Adorei conhecer mais sobre a sua origem e também ver diferentes maneiras de fazê-lo, obrigado pelo tópico, @Marcelagobi, interessante demais!!!

2 curtidas

Que bom que gostou, eu amo demais esse bolo, principalmente na versão cremosa…
No final da tarde com um cafezinho não tem coisa melhor, ainda mais em ótimas companhias. Quando fizer uma dessas versões do bolo, coloca aqui pra gente ver :yum::yum:

2 curtidas