As saladas com a cara do Verão. 🥗

Fala galera, estava com saudades de fazer um tópico nutritivo e refrescante, então resolvi abrir um tópico sobre saladas. No verão a alimentação precisa ser leve e refrescante, mas precisa ter um acompanhamento e saladas são sempre uma ótima opção, acompanha as proteínas, aquele arroz e feijão do dia a dia e até nos churrascos.

Em janeiro é o mês em que o calor chega chegando, o verão castiga mesmo e normalmente não sentimos muita fome, mas sempre rola aquela vontade de comer algo diferente, nutritivo e refrescante e nada melhor que reunir algumas frutas, hortaliças, legumes e montar um saladão caprichado, afinal saladas tem a cara do verão, né galera? Então, bora pra esse prato refrescante, barato e nutritivo.

A primeira sugestão, montei sem nenhuma proteína, mas se quiser também colocar um peito de frango desfiado ou um atum, tá tudo certo, sem crise, fica muito bom também.

Imagem gerada por IA - Parece a Birosca. :joy:

:green_salad: Salada Refrescante de Pepino, Melancia e Hortelã

Ingredientes (2 porções):

• 2 xícaras de melancia em cubos (sem sementes)
  • 1 pepino japonês em rodelas finas
  • 1 punhado de folhas de hortelã fresca
  • Suco de ½ limão
  • 1 colher (chá) de azeite de oliva
  • Sal a gosto
  • Pimenta-do-reino a gosto (opcional)
  • Um fio de mel

Modo de preparo:

1. Em uma tigela, coloque a melancia e o pepino.
  2. Acrescente a hortelã picada grosseiramente.
  3. Regue com o suco de limão e o azeite.
  4. Tempere com sal e, se quiser, um toque de pimenta.
  5. Misture delicadamente e leve à geladeira por 10 minutos antes de servir.
  6. Ao servir, coloque um fio de mel sobre a salada (opcional)

Por que ela é ótima?

• :droplet: Altíssima hidratação
  • :fire: Poucas calorias (cerca de 60–80 kcal por porção)
  • :herb: Refrescância natural, sem molhos pesados
  • :heart: Ajuda na digestão e na sensação de leveza

E então, gostaram da sugestão?

Vou colocar outras opções no decorrer do verão, mas se quiserem sugerir ou mesmo postar nos comentários, fiquem à vontade.

12 curtidas

Eita Lu, essa eu passo…, não gosto de melancia nem de pepino. Vou aguardar a próxima sugestão! :blush:

4 curtidas

Então já deixa aqui as suas preferências que eu monto uma na próxima do seu jeito, @PaLuz .
:face_savoring_food::face_savoring_food::face_savoring_food:

4 curtidas

Frutas uva, manga, kiwi, alface americana, castanha, cebolinha, coentro, queijo, tomate cereja, proteínas carne, frango e peixe.

3 curtidas

Xácomigo @PaLuz

:face_savoring_food::face_savoring_food::face_savoring_food:

4 curtidas

Nunca imaginei melancia na salada mas gostei sim :watermelon::eyes::thinking::joy_cat::smiling_cat_with_heart_eyes:

5 curtidas

Eu faço muita salada em casa e sempre misturo frutas e grãos, às vezes tempero com iogurte e também faço molho Caesar, fica muito bom

:melting_face:

5 curtidas

Poxa, acho que essa não vou tentar não… Não curto fruta nas saladas salgadas rs

5 curtidas

Nossa, eu frequentemente coloco, mas sei que nem todos gostam, mas vou postar outras misturas que faço, como por exemplo palmito com carambola, tomate cereja e queijo parmesão.

:eyes:

5 curtidas

Eu gosto de colocar limão no lugar do vinagre, acho mais saboroso

E de modo geral gosto de todos os molhos pra salada, mas também como sem sal e nenhum tempero às vezes :face_with_hand_over_mouth:

4 curtidas

Aqui faço

Alface roxa e a americana, pitaia , kiwi , uva roxa e manga

Quase todos domingo tem :face_savoring_food:

3 curtidas

Fica muito bom, né @FernandaEste?

Hoje eu fiz uma bem simples, apenas repolho fatiado bem fininho, temperado com limão, azeite e sal.

3 curtidas

Delicia :face_savoring_food:

2 curtidas

Salada é vida amigo, para mim poderia ser o prato principal!!!

2 curtidas

Oi @MaryLuz, no verão aqui em casa muitas vezes é. Quando colocamos alguma proteína e alguns grãos, folhas e outros vegetais, não comemos outra coisa, principalmente se for à noite. Hoje vendem isso como Poke, mas muito antes de ser modinha eu já fazia em casa e nem sabia o que era Poke.

:joy::joy::joy:

3 curtidas

Exatamente Luciano, tudo agora é poke, fora que vem pouco e é bem caro…!

2 curtidas

Pois é… prefiro fazer em casa.

:joy: :joy: :joy:

3 curtidas

Amo saladas… agora tem uns molhos que deixam especial…

Gosto de mostarda com mel e também do molho de yogurte com especiarias….

Além do clássico vinagrete…. Que eu prefiro na versão limonete….

Agora a tua receita é pura Utilidade Pública! topconteudo

3 curtidas

Quem souber de um molho bom para salada me passa a receita , tô querendo fazer umas diferentes aqui kkk

1 curtida

Sim, @JuCast… desde os mais simples que são o vinagrete e o limão, óleo e sal até os mais elaborados como o molho Caesar que é um molho cremoso e saboroso, com base em maionese (ou ovo cru), alho, suco de limão, mostarda, azeite, molho inglês e queijo parmesão ralado, com adição opcional de anchovas para um sabor umami.

Vou colocar mais algumas aqui, para ver se a galera se anima.

Obrigado pelos elogios.

:hugs: :hugs: :hugs:

3 curtidas