"A Vida é um Sopro" Não deixe para comer amanhã o que pode comer hoje

“A vida é um sopro”

Hoje ouvi essa frase: “A vida é um sopro.” Parei para refletir e passei horas com isso na cabeça. Afinal, o que significa um sopro? Pesquisei em vários dicionários e encontrei algumas definições: em um deles, dizia que “sopro” é “agitação do ar provocada pela boca; assopro”. Outros iam além, descrevendo como “um momento breve que logo se acaba; aquilo que transmite energia, entusiasmo, força; estímulo; incentivo”. De fato, nosso tempo de vida pode ser resumido por essa palavra: sopro.

Mas como podemos aproveitar o sopro que temos? Como dosá-lo, distribuí-lo, para não usá-lo em excesso e acabar sem ar, sem energia, sem força, para que esse sopro dure? Passei horas pensando, e ainda estou aqui, escrevendo, apagando, refletindo, sem conseguir chegar a uma conclusão definitiva. Só sei que preciso usar o ar, a força e a energia que ainda tenho antes que esse sopro acabe — para me reconciliar com as pessoas com quem tenho algum desafeto, pois amanhã posso não ter mais ar para pedir desculpas.

Quero me aproximar mais de Deus, ir mais à igreja, ajudar mais as pessoas, pois amanhã posso não ter a energia ou a força para seguir o caminho certo. Devo poupar ar, energia, entusiasmo para prolongar esse sopro? Refletindo, percebo que devo usar o sopro que ainda tenho com minha família, minha fé e meus amigos. Não me importa quanto sopro ainda resta, mas quero que seja bem aproveitado. Quero que seja um sopro de qualidade, bem aproveitado em entusiasmo, estímulo e força, para que, no fim, eu tenha ar suficiente para dizer que foi bom viver, sabendo que fiz tudo o que podia neste pequeno sopro que a vida me deu. Alguns têm sopros longos; outros, sopros curtos, mas bem vividos.

Por fim, deixo essa reflexão: estamos aproveitando a vida no caminho certo? Estamos gastando nossas energias nas coisas boas? Se tudo o que fizermos agradar a Deus, estaremos honrando o sopro que Ele nos deu.

O Senhor nos deu o sopro de vida, pois assim está escrito:

“Então, formou o Senhor Deus ao homem do pó da terra e lhe soprou nas narinas o fôlego de vida, e o homem passou a ser alma vivente.” (Gênesis 2:7)

Ivan Zanoli
Cianorte, 30 de outubro de 2024

7 curtidas

Que belo texto e reflexão trouxe aqui pra comunidade @IvanZanoli :raised_hands:.
De fato notamos facil o quão tudo é passageiro nessa vida.
Vamos viver e plantar o bem né :handshake:
Assim a colheita da felicidade é certeira.
Boa noite :pray:

3 curtidas

Seja bem vindo a comunidade

2 curtidas

Seja muito bem-vindo. :clap:t2::clap:t2::clap:t2::clap:t2::clap:t2::clap:t2:

4 curtidas

Seja bem vindo :blush: :clap: :clap:

3 curtidas

Seja muito bem-vindo!!!

3 curtidas

Eu não sou religioso,mas sei que ganhei a vida para viver, então sigo vivendo :yum:

3 curtidas

Ótima reflexão, seja bem vindo a comunidade

2 curtidas