Sabe aquele jeito engraçadinho de chegar na padaria e falar 'moça, me vê um cafezes, por favor '? Pois a piada adquiriu sentido literal. Cafeicultores capixabas estão produzindo café a partir de grãos extraídos do cocô do Jacu.
Tudo aconteceu por acaso. A ave, também conhecida como Penélope Obscura , habita a região da Mata Atlântica e passou a ser presença constante nos cafezais de Domingos Martins - ES. A ave come os grãos mas seu sistema digestivo não os digere completamente e eles saem mais ou menos do jeito que entraram. Para reduzir as perdas, os produtores decidiram testar se esses grãos serviam para fazer um café decente. E não apenas funcionou, saiu um café premium com valores até 10x maiores que o preço médio de um café de supermercado.
Esse não é um processo exclusivo do Brasil. Na Tailândia se produz café a partir das fezes de elefante enquanto na Indonésia , a ‘matéria prima’ vem de um mamífero chamado civeta.
O café de cocô do Jacu chamou a atenção de compradores estrangeiros e hoje ele é exportado para a Europa que paga ainda mais caro pela iguaria.
O ser humano é um ser pitoresco mesmo né ?
A gente come umas coisas tão estranhas…é trufa, fungo, caviar, café de cocô de pássaro, leite que deveria ser do bezerro, é perfume de vômito de baleia…OLHA…que bicho estranho que somos n´ós.
total
agora, se o cara quer comer gafanhoto à milanesa ou tomar um café com grãos que saem do rabo do jacu (ou do elefante), problema dele. Eu fico p*** com gente que produz ou paga pra comer bizarrices como foie gras, vitela, que basicamente são feitos à base de tortura animal. São semanas de sofrimento até a carne do bezerro ou o fígado do ganso ficarem do jeitinho que eles gostam, tudo por um capricho do paladar. Isso é o que me tira do sério.
Já conhecia o café civeta, também conhecido como café Kopi Luwak , é o café mais caro do mundo - custa cerca de 14 mil.
A civeta come o café e o processo de digestão reduz a acidez dos grãos . A coleta é 100% manual.
Eu não tomaria nem o café civeta, nem o café Jacu nem o do elefante, não mesmo kk
O dia em que li sobre como o foie gras é produzido eu chorei… É maldade demais!
E tão ruim quanto isso é o preparo do caranguejo e da lagosta, que são cozidos vivos.
É como eu digo, o ser humano é o pior predador!