Lá em casa, a gente tinha uma tradição que eu amava quando criança: no dia 24, meia-noite, saíamos “procurar o Papai Noel” na rua. Enquanto isso, os presentes eram escondidos em casa. Aí, na volta, era aquela festa pra achar os embrulhos espalhados pelos cantos!
Agora estamos sem crianças por aqui (por enquanto… rs), então essa tradição ficou meio pausada. Mas eu acho que participar disso na infância me ensinou coisas muito legais:
Ter esperança, porque eu acreditava de verdade que ia encontrar o Papai Noel.
Disciplina pra bonificações, tipo: “Se eu me comportar, ganho presente!”
A importância da família, porque esses momentos juntos eram tudo!
Depois, quando cresci, virei a “responsável oficial” por esconder os presentes pros meus irmãos menores. E olha, aprender a manter essa magia viva pra eles foi incrível. Me ensinou sobre cuidar do outro e sobre a alegria de proporcionar momentos felizes.
E na casa de vocês?
Vocês tinham alguma tradição de fim de ano que, olhando agora como adultos, percebem o quanto era importante? Conta aí! Quero saber o que marcou a infância de vocês e como essas lembranças ajudaram a formar quem são hoje. Bora compartilhar essas histórias mágicas!
Aqui a tradição na passagem de ano é chupar três grãos de uvas verdes, guardar os caroços dentro de uma nota de dinheiro (se vira em tempos de PIX) e guardar o ano inteiro e no ano seguinte repetir a operação, dando a nota do ano anterior para um pedinte ou para quem esteja necessitando.
Mas, sem pedir nada em troca, apenas na intenção de nunca faltar dinheiro e funciona 100%, porque no mínimo a nota da macumba você tem na carteira.
nossa @Amabilin eu amooo isso também!
E estou sentindo falta pq aqui em casa paramos de montar qdo nos mudamos.
Mas ainda quero uma beeeeem grande, tipo uns 2 metros!
Uma das maiores tradições é montar a árvore de Natal no início de dezembro. Um momento especial de união e alegria, que prepara para as festas de fim de ano.
Aqui no Natal, era de praxe irmos visitar a casa de um amigo nosso , que todos os anos era o ganhador da casa mais enfeitada da zona Oeste. Já era tradição!!!Era muito legal, a rua dele ficava cheia.
Lembro muito de toda a família reunida na casa de algum tio, comemorando! Quando meus avós se foram parece que perdeu um pouco da magia dessas reuniões. A família foi se afastando… uma pena. A tradição podia ter se mantido.
Nossa nós adoramos ver as decorações de natal também @Srao !
Aqui é cidade pequena, então o pessoal tinha costume de decorar…antigamente tinha até competição tmb… mas hoje em dia virou meio que uma caça às casas decoradas, pq é raro ver…
Nossa @deboldrini , será que toda família os avós também são a conexão?
Pq aqui em casa tmb… na família do meu pai minha avó unia todos, mas ela faleceu e muitas tradições se perderam…
E na familia da minha mãe, que é a mais perto da minha casa, as vezes se vemos cumprindo tradições só para fazer minha avó feliz
Sempre assistia nos desenhos que as crianças deixavam bolachas e leite pro papai Noel
Aí lembro que falei isso com meu pai que a gente também tinha que colocar pro papai Noel não ficar com fome ,desde então todo ano nois preparava um lanchinho pro bom velhinho kkk
E agora faço isso com meu filho aí ele coloca cookie e leite perto da árvore de natal kkk