Todo mundo tem uma receita de churrasco, qual é a sua?

Se reunirmos 10 churrasqueiros em um churrasco, certamente teremos 10 receitas diferentes de um bom churrasco, desde como acender a churrasqueira e temperar a carne, até a maneira de cortar a carne. Mas certamente não haverá unanimidade.

Uma coisa é certa, todo churrasqueiro que se preza tem sua faca de estimação, uma chaira para amolar as facas no grau, uma tábua de madeira para não tirar o corte da faca, um avental maneiro que tampe a pança, espetos diversos, grelhas de diversos tamanhos e claro uma maneira diferente de acender o carvão.

E o tempero? Ah, o tempero é outra história, churrasqueiro que tem um tempero secreto é outro nível, tem de tudo nos temperos, mas sempre são secretos.

Eu, particularmente tempero as carnes bovinas só no sal grosso e as aves com uma massaroca de alho, sal, salsinha, louro e uma pitadinha de pimenta, tá bom pro gasto.

A quantidade de carne vai no olhômetro, pora mais que faça cáculos, não dá pra comprar meio quilo de cada carne, né? O resultado é 15 quilos de carne para 10 pessoas, fora os acompanhamentos que sempre tem um que trás, maionese, arroz, salada verde, pãozinho de alho e por aí vai.

E depois de se empanturrar no churrasco, caipirinha e cerveja, bora saborear um docinho, porque a glicose tá baixa e então é aquele pratão de pudim de leite condensado, manjar com ameixas, bolo de chocolate com sorvete e já era… já era tudo, inclusive a compostura e a dignidade. :rofl:

Daí, por curiosidade, antes de abrir esse tópico achei essa relação abaixo de coisas para um bom churrasco, será que rola?

E você, tem alguma receita de churrasqueiro?

Para fazer um bom churrasco, você pode seguir algumas dicas:

• Escolha a carne

Escolha cortes frescos e de qualidade, como picanha, maminha, costela, alcatra e fraldinha. A carne deve ter uma camada de gordura marmorizada, que a torna mais macia e saborosa.

• Tempere

Tempere a carne com sal grosso e outros temperos, como tomilho, alho e ervas secas, algumas horas antes de grelhar.

• Controle a temperatura

A churrasqueira deve estar bem quente antes de colocar a carne na grelha. Evite chamas altas, que podem queimar a carne.

• Selamento

Deixe a carne selar por 5 a 15 minutos bem perto do fogo para evitar que o interior resseque.

• Corte

Corte a carne contra a fibra para garantir mais suculência.

• Ponto da carne

A carne malpassada está entre 55ºC e 60ºC, ao ponto entre 60ºC e 65ºC, e bem-passada entre 70ºC e 75ºC.

• Acompanhamentos

Escolha bons acompanhamentos, como farofa, batatas, pães, salada de folhas, vinagrete ou chimichurri.

• Bebidas

Não se esqueça de incluir bebidas na lista de ingredientes, levando em conta a preferência dos seus convidados.

• Quantidade de carne

Calcule a quantidade de carne por pessoa, considerando que os homens costumam comer cerca de 400g, as mulheres cerca de 350g e as crianças cerca de 150g

12 curtidas

Em casa fico responsável pelos acompanhamentos e deixo o churrasco por conta do maridão!
Mas uma coisa é certa, a cerveja tem que estar trincando!:beers:

3 curtidas

Eu gosto de temperar só com sal, de modo que cubra a carne mas sem exagero pra nao ficar salgada em excesso
:cut_of_meat::cut_of_meat::cut_of_meat::cut_of_meat::cut_of_meat:

4 curtidas

Cerveja zero grau e boi berrando. :rocket: :rocket: :rocket: :rofl:

2 curtidas

Que ótima receita de churrasco meu amigo @LucianoRezende

1 curtida

Até porque, se ficar ficar salgado, haja cerveja.

3 curtidas

A cerveja é uma parte boa nessa desculpa do salgado :joy_cat::face_with_hand_over_mouth:

3 curtidas

Só fiz churrasco acho que 2 ou 3 vezes na vida,e só comprei linguiça, frango temperado e pão de alho :rofl::rofl::rofl::rofl::rofl:

8 curtidas

Tendi carne está tudo top

1 curtida

Larga mão de ser munheca @Spreas :joy: :joy: :joy:

3 curtidas

Ainda não tenho receita mas amo churrasco

2 curtidas

Nao é por nada mas eu to ficando c fome aqui nessas conversas

5 curtidas

E hoje ainda é segunda-feira @Amabilin . :joy: :joy: :joy:

3 curtidas

Lembrei de uma coisa : Uma coisa que não pode faltar é o coraçào

4 curtidas

Quem nunca fez um churrasco na churrasqueira improvisada com blocos e grelha com com a grade de geladeira não sabe o que esta perdendo :rofl::rofl::rofl::rofl:
Casa de praia alugada sempfe rola uns churras assim🤣

4 curtidas

É só o começo ainda né @LucianoRezende
Eu q lute kkkkk :joy_cat::joy_cat::joy_cat::joy_cat:

2 curtidas

Com grade da geladeira eu ainda n participei kkkk

2 curtidas

E tem aquelas churrasqueiras com resistência ckm bandeija para por água na bandeja em que a gordura cai

1 curtida

Casa de praia, sítio, chácara…
Aliás você me fez lembrar de um episódio de churrasco na praia que rolou há muito tempo, eu nem casado era. Pra resumir, tinha umas três peças de picanha para assar, a namorada de um amigo meu fez cubinho das picanhas e espalhou em cima da grelha para fazer surpresa pra ele, achando que estava fazendo O CHURRASCO. :joy: :joy: :joy: :joy: :joy:
Quis matar ela de porradas, mas não deixaram. :joy: :joy: :joy: :joy: :joy:

4 curtidas

Churrasqueira elétrica, eu tenho uma, uso muito pouco.

2 curtidas