Fala galera, eu sou do time dos casados, aliás, muito bem casado, diga-se de passagem e já fui por muito tempo do time dos solteiros, mas sabe como é, um dia a casa cai e dona Silvia conquistou esse coração, braços, pernas, cabeça… enfim, essas coisas ninguém controla, o coração sempre fala mais alto e aí…
. Aliás, quem gosta desse assunto é a @Marcelagobi e da turma dos solteiros convictos temos o @Spreas. a @Amabilin e outros tantos… temos também àqueles que estão em vias de, como nosso casal 1.000 @ranielreis e @FernandaEste que são duas pessoas muito queridas aqui na comunidade.
Mas, bora falar sobre o tema da data de hoje:
Dia do Solteiro – A festa oficial de quem só divide a cama com o travesseiro
O Dia do Solteiro nasceu na China, em 11/11, e não foi por acaso: o número “1” representa a vida de cada solteiro, firme e forte, sozinho e independente… ou, como dizem por aí, “autossuficiente até demais”. Na década de 1990, estudantes chineses inventaram a data para celebrar a vida livre, sem DRs, sem sogra e sem ter que dividir a batata frita do delivery. Com o tempo, virou um megaevento comercial — lá, as promoções nesse dia fazem até a Black Friday parecer liquidação de brechó.
No Brasil, como a gente adora uma boa desculpa para comemorar qualquer coisa (e comprar, claro), criamos nosso próprio Dia do Solteiro, em 15 de agosto. Aqui, o clima é menos “desconto online” e mais “tirar onda com os casais”, com postagens do tipo “parabéns pra mim que não preciso esconder o chocolate na geladeira” ou “feliz dia pra quem pode ver série sem esperar ninguém”.
A verdade é que, seja na China ou no Brasil, o Dia do Solteiro é aquela chance de lembrar que estar sozinho não é solidão — é liberdade de escolher o canal da TV, de comer pizza de madrugada e de viver sem ter que explicar por que você tem 17 plantas e nenhuma delas se chama “relacionamento”.
E convenhamos: solteiro ou não, essa data é perfeita para se mimar, comprar aquele presente pra si mesmo e brindar com a frase clássica:
“Antes só do que mal acompanhado… e antes bem acompanhado do que só, desde que seja comigo mesmo!” ![]()
![]()
Mas nas real, qual é a diferença, além da data desse dia na China e no Brasil?
Dia do Solteiro – Versão “China vs. Brasil”
Na China, o Dia do Solteiro (11/11) é praticamente uma Olimpíada do consumo: milhões de pessoas sozinhas comprando coisas para si mesmas, sem precisar perguntar “amor, posso gastar?”. Lá, solteiro é sinônimo de poder de compra. É como se todo mundo dissesse: “Já que não tenho namorado, vou namorar o cartão de crédito”.
No Brasil, o Dia do Solteiro (15/08) é menos sobre comprar e mais sobre rir da própria desgraça. Enquanto os chineses enchem o carrinho virtual com eletrônicos e tênis caros, a gente enche o carrinho do mercado com vinho barato, brigadeiro de panela e miojo gourmet (aquele com salsinha pra fingir sofisticação).
O solteiro chinês comemora sua liberdade comprando o último modelo de celular.
O solteiro brasileiro comemora sua liberdade comprando duas coxinhas no lugar de uma — porque não precisa dividir com ninguém.
Na China, as promoções do Dia do Solteiro movimentam bilhões.
No Brasil, movimentam… o grupo de WhatsApp dos amigos, cheio de memes tipo “feliz dia para quem dorme atravessado na cama”.
Mas no fundo, seja em Pequim ou em Pirituba, a essência é a mesma: é o dia de celebrar o fato de que estar solteiro significa ter menos problemas… e mais dinheiro para gastar com quem realmente importa: você mesmo.
E pra quem gosta de ditado popular, como diria o ditado universal do solteiro feliz:
“Se não for pra me amar do jeito que eu me amo… nem começa!” ![]()
![]()
E você que tá aí solteirão ou solteirona e feliz da vida, diz aí as vantagens e desvantagens dessa opção, pra gente poder dividir essa experiência.