Sushi: Do Segredo Milenar dos Pescadores ao Top 10 do iFood – Uma Jornada de Sabor!

Você sabia que o sushi, um dos pratos mais amados no iFood, tem uma história milenar cheia de reviravoltas? Sua origem remonta ao século IV, no Sudeste Asiático, quando pescadores usavam o arroz fermentado para preservar peixe cru — o chamado “narezushi”. Esse método chegou ao Japão por volta do século VIII, onde o peixe fermentado com arroz salgado era um alimento básico em vilarejos costeiros. O cheiro era forte e o sabor, intenso, mas a técnica era genial para a época! No período Heian (794-1185), o sushi já tinha status: era oferecido em tributos aos imperadores, simbolizando a riqueza do mar. Pule para o período Edo (1603-1868), e o “edomae sushi” surge em Tóquio, com peixe fresco sobre arroz temperado com vinagre — uma revolução! Vendido em barracas de rua, virou febre entre trabalhadores e samurais, que adoravam a praticidade.

Curiosidades? Tem mais! Na antiguidade, o arroz nem sempre era comido — jogavam fora após a fermentação, usando só o peixe. Hoje, ele é a estrela do prato. Outra: o wasabi, aquele verdinho picante, era usado originalmente como antibacteriano, já que peixe cru exigia cuidados. E sabia que o sushi quase foi banido no Japão? Durante a Segunda Guerra Mundial, o governo restringiu alimentos “luxuosos”, mas ele sobreviveu e explodiu no pós-guerra, chegando ao Ocidente nos anos 1960. No Brasil, ganhou fama nos anos 1990, com a imigração japonesa e o boom da culinária oriental.

No iFood, o sushi é um gigante: está entre os 10 mais pedidos, com milhões de unidades vendidas anualmente — em 2022, foi um dos destaques no “Raio-X do iFood”. De combos clássicos com sashimi, nigiri e uramaki a invenções brasileiras como o “hot roll” frito com cream cheese ou temaki de salmão com cheddar, ele é oferecido por milhares de restaurantes no app. Tem opções para todos os bolsos, desde kits econômicos até pratos gourmet com peixes premium, entregues rapidinho na sua porta. Esse prato milenar, que já foi comida de pescador e iguaria imperial, hoje reina nas noites de delivery.

Qual é o seu sushi favorito no iFood? Conta nos comentários e bora ver qual estilo ganha essa disputa deliciosa!

10 curtidas

Oi @adriana2098
Eu sou apaixonada por sushi :star_struck:
Mas o que eu amo é o hot holl :heart:
Amantes de Hot Holl

3 curtidas

Hot holl é bom demais :smiling_face_with_three_hearts::face_savoring_food::face_savoring_food::face_savoring_food::face_savoring_food:

3 curtidas

Eu sou viciada em sushi :heart_eyes::sushi:
O meu preferido é o Joe com cream cheese :drooling_face::heart_eyes:

3 curtidas

Meu marido fez hoje :face_savoring_food::face_savoring_food::face_savoring_food:

3 curtidas

Boa tarde.
Parece bom.
Boa semana. :blush:

2 curtidas

Eu não comeria, nunca gostei de peixe

1 curtida

É muito bom!:face_savoring_food:

Eu tenho que comer com tudo regrado, ocasionalmente :face_holding_back_tears:

Simm!
Boa semana para você também :heart:

1 curtida

Simm :sparkles::sparkles::face_savoring_food::face_savoring_food:

1 curtida

Muito obrigado. :smiley:

Eu sinceramente não consigo ver graça nisso, mil vezes uma picanha mal passada.
:rofl: :rofl: :rofl:

1 curtida