1 litro de leite integral
1 pote de iogurte integral natural
Leite em pó
A receita é bem simples e consiste em:
Levar o leite ao fogo até esquentar mas não ferver (põe o dedo LIMPOOOO e se aguentar ficar 10 segundos sem se queimar, está bom). Desligue o fogo e coloque todo o conteúdo do pote de iogurte. Misture bem e coloque duas ou três colheres de sopa de leite em pó (dá mais consistência/fica mais firme).
Na panela mesmo ou pote (com tampa), coloque dentro de um local fechado. Pode ser no forno apagado, dentro do micro-ondas, num armário… Eu coloco numa panela, um paninho amarrado e dentro do forno.
Daqui a 12h está pronto. Mas com 8h dá para consumir. Pode colocar na geladeira. Caso queira tipo grego, por num filtro de café ou pano de prato para escorrer o soro (dentro da geladeira. Depois é só descartar o soro, se não quiser utilizar).
Eu como com frutas, mel, aveia, granola… Pode servir de base para molhos. A demora é esperar a fermentação. Geralmente faço à noite e pela manhã já estou comendo.
Edit: tira um copinho do iogurte feito para servir de “isca” para os próximos e nunca mais compre no mercado Pode congelar a isca e fazer quando quiser. É tipo “para sempre”!
Sim, Mary. Eu tento! Na verdade, meus pais sempre tiveram hábitos saudáveis. Depois fui cursar nutrição e fiquei meio pinel. Kkkkkk… Brincadeira. Acho que tomo mais cuidado hoje do que quando estava na universidade. Estou com outra receita aqui engatilhada. Amanhã eu posto.