Qual a origem do cuscuz?

Fala galera, ontem fui ao mercado e no setor de importados encontrei esses produtos europeus escrito Coucous na embalagem. São pellets (grânulos) de farinha de milho Particularmente eu nunca tinha visto e me despertou a curiosidade de procurar a procedência, devido ao sempre questionamento entre o Cuscuz nordestino e o Cuscuz paulista e o que achei foi isso:

O cuscuz é um prato originário da África Setentrional, na região do Magrebe, e é estimado que tenha sido criado pelos povos berberes por volta do século XIII.

O cuscuz é uma preparação milenar entre mouros e árabes, e inicialmente era feito de arroz, farinha de trigo, sorgo ou cevada. Durante o período colonial, os africanos trouxeram suas tradições culinárias para o Brasil, adaptando-as aos ingredientes disponíveis na nova terra. No Brasil, a farinha de milho substituiu a sêmola de trigo, dando origem ao cuscuz como conhecemos hoje.

O cuscuz é um alimento versátil, que pode ser consumido no café da manhã, almoço ou jantar, e que combina com diversos ingredientes. No Nordeste, é um alimento básico, muitas vezes servido com leite, queijo, manteiga, ovos, carne ou frango.

O cuscuz é rico em fibras e carboidratos, e também possui vitamina B6 e minerais como ferro, potássio, cálcio, magnésio, fósforo e zinco.

Alguém já tinha tido a curiosidade de pesquisar a origem desse prato?

21 curtidas

Boa !! Como sempre grato por compartilhar com a gente aqui @LucianoRezende

4 curtidas

Amo cuscuz com bacon e ovos, com carne seca é bom demais também!

4 curtidas

Engraçado que original da África mas o tipo de cuscuz deles são bem diferentes do nosso o mais parecido que eu achei foi a do marrocos mais ainda é bem diferente.

4 curtidas

Eu nunca tinha pesquisado, achei que fosse um prato de origem indígena, inclusive.

2 curtidas

Legal saber, nunca tive essa curiosidade de pesquisar

4 curtidas

Muito interessante não conhecia a origem :clap:

2 curtidas

Com charque ou carne de sol e queijo coalho fica perfeito @MaryLuz

4 curtidas

Amo um cuscuz, mas nunca havia pesquisado a origem.

4 curtidas

Se eu te falar que eu nunca comi cuscuz

5 curtidas

Nem eu, só me deu essa curiosidade porque vi no mercado e com nome afrancesado, fiquei…

6 curtidas

Gosto com banana da terra fritinha,e carne-seca, queijo coalho com ovo fritinho é bom demais.:star_struck:
Foi um ótimo tópico.

4 curtidas

Eu na verdade só como o cuscuz paulista, nunca comi o outro, não sei se gostaria, mas como nunca provei, não posso opinar.

3 curtidas

Caramba que legal, Amo cuscuz e não fazia ideia da origem dele

4 curtidas

@LucianoRezende Eu já vi alguns Tópicos sobre “CUZCUZ” … acho que dá para Mesclar hein @xnegx :face_with_monocle:

1 curtida

Pode mesclar à vontade, tenho essa pilha não, informação depois que jogou na internet é do mundo. :joy: :joy: :joy: :joy: :joy:

4 curtidas

Haha tô sem acesso hoje , internet tá bem ruim
Amanhã eu tento mesclar , valeuu

4 curtidas

@xnegx Eu li você comentando que ia estar meio “off” Everton, mas tô testando seus reflexos :sweat_smile::joy::rofl:

3 curtidas

Não tive a curiosidade de pesquisar, achei bem interessante a questão de ser rico em fibras… Aprendi a consumir até pouco tempo atrás, antes nunca tinha visto somente o paulista mesmo, depois que prova você meio que fica viciado :joy::joy::joy: Vale a pena experimentar

1 curtida

Minha gente, que cuscuz gourmet é esseeeeeee? Nunca vi por aqui :face_with_spiral_eyes:

3 curtidas