Fala galera, ontem fui ao mercado e no setor de importados encontrei esses produtos europeus escrito Coucous na embalagem. São pellets (grânulos) de farinha de milho Particularmente eu nunca tinha visto e me despertou a curiosidade de procurar a procedência, devido ao sempre questionamento entre o Cuscuz nordestino e o Cuscuz paulista e o que achei foi isso:
O cuscuz é um prato originário da África Setentrional, na região do Magrebe, e é estimado que tenha sido criado pelos povos berberes por volta do século XIII.
O cuscuz é uma preparação milenar entre mouros e árabes, e inicialmente era feito de arroz, farinha de trigo, sorgo ou cevada. Durante o período colonial, os africanos trouxeram suas tradições culinárias para o Brasil, adaptando-as aos ingredientes disponíveis na nova terra. No Brasil, a farinha de milho substituiu a sêmola de trigo, dando origem ao cuscuz como conhecemos hoje.
O cuscuz é um alimento versátil, que pode ser consumido no café da manhã, almoço ou jantar, e que combina com diversos ingredientes. No Nordeste, é um alimento básico, muitas vezes servido com leite, queijo, manteiga, ovos, carne ou frango.
O cuscuz é rico em fibras e carboidratos, e também possui vitamina B6 e minerais como ferro, potássio, cálcio, magnésio, fósforo e zinco.
Alguém já tinha tido a curiosidade de pesquisar a origem desse prato?