Hoje, lendo as notícias durante o café da manhã, me deparo com a manchete da CNN sobre o desenvolvimento de um sistema circulatório sintético que fornece nutrientes e oxigênio ao tecido. Será que em breve teremos a opção nas abas do i-Food de comprar Nuggets de laboratério ou seria apenas o primeiro passo para a medicina regenerativa, contribuindo na criação de grandes enxertos de tecido ou órgãos produzidos em laboratório. Segue parte da matéria, para maiores informações, clique aqui para ler a matéria completa, mas o que você acha disso? Deixe sua opinião nos comentários.
Cientistas criam primeiro “nugget” totalmente feito em laboratório; entenda:
Cientistas criaram a maior carne já feita em laboratório, chegando ao tamanho de um nuggets de frango. A novidade em comparação aos outros tipos de materiais que imitam proteínas é o desenvolvimento de um sistema circulatório que consegue fornecer nutrientes e oxigênio ao tecido em crescimento.
O pedaço de frango alcançou os sete centímetros de comprimento, quatro de largura e dois de espessura, pesando 11 gramas. Apesar de não ser feito de produtos alimentares — ainda não sendo possível experimentar seu sabor — a criação abre caminhos para o desenvolvimento de outros tipos de carnes feitas em laboratório.
Um estudo na Trends in Biotechnology explica que, ao contrário das carnes cultivadas já aprovadas em alguns países, formadas por pedaços colados ou impressos em uma estrutura que os une, o nugget de 11 gramas é feito em um único bloco, o que imita melhor a estrutura e a textura da carne natural.
Muito importante para a reconstrução de tecidos e futuramente na medicina ajudar queimados, cicatrização e etc. Agora … pra alimentação tô fora kkkkkkk
Como será daqui mil anos? A alimentação como conhecemos hoje não vai existir mais será? Fico pensando, quando nasci q internet era um nada e agora todo mundo anda com o computador no bolso conectado com o mundo. Talvez tenhamos vivido na maior transição em milhões de anos.
Imagine a minha geração que pegou a TV em preto e branco, com apenas 6 canais e telefone fixo de disco para uma parcela pequena de privilegiados financeiramente.
Não li a matéria inteira … me atualiza @LucianoRezende .. Qual o objetivo disso ? Se tiver algo haver com o Fim da Fome no Mundo, acho válido .. senão melhor o franguinho in natura que já conheço o gosto
Aparentemente não tem o objetivo de acabar com a fome do Mundo não @adrimco, inclusive é uma tecnologia que já se usa em transfusões de sangue, mas pode no futuro servir como enxertos humanos e outras técnicas de quem sofre com queimaduras, etc… Mas por enquanto só fizeram um único petisco.
Uau, um passo gigantesco não somente pro futuro da alimentação mas também pra medicina, no tocante a reconstrução de tecidos né.
Imagino o quanto de novidades ainda ás escondidas em laboratórios , veremos em breve.