Lei Áurea comemorando 137 anos

O Dia da Abolição da Escravatura, comemorado hoje, 13 de maio, marca a assinatura da Lei Áurea, que aboliu a escravidão no Brasil em 1888. Esta lei foi assinada pela Princesa Isabel e pôs fim a séculos de escravidão no país.

Mais detalhes:

• A Lei Áurea:

A Lei Áurea, assinada em 13 de maio de 1888, aboliu a escravidão no Brasil, libertando cerca de 700.000 escravos.

• A Princesa Isabel:

A Princesa Isabel, então regente do Brasil, foi a responsável por sancionar a Lei Áurea, marcando um momento histórico na luta contra a escravidão.

• Luta pela Abolição:

A abolição da escravidão foi o resultado de um longo movimento abolicionista, que contou com a participação de intelectuais, políticos e da população em geral.

• Importância Histórica:

A abolição da escravidão foi um dos acontecimentos mais importantes da história do Brasil, marcando o fim de um longo período de escravidão e o início de uma nova era na história do país.

• Controvérsias e Críticas:

Apesar da importância histórica da Lei Áurea, algumas críticas apontam para a falta de garantias de direitos sociais aos libertos, que ficaram à margem da sociedade.

• O Dia da Consciência Negra:

Em contrapartida à comemoração do 13 de maio, alguns movimentos negros propõem a celebração do Dia da Consciência Negra, em 20 de novembro, como um reconhecimento da luta e da resistência dos negros contra a escravidão e o racismo.

16 curtidas

@LucianoRezende Medo de Comentar algo, ainda que favorável e ser Sinalizada, porque sou de Pele clara e por isso não teria “Voz de Fala” .. tá na moda isso por aqui :weary_face:

7 curtidas

Quanta história aqui né.
A abolição da escravatura, em seu primeiro momento, não foi tão impactante ou benevolente com os escravizados, justamente porque os deixou ‘a deriva’ em termos de dignidade, moradia, trabalho… é como se disessem, soltem as amarras e saem, mas pra onde né?
Muitos certamente continuaram sendo explorados em troca de um prato de comida.
Hoje, lendo a história e vendo algumas bandeiras levantadas, tenho um mix de sentimentos, fico feliz pela revolução, constituição mais inclusiva… porém sinto as ’ causas ’ esvaziadas, com o tempo, vemos que não bastam leis ou liberdade, mas direitos assegurados além de cotas ou tonalidade da pele.
Se ainda hoje, como negra, não me sinto representada em muitos nichos culturais e sociais, é porque muito ainda precisa ser mudado.
Evoluímos, mas se enfraqueceu a educação de berço que ensina o respeito pelo próximo.

13 curtidas

@JoiceCosta PARABÉNS JOICE QUERIDA :tada::partying_face::balloon::wrapped_gift::birthday_cake: Muiiiiitas Felicidades… Muita Saúde … Muiitas Paz … Alegrias Mil e $uce$$o Sempre … Que Deus Continue te abençoando grandemente :folded_hands:t2::face_blowing_a_kiss:

8 curtidas

Feliz Aniversário Joice!!!
Desejo muita saúde, paz e prosperidade!
Que Deus te ilumine e proteja sempre. Bjo grande!

8 curtidas

Ótimo texto! Hoje em dia busca-se pouco estudar os marcos históricos e independente de nossas opiniões pessoais, foram importantes e devem ser lembrados e analisados sempre.

9 curtidas

@adrimco @JoiceCosta @MaryLuz e @Mirella deixa eu fazer uma nota de esclarecimento aqui, conforme podem observar no texto, foi uma homenagem ao dia em 13 de maio, porém foi barrado pela censura da palavra assistida e ao invés de reescrever o texto eu aguardei a liberação pela moderação, pra falar a verdade já tinha até esquecido desse texto, mas obrigado pelas considerações.

8 curtidas

Olha @Joice, hoje eu vejo algumas gerações muito mimimi, se doem com tudo e falta maturidade, além da educação de berço como você disse. Quando o assunto é sério como você bem pontuou sobre representatividade por exemplo, não há uma ação positiva, acabam esvaziando as pautas com assuntos irrelevantes. Você é uma pessoa inteligente, engajada e é disso que a “causa” precisa, eu costumo chamar de “na pele do lobo”, suas feridas doem porque é em você, eu no máximo posso tentar entender e aprender como eu posso contribuir. Nós interagimos muito aqui e divergimos em alguns assuntos, mas eu sempre aprendo algo com você, obrigado mais uma vez.

5 curtidas

Boa noite.
Gostei da publicação.
Liberdade.

3 curtidas

Obrigado @Andreia007

4 curtidas

De nada.
Bom dia.

3 curtidas

Eu quero esse bolo agora @MaryLuz :hugs::hugs::hugs::smiling_face_with_three_hearts: que perfeição, não podia ter ficado mais lindo com tantas flores, uma das coisas que mais amo na vida :heart_eyes:
Eu ganhei esse aqui de presente do meu marido, com direito ao nome inteiro :grinning_face_with_smiling_eyes: tinha rosas também. :rose::rose:

Bjs minha linda, gratidão :kissing_face_with_closed_eyes:

7 curtidas

Amém @adrimco :folded_hands::raising_hands::smiling_face_with_three_hearts::smiling_face_with_three_hearts:
Muito agradecida pelas palavras viu, saúde e sucesso pra todos nós minha querida :people_hugging:

4 curtidas

Bem que reparei na data :face_with_hand_over_mouth:
Tô achando que minha outra resposta a sua que foi também pra moderação, vai custar aparecer aqui :grinning_face_with_smiling_eyes:

4 curtidas

Que lindo também ficou seu bolo com flores e frutas!! :face_blowing_a_kiss::face_blowing_a_kiss:

4 curtidas

Parabéns pelo bolo amiga
Te mando esse! Se fosse confeiteira reproduziria um igualzinho :birthday_cake:

4 curtidas

Ai Mary que bolo maravilhoso, agora que vi essa perfeição que você ‘fez’ :face_with_hand_over_mouth:
Parece até um bolo da realeza :smiling_face_with_three_hearts::smiling_face_with_three_hearts::smiling_face_with_three_hearts:
Gratidão pelo carinho amiga, a leveza da amizade que faz bem e levo pra vida :people_hugging::heart:

3 curtidas

Que bom que gostou amiga, achei a sua cara
Só falta eu reproduzir, mas bolo não é um dos meus predicados :shushing_face:

3 curtidas

Exatamente, o que pra mim , mais esvazia a causa que ajuda em algo.
Pior ainda, é ver gente dizer que luta pela causa mas no fim, são limitadas a um breve resumo impresso , bem aquém do que realmente foi a escravidão e os efeitos ainda latentes na sociedade, terminando a leitura, já acham que compreendem tudo, melhor até que o próprio negro e suas convicções da história em si🤦‍♀️

E tenha certeza que ajuda muito, não sabemos de tudo e nem precisamos fingir que sabemos né, mas a empatia e a inclusão que demonstra aqui, deixa nítido que não é sobre bandeira e sim ser igual com todos, independente de crenças, preferências, cor da pele etc…
Bacana demais trazer esse tema aqui pra comunidade :wink::clap:

3 curtidas

Como a Joice disse, a Lei Aurea pos fim a escravidao institucionalizada mas outras formas de escravidao continuaram existindo desde entao. Entendo quem nao curte venerar essas datas pois o fim da escravidao nao foi fruto de boa vontade e aconteceu apos luta e morte de muita gente, alem de muita coisa errada ainda ter acontecido após como ja dito.

3 curtidas