🌿 Horta de Cozinha: As Comidinhas que Nascem do seu Balcão! Plante, colha e tempere sem sair de casa!

Esqueça a ideia de que horta é só pra quintal! Tem uma floresta comestível querendo brotar no seu potinho de iogurte vazio! :grinning_face_with_smiling_eyes::seedling: A cozinha pode virar um mini laboratório de alquimia verde, onde o tempero do dia brota do próprio peitoril da janela.

:potted_plant: O que você pode plantar (e comer!) na sua cozinha:

1. Cebolinha e alho-poró
    Cortou? Guarde o talo em um copo com água e veja a mágica acontecer. Cresce mais rápido que fofoca no grupo da família!

2. Manjericão, hortelã e coentro
    São as ervas do charme! Pegue um galhinho, coloque na água até enraizar, e plante num vasinho. Dão um show de sabor e ainda perfumam o ambiente.

3. Alface romana e acelga
    As bases podem brotar de novo! Mergulhe numa tigela rasa de água e observe o renascimento das folhas.

4. Gengibre e cúrcuma (açafrão-da-terra)
    Enterre um pedacinho e espere… Quando menos esperar, um rizoma novo aparece – raiz poderosa, sabor marcante e ainda medicinal!

5. Tomate-cereja e pimentinha
    Sementes direto da fruta! É só secar e plantar. Com jeitinho e solzinho, vira um show de cores e sabores.

6. Morango (sim, morango!)
    Dá até pra cultivar em latinhas ou canecas! As sementes vêm da própria casca da fruta. Uma explosão doce no meio da sua pia.

:soap: Dica de ouro:

Use restos orgânicos para fazer compostagem de balcão. É tipo criar um pet invisível que vira adubo!

:man_mage: Moral da história:

Com um pouco de terra, amor e água, você transforma a cozinha num cantinho de bruxaria verde. Economiza, come fresco e ainda se sente um druida urbano.

15 curtidas

Cultivo manjericão, alecrim, pimenta, cebolinha mas hortelã nunca vinga assim como a pimenta.

5 curtidas

Amo manjericão.

4 curtidas

Perfeito @Secrety, cultivar hortaliças é muito fácil, não exige grandes áreas, pode ser muito saudável e ainda desestressa, sem dizer na economia.

2 curtidas

Eu cultivo hortelã no solo e a pimenta biquinho em vaso, aqui estão sempre produzindo, o problema da hortã é área e água, exige regas constantes e a pimenta se comporta melhor em ambientes com iluminação, mas não direta, que possam ter o efeito de estufa, lavanderias são excelentes para plantar biquinho.

3 curtidas

Valeu pela dica @LucianoRezende minha pimenta não sobreviveu porque deixei recebendo sol o quintal, o hortelã faltaram regas constantes :cry:

Minha bichinha esturricou com o sol, vou repor com outra :hot_pepper: e seguir sua dica

3 curtidas

Essa quantidade de pimenta eu colho á cada 20/25 dias de um pezinho só, de vez em quando eu podo e deixo ela bem baixinha, daí demora uns meses pra rebrotar e continuar produzindo.

Esse é o pezinho.

5 curtidas

Que linda sua pimenteira :heart_eyes: arrasou!
Futuramente postarei a minha também, quem disse que não aprendemos aqui na comunidade? Eu aprendi tantas coisas bacanas por aqui, valeu @LucianoRezende por compartilhar suas dicas :wink:

3 curtidas

Eu aprendo muito também, @marylove

3 curtidas

Acho que é bem parecida, na casa da minha mãe tem o Elevante em vaso bem grande. Eu adoro!

2 curtidas

O que vinga por aqui é espada de São Jorge e arruda só kkkk

2 curtidas

sempre que eu vejo algo sobre plantar temperinhos e outras coisas em casa eu lembro de uma moça do muquiranas eua, que ela plantava menta na casa dela e usava como substituto de pasta de dente sahushauhsua

3 curtidas

Pior que eu já vi kkkkkkkkm

2 curtidas

Tem uns negócios que são brutais mas os cara são gênios kkkkkk

2 curtidas