Esqueça a ideia de que horta é só pra quintal! Tem uma floresta comestível querendo brotar no seu potinho de iogurte vazio! A cozinha pode virar um mini laboratório de alquimia verde, onde o tempero do dia brota do próprio peitoril da janela.
O que você pode plantar (e comer!) na sua cozinha:
Cebolinha e alho-poró
Cortou? Guarde o talo em um copo com água e veja a mágica acontecer. Cresce mais rápido que fofoca no grupo da família!
Manjericão, hortelã e coentro
São as ervas do charme! Pegue um galhinho, coloque na água até enraizar, e plante num vasinho. Dão um show de sabor e ainda perfumam o ambiente.
Alface romana e acelga
As bases podem brotar de novo! Mergulhe numa tigela rasa de água e observe o renascimento das folhas.
Gengibre e cúrcuma (açafrão-da-terra)
Enterre um pedacinho e espere… Quando menos esperar, um rizoma novo aparece – raiz poderosa, sabor marcante e ainda medicinal!
Tomate-cereja e pimentinha
Sementes direto da fruta! É só secar e plantar. Com jeitinho e solzinho, vira um show de cores e sabores.
Morango (sim, morango!)
Dá até pra cultivar em latinhas ou canecas! As sementes vêm da própria casca da fruta. Uma explosão doce no meio da sua pia.
Dica de ouro:
Use restos orgânicos para fazer compostagem de balcão. É tipo criar um pet invisível que vira adubo!
Moral da história:
Com um pouco de terra, amor e água, você transforma a cozinha num cantinho de bruxaria verde. Economiza, come fresco e ainda se sente um druida urbano.
Eu cultivo hortelã no solo e a pimenta biquinho em vaso, aqui estão sempre produzindo, o problema da hortã é área e água, exige regas constantes e a pimenta se comporta melhor em ambientes com iluminação, mas não direta, que possam ter o efeito de estufa, lavanderias são excelentes para plantar biquinho.
Essa quantidade de pimenta eu colho á cada 20/25 dias de um pezinho só, de vez em quando eu podo e deixo ela bem baixinha, daí demora uns meses pra rebrotar e continuar produzindo.
Que linda sua pimenteira arrasou!
Futuramente postarei a minha também, quem disse que não aprendemos aqui na comunidade? Eu aprendi tantas coisas bacanas por aqui, valeu @LucianoRezende por compartilhar suas dicas
sempre que eu vejo algo sobre plantar temperinhos e outras coisas em casa eu lembro de uma moça do muquiranas eua, que ela plantava menta na casa dela e usava como substituto de pasta de dente sahushauhsua