Dicas para aliviar o calor nos pets

O calor está demais e não podemos negar né. E assim como os humanos, os animais também sofrem com o calor. Porém, eles não possuem glândulas sudoríparas espalhadas pelo corpo e, por isso, regulam a temperatura de maneira diferente, usando a respiração e as patas para dissipar o calor. Isso faz com que sejam mais suscetíveis a problemas como insolação e desidratação.

Sendo assim vamos usar alguns mecanismos pra aliviar esse calor nos nossos bichinhos:

• Ventilação

O ventilador pode ser uma boa opção para refrescar cães e gatos, porém nem todos os animais se familiarizam bem com o aparelho. O ideal é que o vento não fique voltado direto para o pet, e sim para um local mais alto ou no modo giratório. O ar-condicionado costuma agradar os bichinhos, mas é importante que eles possam sair do ambiente de vez em quando.

• Potes de água

Para evitar a desidratação, o ideal é que o tutor distribua diversos potes de água pela casa, facilitando o acesso do animal. Fazer uma troca regular e colocar água fresca ou um gelinho é uma boa opção.

• Tapete gelado ou toalha

Há também opções de tapetes gelados ou até mesmo umedecer toalhas e colocar em locais que o animal goste de deitar.

• Picolé de ração

Outra forma de fazer com que o animal possa ingerir mais água é congelar a ração (sólida ou sachês de ração úmida) ou mesmo o suco de frutas que os pets possam consumir, como se fosse um sorvete ou picolé. Água de coco com alguma frutinha também é uma excelente escolha.

Aqui em casa gostamos muito de fazer picolé de água de coco com banana para o Oliver, ele adora e sinto que dá uma aliviada nesses dias quentes.

E aí, alguém tem mais dicas para aliviar o calor e para manter nossos amigos peludos frescos e confortáveis durante as ondas de calor?

https://oglobo.globo.com/google/amp/brasil/noticia/2025/02/11/onda-de-calor-como-proteger-seu-pet-das-altas-temperaturas.ghtml

21 curtidas

Parabéns! topconteudo !!!

Para colaborar, vamos lembrar do básico: manter a tosa em dia, e banhos com mais frequência!

3 curtidas

E ar condicionado. kkkkkkk eles sentem muito calor, a minha é quase uma loba, então j´´a viu, ela derrama toda água e fica deitada. :rofl: :rofl:

2 curtidas

Obg @MARCILIO
Temos que pensar nos nossos bichinhos nesse calor né

2 curtidas

Isso aí @JuCast
Vale lembrar que algumas raças não podem fazer certos tipos de tosa, igual a raça do meu cachorro. Nele só podemos fazer a tosa higiênica.
E os banhos ajudam muuito tbm

2 curtidas

Tadinhaaa kk mas é um sofrimento mesmo p eles, da uma pena.
Aqui em casa n temos ar condicionado, então eu faço o que posso com um monte de ventilador e outros meios p deixar o ambiente mais agradável p ele

1 curtida

Ótimo tópico, troco a agua por agua gelada+gelo 3 vezes ao dia, a ideia do picolé é genial

1 curtida

comprei um essa semana, parece q eles gostaram !

2 curtidas

fiz aqui ontem para as minhas gatas ( picole de churu )

5 curtidas

Sim, ela vive com calor. kkkkkk :laughing:

1 curtida

Linda, o que é isso? rs

1 curtida

é um petisco meio liquido que os gatos amam.

no caso eu cortei ele no meio coloquei dois hashi e congelei pra fazer picole

4 curtidas

Nossa que legal, na epoca que tinha gatos não tinha isso, iria querer comprar rsrsrs

1 curtida

Comprei esse tapete gelado para o Thor e, olha, funciona mesmo!
Ele adorou e nós também

2 curtidas

Muito bom tópico.

Vale ressaltar de não deixar o dog na varanda, ainda mais quem tem o fechamento de sacada! Aquilo vira uma sauna.

Dica do que fazer nos próximos dias que tendem a esquentar mais:

1. Baixar as cortinas para que os raios do sol/claridade não entre já ajuda deixar ambiente mais fresquinho.
  2. Abrir janelas/portas que gerem uma corrente de vento.
  3. Deixar um circulador de ar, tapetinho gelado ou gelo na água.

Eu tenho um dog braquicefálico (que são conhecidos pela dificuldade em respirar e trocar calor), e já pratico essas dicas acima. Todo cuidado é pouco!

3 curtidas

Muito bom este tópico!

1 curtida

Boaa @anaka nada melhor que uma água geladinha p refrescar

1 curtida

Tô pra comprar esse tapetinho p meu, pessoal fala bem

2 curtidas

Ai gentee :heart_eyes::heart_eyes: mt lindas
Aposto que amaram esse picolé

2 curtidas

Ai que legal, tenho q providenciar um p meu tbm

1 curtida