O calor está demais e não podemos negar né. E assim como os humanos, os animais também sofrem com o calor. Porém, eles não possuem glândulas sudoríparas espalhadas pelo corpo e, por isso, regulam a temperatura de maneira diferente, usando a respiração e as patas para dissipar o calor. Isso faz com que sejam mais suscetíveis a problemas como insolação e desidratação.
Sendo assim vamos usar alguns mecanismos pra aliviar esse calor nos nossos bichinhos:
Ventilação
O ventilador pode ser uma boa opção para refrescar cães e gatos, porém nem todos os animais se familiarizam bem com o aparelho. O ideal é que o vento não fique voltado direto para o pet, e sim para um local mais alto ou no modo giratório. O ar-condicionado costuma agradar os bichinhos, mas é importante que eles possam sair do ambiente de vez em quando.
Potes de água
Para evitar a desidratação, o ideal é que o tutor distribua diversos potes de água pela casa, facilitando o acesso do animal. Fazer uma troca regular e colocar água fresca ou um gelinho é uma boa opção.
Tapete gelado ou toalha
Há também opções de tapetes gelados ou até mesmo umedecer toalhas e colocar em locais que o animal goste de deitar.
Picolé de ração
Outra forma de fazer com que o animal possa ingerir mais água é congelar a ração (sólida ou sachês de ração úmida) ou mesmo o suco de frutas que os pets possam consumir, como se fosse um sorvete ou picolé. Água de coco com alguma frutinha também é uma excelente escolha.
Aqui em casa gostamos muito de fazer picolé de água de coco com banana para o Oliver, ele adora e sinto que dá uma aliviada nesses dias quentes.
Isso aí @JuCast
Vale lembrar que algumas raças não podem fazer certos tipos de tosa, igual a raça do meu cachorro. Nele só podemos fazer a tosa higiênica.
E os banhos ajudam muuito tbm
Tadinhaaa kk mas é um sofrimento mesmo p eles, da uma pena.
Aqui em casa n temos ar condicionado, então eu faço o que posso com um monte de ventilador e outros meios p deixar o ambiente mais agradável p ele