As chuvas podem trazer conforto para muitos, mas para os animais, especialmente os que vivem nas ruas, esse período pode ser desafiador. Frio, fome e a falta de abrigo colocam em risco a saúde e o bem-estar deles.
Como podemos ajudar?
Abrigos improvisados: Caixas de papelão ou cobertores em áreas protegidas podem ser um refúgio seguro.
Alimentos e água: Deixe potes de comida e água limpa em locais acessíveis.
Adote ou resgate: Se possível, ofereça um lar temporário ou definitivo.
Lembre-se, mesmo um pequeno gesto pode salvar uma vida. Eles contam com a nossa empatia e cuidado para enfrentar os dias de chuva.
Já fui voluntário em uma ONG que recolhe animais abandonados. Esta é a época que mais tem abandono, tem pessoas que soltam os bichinhos porque vão viajar no final de ano e não é vira não, recolhíamos animais de raça de todos porte, gente sem noção.
Eles soltam nas estradas, deixam amarrados em árvores… você não tem noção, eu fiz alguns resgates e depois fazia mais a parte burocrática, ia atrás de doação de ração, fazia os corre atrás de grana para sustentar a ONG, porque não tenho estrutura emocional pra isso, ver lá no abrigo é triste, mas resgates são muito tensos e eu me sentia muito mal, me fazia mal desejar mal aos outros.