"Dia Mundial sem Carro 🚘; bora bater um papo sobre a iniciativa"

Olá comunidade :waving_hand:
Estava com muita saudade em trazer algum assunto por aqui em forma de tópico, felizmente hoje o tempo me permitiu dar a atenção devida a um :hugs:
Antes de focar no tema intitulado, quero aproveitar pra falar de outras comemorações super importantes que ocorrem hoje 22 de setembro :white_check_mark:
:bouquet: Equinócio da Primavera entre hoje e amanhã dia 23, ocorre a transição de uma estação para outra.
A primavera é a estação mais linda de se ver, um deleite aos olhos tanto movimento, cor e vida da natureza :hibiscus:

:check_mark: Dia do Contador.
:sparkles: Dia Nacional da Juventude.
:banana::banana: Dia Mundial da Banana :banana::tada:
É isso aí minha gente, um dia só dela.
A fruta mais consumida no mundo :face_savoring_food: o Brasil é o 4° maior produtor de Banana, ficando atrás apenas da Índia, China e Filipinas :wink:

Voltando agora pro título :face_with_hand_over_mouth:
:prohibited::oncoming_automobile: Um assunto super importante sem sombra de dúvidas, afinal, culmina no aquecimento global a queima de combustíveis fósseis é a principal causa desse aquecimento :face_holding_back_tears:

O Dia Mundial sem Carro surgiu em 1997 por uma iniciativa de um grupo de ativistas Franceses, em 2000 já havia se espalhado pelo mundo tal movimento.
A intenção é promover uma reflexão sobre o uso excessivo de automóveis, estimular o uso de transportes alternativos como a bicicleta :bicycle:, transporte público, patinetes, a pé…:herb:
Já adotaram o ‘vai de carona?’ outra alternativa boa também né pessoal :wink:
Que datas assim não fiquem só na lembrança devido ao calendário, que medidas a longo prazo e funcionais, sejam tomadas, afinal, os recursos naturais não são ilimitados, como somos seres racionais, que pensemos em como cuidar do nosso, planeta antes que ele se esgote de nós :globe_showing_americas:

23 curtidas

Bom dia.
Oi @JoiceCosta , gostei das informações.
Que a primavera de todos seja abençoada.
Grande abraço.

4 curtidas

Bom dia minha querida :hugs:
E bem vinda sempre a Primavera :sunflower::bouquet::bouquet::bouquet::cherry_blossom::tulip: que o clima também fique mais agradável né :wink:

3 curtidas

Certa vez meu carro deu problema e foi parar na oficina. Num instante me lembrei que tinha bicicleta em casa, e ela me salvou naquela semana para ir trabalhar. Resultado? Me adaptei e aprendi a gostar de tal forma que o carro passou a ficar mais encostado na garagem :sweat_smile: Hoje não estou conseguindo mais ir trabalhar com ela devido à mudança do local de trabalho, mas o cenário já mudou lá em casa. Quando vejo que dá pra sair com ela já priorizo :bicycle:. Afinal, tanto a saúde, como a economia e o meio ambiente agradecem :heart_eyes:

5 curtidas

E tudo no fim de trata de adaptação né, a necessidade faz a gente priorizar o que realmente vale a pena.
Obrigada por compartilhar com a gente @Bruna.Mendes :clap: verdade, tanto a nossa saúde quanto o bolso e principalmente o planeta, agradecem :globe_showing_americas::recycling_symbol:

3 curtidas

Pauta super importante Joice, ainda não adotei essa ideia de ir ao trabalho de bicicleta :bicycle: eu tenho um pouco de medo de andar pelas ruas movimentadas com carros, ônibus, caminhões, já em cidades pequenas com estradas pouco movimentadas eu encaro, mas aí é questão de adaptação e principalmente conscientização da população. E amo essa estação do ano, a primavera é uma das mais belas, e o clima é mais agradável também, nem imaginava que existia o dia da banana :banana: :smiley:

Muito bom ver que você voltou a trazer seus tópicos com pautas para reflexão e conscientização, só não colo #top conteúdo porque não temos mais uma gameficação vigente, mas arrasou no tópico.

3 curtidas

7 curtidas

Oi amiga :smiling_face_with_three_hearts::heart_hands::heart_hands:
A pauta é pra reflexão mesmo né
Eu amo caminhar, ir a pé pra resolver algumas coisas, de bike eu infelizmente não conseguiria, não sei andar :sweat_smile: traumatizei na infância.
Por aqui eu estou vendo muitas ciclovias e ampliação delas, ponto super positivo, mas a estrutura pra incentivar o uso delas nos grandes centros , ainda é bem precária na maioria dos estados né :worried:

Obrigada minha querida pelo carinho de sempre :hugs:
Eu fico muito feliz quando consigo participar mais por aqui, e com vocês pessoas queridas que fazem tudo valer a pena :heart_hands::heart_hands:

3 curtidas

Não por isso, bom saber que não estou sozinha em relação a andar de bike hahaha

Aqui ainda faltam ciclovias nos bairros periféricos, somente em parques que tem, mas quem sabe um dia teremos ciclovias para que os trabalhadores consigam se adequar e utilizar as bikes com segurança.

3 curtidas

Dia importante com muitas coisas boas a serem lembradas!!!

Ótima semana a todos!!!

5 curtidas

vou de carona todo dia com meu busão :laughing:

7 curtidas

Oi Joice, em 1996 eu morava em São Paulo e a qualidade do ar estava crítica, a CETESB fazia apelos nos noticiários e o secretário do Meio Ambiente, Fábio Feldmann teve a iniciativa do rodízio pela qualidade do ar na cidade de São Paulo, em conjunto com a capital e outras dez cidades da Grande São Paulo que aderiram ao “operação rodízio” em julho daquele ano, apesar de o rodízio como o conhecemos hoje ter sido regulamentado apenas em 1997. O rodízio consiste até hoje na proibição de dois finais de placas por dia, e o fato é que reduziu em 20% o número de veículos em horário de pico, hoje a cidade cresceu, talvez o rodízio precisasse ser revisto e até aumentado para três ou até quatro finais de placas, para ter o impacto que teve em 1996.

O meio ambiente precisa de mais atenção, precisamos rever as políticas de ocupação de solo e também de arborização das ruas e avenidas. Na década de 70 em São Paulo hove um incentivo no IPTU para quem plantasse uma árvore na calçada de casa, também resultou em uma cidade mais bonita.

6 curtidas

Assunto muito importante, realmente há muitas medidas a se tomar. Eu utilizo muito o transporte coletivo público, que embora tenham suas qualidades, ainda são muito mal administrados para oferecer serviços necessários para que mais pessoas troquem os veículos individuais. Assim como as vias, para quem deseja e tem saúde para percorre-las de bicicletas. Enfim, que a data sirva para voltarem a atenção para a importância de projetos no sentido de melhorias da mobilidade urbana em favorecimento do meio ambiente :blush:
Ah! Feliz Primavera para todos nós :sunflower::sunflower::sunflower::sunflower::sunflower:

4 curtidas

E ajudou muito né, certeza que o impacto positivo na redução de carros nas ruas, mesmo que por um tempo limitado, melhorou a qualidade de vida da população a nível de menos poluição.
Mas disse tudo, o tempo passa, as cidades crescem e mais mudanças precisam vir nesse sentido, já que os números não fazem tanto sentido.

:clap::clap: Exatamente, não acho complicado que os órgãos responsáveis revejam nenhum dos pontos cruciais que citou, da ocupação de solo a arborização :deciduous_tree: com boa vontade e literalmente por a mão na massa, é possível sim.
Grata por enriquecer o tópico com sua opinião :handshake:

4 curtidas

Obrigada por deixar aqui sua opinião minha amiga :face_blowing_a_kiss:
Dá pra se alegrar com muitas das melhorias em prol das infraestruturas pelo país, mas realmente desanima a nível de resultados e pouca atratividade para o uso da maioria, principalmente quando falamos em transporte público, sobe o valor das passagens todo ano, mas pouco volta em aperfeiçoamento :worried:

Uma feliz primavera pra todos nós minha querida :smiling_face_with_three_hearts:
Ela ainda vem pra nos animar e nos faz acreditar que vale a pena lutar por um mundo mais bonito :heart_hands:

7 curtidas

Certíssima @imthehell :clap::clap::clap:
Essa carona aí poupa muitos recursos né :face_with_hand_over_mouth:
O meio ambiente :bouquet: agradece.

5 curtidas

Obrigada pela interação aqui @Zil :blush: :rose:
Pautas voltadas pela preservação do nosso meio ambiente sempre são bem vindas né, só assim mudanças necessárias podem surgir :recycling_symbol:

6 curtidas

É essencial campanhas que incentivem redução da pegada carbono,que contribua para o reequilíbrio do meio ambiente.

6 curtidas

Sim @jhu :recycling_symbol::clap::clap:
As campanhas são como lembretes de que algo sempre precisa ser feito, o silêncio faz parecer que tudo está bem e não está né :smiling_face:
Grata por passar aqui :heart_hands::hugs:

4 curtidas

Ótimo post amiga!

Estava fazendo falta aqui… :heart:

4 curtidas