Prepare-se para uma história surpreendente! O ketchup, esse molho tão comum em nossas mesas, tem um passado muito mais exótico do que se imagina.
Antes de ser o parceiro ideal das batatas fritas e hambúrgueres , o ketchup era algo completamente diferente. Sua origem remonta à China antiga, onde existia um molho fermentado de peixe e soja chamado “ke-tsiap”. Essa mistura salgada e rica em umami era usada para realçar o sabor dos pratos e conservar alimentos.
Com o tempo, essa receita viajou pelo mundo. Passou pelo sudeste asiático, adaptou-se com ingredientes locais (como cogumelos e nozes) e chegou à Europa. Lá, os britânicos tentaram reproduzir o molho, mas, na falta dos ingredientes originais, improvisaram com o que tinham disponível.
Foi somente nos Estados Unidos, no século XIX, que o tomate entrou em cena. A receita foi publicada, o ketchup de tomate ganhou popularidade e, com a industrialização, conquistou o mundo.
Incrível como um molho tão presente em nosso dia a dia tem uma história tão rica e cheia de reviravoltas, não é?
Agora, quero saber de vocês:
Se você pudesse criar um sabor de ketchup totalmente inusitado, qual seria? Vale misturar frutas, especiarias, pimentas… Solte a imaginação e compartilhe sua ideia mais criativa nos comentários
Adoro essas histórias@Juuh9 que legal, não conhecia, eu gosto de todos os tipos, já experimentei de picles, com alho, pimenta, bacon e cebola, tradicional. Mas o que eu gosto mais é com pimenta. Heheeh
Incrível como ainda surpreendente a história dos alimentos e sua transformação ao longo do tempo.
Os ketchup de hoje são muito ácidos pra mim, em todo molho que faço preciso colocar um pouco de açucar pra quebrar a acidez.
Seria legal uma versão do Ketchup como o Chutney, nesse caso usaria manga, limão siciliano e especiarias junto, combinaria muito, teria uns pedacinhos suculentos e o sabor diferenciado nos pratos
Uoow, eu nem sabia que tinha sabores diferentes de ketchup kkkkk achaava q era so o tradicional e o picante, estou chocada e muito curiosa, quero experimentar
Oi @Juuh9 eu já fiz ketchup algumas vezes, não é complicado, apenas um molho de toamte modificado, mas eu sempre coloco algo que me vem à cabeça e da última vez coloquei pimenta biquinho e folhas de hortelã, ficou bom viu?