Comprando mercado no Ifood - Dicas de Ouro

Pessoal, eu tenho muito costume de comprar mercado no Ifood.
Tem algumas dicas importantes:

1 - Lista:
Faça uma lista antes de entrar no aplicativo. Pode ser no papel ou no próprio celular, mas anote tudo que vai precisar antes de começar a comprar. Vasculhe armários, geladeira, dispensa, quadro de avisos*…

Quadro de avisos: vc deve achar estranho mas é o seguinte: tenha um quadro de avisos, pode ser uma lousa ou um papel na porta da geladeira, ou em algum lugar fácil pela casa. No seu dia a dia vá anotando quando perceber que precisa comprar algo no mercado. Essa lista será muito útil na hora das compras.

2 - Organização:

Organize-se por setores:
  • Alimentos Básicos
  • Açougue
  • Hortifruti
  • Padaria
  • Rotisserie
  • Higiene
  • Limpeza
  • Supérfluos (doces/bebidas)

Assim você garante que nada será esquecido… ou quase nada…

3 - Substituições:
A cada item você precisa ficar atento e escolher exatamente o que você quer que aconteça caso aquele item não esteja mais disponível no mercado na hora da separação.

Você tem as seguintes opções:
  • Indicar o produto substituto (vai aparecer marca e preço); ou
  • O supermercado escolhe um similar (a pessoa que está separando vai escolher outro item pra vc);
  • Reembolso (o item será cancelado e vc será reembolsado)

4 - Conheça os mercados da região:

Você deve testar as compras nos mercados da sua região e ver qual te atende melhor em termos de preço, qualidade e atenção ao pedido.

Eu por exemplo costumo pedir sempre no Roldão, que é perto da minha casa e a taxa de entrega do Ifood é menor do que a cobrada pelos entregadores que ficam no estacionamento do mercado.

5 - Pesado na hora:
Alguns itens que são pesados na hora, como itens de açougue e hortifruti, é preciso ter muita atenção, tanto na hora de fazer o pedido como na hora de conferir.

É importante verificar questões como:
  • carnes: em bife, picado, moído, peça inteira…
  • frios: fatiado, ralado, pedaço, peça inteira…
  • frutas e legumes: pacote pronto ou à granel, quero dizer por exemplo - saco de laranja 5kg é diferente de Laranja o Kg.
  • verduras: prefira comprar no dia do hortifruti da loja… às vezes vc pode acabar recebendo uma couve amarelada, ou um cheiro verde murcho…
  • ovos: fique atento na hora de receber a compra… geralmente os entregadores são cuidadosos, mas vc deve ficar atento ao receber

6 - Revisar cada item:
Por fim, quando estiver no carrinho prestes à finalizar a compra, revise item a item se marcou corretamente a questão do item substituto, conforme citei anteriormente, e verifique se a quantidade está correta também…

7 - Pense na forma de pagamento mais adequada:
Tenha calma na hora de fazer o pagamento, escolha a melhor opção de acordo com o seu planejamento.
Educadores financeiros orientam para evitarmos comprar alimentos à prazo ou parcelado, pois quando estivermos pagando tudo já estará consumido. Pense nisso e tente se programar para pagar com pix. Se usar cartão de crédito, pague a fatura inteira depois, evite parcelar.

8 - Recebendo o pedido:

Tenha atenção ao receber o pedido. :eyes:

Ali na presença do entregador tem como verificar o número de sacolas que compõem o seu pedido. Isso pode evitar alguns transtornos.
Você deve receber a nota fiscal e conferir os itens logo que entrar em casa.
Caso tenha algo errado, verifique se realmente está em desacordo com o pedido e, se for o caso, acione a ajuda no app.

9 - Avaliação:
É muito importante avaliar a entrega, o mercado e o app.
Seja sincero e estará contribuindo para um serviço excelente de delivery!

Espero que gostem das dicas!!!

15 curtidas

São Muito boas suas dicas, aqui geralmente compro no pague menos, só compro pelo valor, é caminho do meu serviço então passo e retiro. Mas infelizmente não fazem nota e não respondem pelo app

3 curtidas

Ah e gostei das imensa da IA🚀

3 curtidas

Ótimas dicas :wink:

2 curtidas

Bora :rocket:

topconteudo

4 curtidas

Também uso com frequência. O que tem pecado é que não envia o cupom fiscal e no final tanto a loja quando o Ifood tira o corpo fora.

4 curtidas

Boa @JuCast :100:

1 curtida

Passei a fazer isso há pouco tempo e já vi ótimos resultados :blush:

1 curtida

Muito pertinentes essas dicas! Valeu!

1 curtida

Ótimas dicas :smiling_face_with_three_hearts:

1 curtida

Eu costumo marcar a opção cpf na nota. Daí eles tem que emitir… @jhu

1 curtida

Excelente dicas @JuCast :top: eu sempre faço minha listinha no caderno antes de começar a navegar no app, pra não esquecer de nada.
Só acho complicado a nota fiscal, sem sempre a recebemos, complica também conferir, porque o entregador tem pressa, claro, precisa fazer outras entregas e também mesmo que falte algo, so no chat pra relatar algum problema.
Mas é isto aí, mesmo que pareça tudo simples comprando na palma da mão, precisamos mesmo nos atentar a vários detalhes pra evitar transtornos. :wink:

1 curtida

Geralmente eu também,mas não tem vindo do supervisor super nosso.Mas vou ficar mais atenta. Obrigada :smiling_face:

2 curtidas

Muito lindo. Tive problema com o meu pedido, reclamei e não me atenderam direito. Após muita custa, falaram que eu tinha que buscar meu pedido na loja e encerraram o cancelamento. Chegando na loja não consegui retirar o pedido e também não posso mais voltar a reclamação encerrada pelo Ifood. Lindo nas redes sociais. Mas na prática engana o cliente e não deixa nenhum canal sisponivel para reclamações. As redes sociais admitem
Tudo!

1 curtida

sugiro abrir uma reclamação no reclame aqui. lá você poderá incluir as informações como o print do seu pedido e das conversas na seção ajuda.
Sinto muito pela sua experidência ruim @Toypetro