Pessoal, eu tenho muito costume de comprar mercado no Ifood.
Tem algumas dicas importantes:
1 - Lista:
Faça uma lista antes de entrar no aplicativo. Pode ser no papel ou no próprio celular, mas anote tudo que vai precisar antes de começar a comprar. Vasculhe armários, geladeira, dispensa, quadro de avisos*…
Quadro de avisos: vc deve achar estranho mas é o seguinte: tenha um quadro de avisos, pode ser uma lousa ou um papel na porta da geladeira, ou em algum lugar fácil pela casa. No seu dia a dia vá anotando quando perceber que precisa comprar algo no mercado. Essa lista será muito útil na hora das compras.
2 - Organização:
Organize-se por setores:
- Alimentos Básicos
- Açougue
- Hortifruti
- Padaria
- Rotisserie
- Higiene
- Limpeza
- Supérfluos (doces/bebidas)
Assim você garante que nada será esquecido… ou quase nada…
3 - Substituições:
A cada item você precisa ficar atento e escolher exatamente o que você quer que aconteça caso aquele item não esteja mais disponível no mercado na hora da separação.
Você tem as seguintes opções:
- Indicar o produto substituto (vai aparecer marca e preço); ou
- O supermercado escolhe um similar (a pessoa que está separando vai escolher outro item pra vc);
- Reembolso (o item será cancelado e vc será reembolsado)
4 - Conheça os mercados da região:
Você deve testar as compras nos mercados da sua região e ver qual te atende melhor em termos de preço, qualidade e atenção ao pedido.
Eu por exemplo costumo pedir sempre no Roldão, que é perto da minha casa e a taxa de entrega do Ifood é menor do que a cobrada pelos entregadores que ficam no estacionamento do mercado.
5 - Pesado na hora:
Alguns itens que são pesados na hora, como itens de açougue e hortifruti, é preciso ter muita atenção, tanto na hora de fazer o pedido como na hora de conferir.
É importante verificar questões como:
- carnes: em bife, picado, moído, peça inteira…
- frios: fatiado, ralado, pedaço, peça inteira…
- frutas e legumes: pacote pronto ou à granel, quero dizer por exemplo - saco de laranja 5kg é diferente de Laranja o Kg.
- verduras: prefira comprar no dia do hortifruti da loja… às vezes vc pode acabar recebendo uma couve amarelada, ou um cheiro verde murcho…
- ovos: fique atento na hora de receber a compra… geralmente os entregadores são cuidadosos, mas vc deve ficar atento ao receber
6 - Revisar cada item:
Por fim, quando estiver no carrinho prestes à finalizar a compra, revise item a item se marcou corretamente a questão do item substituto, conforme citei anteriormente, e verifique se a quantidade está correta também…
7 - Pense na forma de pagamento mais adequada:
Tenha calma na hora de fazer o pagamento, escolha a melhor opção de acordo com o seu planejamento.
Educadores financeiros orientam para evitarmos comprar alimentos à prazo ou parcelado, pois quando estivermos pagando tudo já estará consumido. Pense nisso e tente se programar para pagar com pix. Se usar cartão de crédito, pague a fatura inteira depois, evite parcelar.
8 - Recebendo o pedido:
Tenha atenção ao receber o pedido.
Ali na presença do entregador tem como verificar o número de sacolas que compõem o seu pedido. Isso pode evitar alguns transtornos.
Você deve receber a nota fiscal e conferir os itens logo que entrar em casa.
Caso tenha algo errado, verifique se realmente está em desacordo com o pedido e, se for o caso, acione a ajuda no app.
9 - Avaliação:
É muito importante avaliar a entrega, o mercado e o app.
Seja sincero e estará contribuindo para um serviço excelente de delivery!
Espero que gostem das dicas!!!