Como fazer lista de compras pra mercado?

Uma lista de compras pra mercado pode ser o maior aliado na hora de economizar e buscar uma alimentação mais saudável.

Você tem esse hábito?

• Só compro com lista.
  • Não, vou olhando e comprando.
0 votante

:memo: Como fazer uma lista de compras

1. Veja o que falta na dispensa: é importante saber o que, de fato, precisa ser comprado.

A @JuCast já deu dicas de ouro sobre isso:

2. Pense as comidas por cardápios: se sua compra é semanal, pense no cardápio da semana, por exemplo. Desta forma, você só compra o que vai consumir e evita desperdício :face_savoring_food:

3. Separe por categorias: sabendo o que está em falta, organize sua lista por categorias, como:

• comidas pro café da amanhã
  • comidas pro almoço
  • comidas pro lanche da tarde
  • comidas pro jantar
  • produtos de limpeza da casa
  • produtos de higiene pessoal
  • outros itens

Você pode criar suas listas diretamente no app do iFood. :mobile_phone_with_arrow:

4. Tenha uma lista dos indispensáveis: depois de fazer suas listas, confira se incluiu aqueles itens que não podem faltar, como sal, detergente, papel higiênico. Sempre vale checar duas vezes nesses casos :open_mouth:

5. Saiba quando será a próxima compra: ter em mente a frequência de compra é essencial pra saber quantas unidades de cada item você deve comprar no momento..

6. Compare os preços: se você quer economizar, precisa comparar os preços de diferentes lojas.

A lista do iFood te ajuda nisso também. De forma bem prática, dá pra ver o lugar com preços mais baixos e onde tem todos ou a maioria dos itens que você precisa.

7. Tenha em mente o quanto você quer gastar: ter um limite de gastos ajuda na hora de economizar. E se deu pra encontrar promoções e o total saiu mais baixo do que esperado, dá pra guardar essa grana ou aproveitar pra comprar um docinho, um mimo :star_struck:

Gostou das dicas? Bora se ajudar nas compras! Quais dicas vocês dão pra quem precisa se organizar melhor na hora de comprar itens pra casa? Deixem nos comentários :backhand_index_pointing_down:

91 curtidas

Na verdade monto minha lista de cabeça, pq ja criamos um padrão de compras, e vamos so comparando preços e verificando a qualidade do produto.
Mas sigo nessa mesma sequecia de categoria 3 :grin:

18 curtidas

Não tenho, heheheheh não funciona, pelo menos pra mim. kkkkk eu anoto somente o que está faltando e vou intercalando com o que está em promoção. :laughing:

E voces em? Cuidem… Quero saber. :laughing:

@SShirley @Xandy40 @Jean @Luizfer267 @Moni2 @Mirella @guilhermereistg @Xeique @Bruno21 @Alecsandro

14 curtidas

Seria basicamnete essa mesmo, va anotando o que mais voce precisa pro dia a dia e depois intercalando com as promoções. heheheh

Heheheh cuidem viu. :wink::laughing::laughing::laughing::laughing:

@Vivi @Viviana @Miauzinhax @andrezasilva25 @EliRodrigues @Andressa.santosfs @bzordx @lucaaslemos @Rodrigobs @anaka

13 curtidas

Boa dica viu, sigo essa também. hehehe :laughing:

Voces, tem essa lista? hehhe :laughing:

@Marcelagobi @igormagalhaes_02 @Rodrigobs @Islviana @Akasha @neideotsuka @oficialpromoz @Jozy @Jully21Victor @Andreia007

9 curtidas

Eu fazia lista e ia atrás de item por item (retrabalho)

Entretanto, minha esposa me ensinou a fazer a lista e percorrer corredor por corredor uma vez somente

A vida ensina :grin:

15 curtidas

hehehe também faço isso. :laughing:

4 curtidas

Apesar de fazer a lista, sempre levo outros produtos :thinking:

14 curtidas

A lista fica somente na minha cabeça kkkk, antes eu fazia uma compra de uma vez logo pro mês todo, mas com a situação que está no momento, eu faço compra por semana.

8 curtidas

Eu sou a pessoa que faz lista pra TUDOOOOOOOOO!! Tenho TDAH, então se eu vou no mercado sem lista acabo comprando o que não preciso e esqueço aquilo que eu fui comprar :sweat_smile: - é engraçado, mas é triste. :joy: :sob:

Por aqui, eu faço a separação por períodos:

01. Compra mensal - sempre dou preferência em comprar itens em grande quantidade e embalagens maiores para aproveitar as promoções
02. Compra semanal - itens que tem rotatividadee menos tempo de validade como frutas, verduras e laticínios.

Além disso, eu separo a minha lista por categorias: limpeza, higiene, básicos, proteínas… Dessa forma eu só faço um checklist no armário todo mês e sempre tenho o que preciso.

:left_speech_bubble: I Como eu amo fazer lista de compras, se vocês quiserem e acharem relevante, posso criar um tópico compartilhando como eu faço para economizar e manter tudo sempre em ordem. Acho isso essencial pra manter a casa e as finanças em dia. :herb:

16 curtidas

Dependendo da quantidade de itens eu faço lista ou não
E itens de higiene pessoal muitas vezes peço da farmácia, sempre de acordo com o melhor valor ou promoção

14 curtidas

@FernandaEste @LucianoRezende @ReMaruta @Raquel @andrezasilva25 @Kelen @adrimco @marquessep @ranielreis @xnegx

12 curtidas

Eu faço uma listinha no :mobile_phone:

17 curtidas

Obrigada por me marcar :heart:

8 curtidas

ja fiz via alexa, via app, via bloco de notas
ja tentei de varias formas

11 curtidas

A listinha sem dúvidas é o primeiro passo, não somente pra economizar tempo e recurso mas também não esquecer o que realmente precisa.
Por mais que no app o ifood mostra onde tem o melhor preço do item buscado, não é garantia de ter os demais itens que precisamos no mesmo estabelecimento, sempre me acontece de trocar o que está mais conta por outro não tão mais em conta, por ter no fim tudo o que preciso.

10 curtidas

Por aqui não faço lista , fico tentando lembrar o que preciso :joy:
Sempre falo que é melhor fazer uma lista , porque sempre esqueço algo , mas nunca faço

Mas são ótimas as dicas @iFood :heart::clap::clap::clap:

10 curtidas

Já sigo a maioria das dicas. Nao acho a lista de compras do ifood util nao, ate por conta de falta de estoque, rotatividade de preços, enfim.

• Tenho o hábito de anotar tudo no papel: vou sinalizando o que preciso comprar para nao esquecer.
  • A compra de alimentos é baseada no que devo cozinhar.
  • Tento usar promoções para comprar em maior quantidade
  • Comparo os preços e sei quais produtos tendem a estar mais baratos em algumas lojas e mais caras em outras: verduras, legumes e frutas tendem a estar mais baratas em feiras e pequenos hortifrutis.
7 curtidas

kkkkkkkkkkkkk adoro não sou muito de anotar também não. kkkkkkkkkkkk :laughing:

3 curtidas

@Adrigdas quem nunca?? :sweat_smile: :blush:

3 curtidas