Carne de Panela com Batatas e Brócolis 🥦

:memo: Ingredientes:

Para 4 pessoas:

500g de carne bovina (acém, músculo ou coxão duro) em cubos
5 batatas médias descascadas e cortadas ao meio (ou batatinhas inteiras)
1 maço pequeno de brócolis (só os buquês)
1 cebola grande picada
3 dentes de alho picados
2 colheres (sopa) de óleo ou azeite
2 colheres (sopa) de extrato de tomate (opcional)
1 colher (chá) de colorau (ou páprica doce)
Sal e pimenta-do-reino a gosto
1 folha de louro
Cheiro-verde picado a gosto
Água quente (o suficiente para cobrir a carne)

:cooking: Modo de Preparo:

Selar a carne:

Em uma panela de pressão (ou comum), aqueça o óleo e doure os cubos de carne em fogo alto até ficarem bem selados. Reserve.

Refogar:

Na mesma panela, adicione mais um fio de óleo, refogue a cebola e o alho até dourarem. Volte a carne para a panela.

Temperar:

Adicione o extrato de tomate, colorau, sal, pimenta e a folha de louro. Misture bem.

Cozinhar a carne:

Cubra com água quente, tampe e cozinhe por:

Panela de pressão: 25–30 minutos.

Panela comum: Cerca de 1h30, adicionando água conforme necessário.

Adicionar batatas:

Após o cozimento da carne, acrescente as batatas. Cozinhe por mais 15–20 minutos até ficarem macias, mas sem desmanchar.

Colocar o brócolis:

Quando as batatas estiverem quase no ponto, adicione o brócolis e cozinhe por mais 5–7 minutos. Ele deve ficar verde e levemente crocante.

Finalizar:

Acerte o sal, salpique cheiro-verde e sirva quente com arroz branco ou purê de batatas.

39 curtidas

Adorei a receita, nunca aprendi a fazer mas adoro viu, vou até fazer um dia amiga, você arrasou. :clap:t2::clap:t2::clap:t2::clap:t2::clap:t2::face_savoring_food: super comeria. Vai ficar pronto de que horas mesmo? Tenho que me preparar pra esse jantar. :rofl::rofl::rofl::rofl::rofl::smiling_face_with_sunglasses: cuide, que iria convidar todos os meus queridos aqui da comunidade, incluindo você claro. A dona do prato. @anaka

9 curtidas

Essa foto é real? Está tão bonita, que acabei de jantar mas ainda salivei :face_savoring_food:

11 curtidas

Beleza de prato, pra comer e se esbaldar (vulgo encher a pança)

7 curtidas

Cadê o coentro dessa receita :hushed_face::hushed_face::hushed_face::hushed_face:

10 curtidas

Tenho uma variação bem interessante

Eu coloco cerveja preta no lugar da água 1 lata pra cada 500g de carne, creme de cebola já hidratado e só depois cubro com água (vai pouca água porque já foi bastante liquido) e pra ficar bem macio eu sempre compro patinho ou coxão mole que me agradam mais na textura, minha mãe usa paleta.

9 curtidas

Ai sim ótima receita :clap::clap::clap:

4 curtidas

Adorei as dicas viu, já ouvir falar de colocarem cerveja, diss em que deixa marinando, e fica muito bom. :blush:

5 curtidas

Nosssaaaaaaaaaaaaaa, eu amo carne de panela, mas nunca pensei em fazer com brócolis! Vou experimentar aqui em breve e trago minha experiência! Adorei a receita, obrigado por compartilhar com a gente!!!

5 curtidas

De dar água na boca :drooling_face::drooling_face:

4 curtidas

Huuuummmmmm que delicia de receita @anaka :clap: :clap: :clap: :clap:
deu vontade :face_savoring_food: :face_savoring_food: :heart_eyes:

4 curtidas

Se deixar marinando provavelmente amolece ainda mais a carne, pode tirar com 25 30 min de pressão. Porem não da pra selar a carne direito e eu gosto dela muito bem selada então eu não faço.

5 curtidas

Ah entendi, imagino eu também gosto assim. Já estou com fome. Aff kkkkkkkkkkkkkk :laughing:

4 curtidas

Nossa deu até água na boca, só de olhar essa imagem.. :grinning:

2 curtidas

Que delicia eu adoro carne de panela viu, e bom demais da conta.. :wink:

2 curtidas

Hahahah faça e mande pelo correio pra mim

2 curtidas

A foto é de IA hahaha se fosse real seria perfeito ne, deu vontade de uma igual da foto hahaha

2 curtidas

Acredita que nunca nem comi coentro? Kkkkkk

4 curtidas

Vai da certo, heheheh tenha calma viu. kkkkkkk ficarei ausente nesse feriadão… :smiling_face_with_sunglasses: cuide.

2 curtidas

Melhor tempero pra carne com caldo :drooling_face:

3 curtidas