500g de carne bovina (acém, músculo ou coxão duro) em cubos
5 batatas médias descascadas e cortadas ao meio (ou batatinhas inteiras)
1 maço pequeno de brócolis (só os buquês)
1 cebola grande picada
3 dentes de alho picados
2 colheres (sopa) de óleo ou azeite
2 colheres (sopa) de extrato de tomate (opcional)
1 colher (chá) de colorau (ou páprica doce)
Sal e pimenta-do-reino a gosto
1 folha de louro
Cheiro-verde picado a gosto
Água quente (o suficiente para cobrir a carne)
Modo de Preparo:
Selar a carne:
Em uma panela de pressão (ou comum), aqueça o óleo e doure os cubos de carne em fogo alto até ficarem bem selados. Reserve.
Refogar:
Na mesma panela, adicione mais um fio de óleo, refogue a cebola e o alho até dourarem. Volte a carne para a panela.
Temperar:
Adicione o extrato de tomate, colorau, sal, pimenta e a folha de louro. Misture bem.
Cozinhar a carne:
Cubra com água quente, tampe e cozinhe por:
Panela de pressão: 25–30 minutos.
Panela comum: Cerca de 1h30, adicionando água conforme necessário.
Adicionar batatas:
Após o cozimento da carne, acrescente as batatas. Cozinhe por mais 15–20 minutos até ficarem macias, mas sem desmanchar.
Colocar o brócolis:
Quando as batatas estiverem quase no ponto, adicione o brócolis e cozinhe por mais 5–7 minutos. Ele deve ficar verde e levemente crocante.
Finalizar:
Acerte o sal, salpique cheiro-verde e sirva quente com arroz branco ou purê de batatas.
Adorei a receita, nunca aprendi a fazer mas adoro viu, vou até fazer um dia amiga, você arrasou. super comeria. Vai ficar pronto de que horas mesmo? Tenho que me preparar pra esse jantar. cuide, que iria convidar todos os meus queridos aqui da comunidade, incluindo você claro. A dona do prato. @anaka
Eu coloco cerveja preta no lugar da água 1 lata pra cada 500g de carne, creme de cebola já hidratado e só depois cubro com água (vai pouca água porque já foi bastante liquido) e pra ficar bem macio eu sempre compro patinho ou coxão mole que me agradam mais na textura, minha mãe usa paleta.
Nosssaaaaaaaaaaaaaa, eu amo carne de panela, mas nunca pensei em fazer com brócolis! Vou experimentar aqui em breve e trago minha experiência! Adorei a receita, obrigado por compartilhar com a gente!!!
Se deixar marinando provavelmente amolece ainda mais a carne, pode tirar com 25 30 min de pressão. Porem não da pra selar a carne direito e eu gosto dela muito bem selada então eu não faço.