Creio que muitos aqui já devem ter ouvido falar sobre a ‘Agricultura familiar’.
Uma prática de cultivo em pequenas propriedades por membros de um mesmo grupo familiar ; essa Agricultura familiar minha gente, é a principal responsável pelo abastecimento do mercado interno no Brasil, responde por cerca de 70% dos alimentos produzidos nacionalmente.
Aqui em BH, a prefeitura tem parceria com muitas dessas famílias, abastecendo as escolas com esses alimentos pra merenda.
A Agricultura familiar e a sustentabilidade🌳 caminham lado a lado, pois a dinâmica produtiva não sobrecarrega o solo, o impacto com o uso de agrotóxicos e nos corpos hídricos é menor que o da Agricultura intensiva/Agronegócio.
Mas e quanto ao título que menciona o @ifood ? Qual a correlação que teria a plataforma com a Agricultura familiar?? tiveumaideia
Não sei se na cidade de vocês a categoria de feira no app é bem atendida, aqui na minha encontro pouquíssimas opções de frutas e verduras frescos.
Vejo com bons olhos uma possível parceria do Ifood com essas famílias que cultivam
Mais oferta de frutas, verduras e legumes frescos.
Alimentos mais orgânicos e nutritivos
Incentivo a mais pra sustentabilidade
Apoio a economia local.
No fim, todos sairíamos ganhando.
O que pensam sobre, acham que seria possível e viável essa parceria?
Muito bom saber. Obrigado @JoiceCosta
Por nada @MARCILIO vê possibilidade do ifood nessa parceria com a Agricultura familiar.?
Sim !! É o ifood com ações de incentivo.
Acredito que daria certo uma parceria com produtores locais de cada estado e o incentivo ao consumo de produtos provenientes da agricultura local
Essa parceria traria muitos benefícios né @Vinimed , acesso a alimentos mais naturais, economia local incentivando ainda mais essas famílias que cultivam etc… muita coisa boa, quem sabe né
Realmente @JoiceCosta seria muito interessante termos a nossa disposição através do Ifood a opção de comprar frutas e verduras mais orgânicos, aqui na minha cidade também é difícil encontrar opções assim no Ifood. É uma sugestão muito boa a sua, o Ifood poderia criar campanhas chamando esses produtores para vender seus produtos através do Ifood pois seria maravilhoso para eles e para nós que teremos mais acesso a esses produtos.
Outro dia precisei de um abacaxi pra torta e não tinha no app, realmente a falta de opções pra essa categoria ainda é bem vazia por lá.
Muitas famílias cultivam, mas poucas tem espaço pra comercializar seus produtos, exceto pelas feirinhas de rua né @rafadias.
Seria sim uma parceria muito positiva
Nossa que legal saber que em BH a prefeitura faz isso, aqui na minha cidade não sei como é, por aqui tem bastante feirinhas com os agricultores
Eu acho incrível essa parceria da prefeitura aqui.
Até proíbem os alunos de levarem lanches, pra incentivar o consumo de alimentos naturais, podia ser uma parceria geral né, com todas as prefeituras do país
Seria incrível, inclusive se levassem os alunos para verem como tudo é plantado seria incrivel
Perfeito, melhor ainda @anaka; passeio mais que educacional
Sem contar que muitos filhos ainda estudantes e crianças, ajudam os pais nesse cultivo.
Inspirador
É complicado mesmo, te dou um outro exemplo é difícil você encontrar acerola que é uma fruta riquíssima em vitamina C, pelo menos aqui só acha os industrializados como mostra abaixo
Eu sou super a favor de ter um setor no Ifood exclusivo para esses tipos de produtos, pois me lembrei da época da pandemia onde fui fazer essa mesma pesquisa para comprar a acerola para fazer suco e aumentar a vitamina C no corpo e foi muito difícil
se tivesse a aba feira com produtos fresquinhos onde qualquer dia é feira sem se preocupar em sair de casa, seria bem legal…
Seria uma ótima levar isso para o ifood
Eu quando procuro a maioria das frutas, só vejo suco industrializado também.
Desse jeitinho aí no seu print.
Tomara que haja melhorias pra categoria no app, acho que pra atender bem , só com essa parceria de locais.
Já percebeu o quanto de frutas desperdiçam por aí como manda, goiaba, laranja, jabuticaba…principalmente nas cidades pequenas? Tudo poderia ser bem reaproveitado se houvesse a oportunidade de venda e alcance pra mais pessoas.
Nossa, nem me fale @Marcelagobi
Faria a feirinha da semana completa só no app.
Tudo de bom.
@JoiceCosta interessantíssimo seu Tópico!
Aqui também já tem projetos de apoio à agricultura familiar para o abastecimento das escolas públicas! Acho isso muito importante.
Como o @ifood é muito competido com os impactos socioambientais e tem noção da capilaridade da plataforma na sociedade, não demorará muito para que seja implementado ações de incentivo e parcerias como você citou.
Talvez uma ideia seria um selo “esse produto foi cultivado por agricultura familiar”, poderia ser um primeiro passo e sem muito custos de incentivar a compra desses produtos.
Outra ideia mais complexa, mas não impossível, seria uma aba voltada só para “agricultura familiar”. Essa ideia não é distante para uma empresa tão comprometida com as causas de sustentabilidade e sociais como essas aqui: Orgânico Solidário leva cestas de hortifruti para quem tem fome
Me desculpe se me estendi na resposta, esse tema é muito importante e precisa ser incentivado.
E
Continue postando, estamos aprendendo muito com você.
Verdade, aqui eu vejo muito nas casas pé de frutas recheadas que não são bem aproveitadas e acabam se estragando no pé e acho uma pena porque essas pessoas poderiam doar para asilos e orfanatos e seriam bem reaproveitados
@JoiceCosta Interessante Tipo um Sacolão direto com os Produtos produzidos por estas Propriedades atendidos no App do @ifood