"Agricultura familiar e Ifood, um sonho Verde.🌍

Creio que muitos aqui já devem ter ouvido falar sobre a ‘Agricultura familiar’.
Uma prática de cultivo em pequenas propriedades por membros de um mesmo grupo familiar ; essa Agricultura familiar minha gente, é a principal responsável pelo abastecimento do mercado interno no Brasil, responde por cerca de 70% dos alimentos produzidos nacionalmente.
Aqui em BH, a prefeitura tem parceria com muitas dessas famílias, abastecendo as escolas com esses alimentos pra merenda.
A Agricultura familiar e a sustentabilidade🌳 caminham lado a lado, pois a dinâmica produtiva não sobrecarrega o solo, o impacto com o uso de agrotóxicos e nos corpos hídricos é menor que o da Agricultura intensiva/Agronegócio.
Mas e quanto ao título que menciona o @ifood ? Qual a correlação que teria a plataforma com a Agricultura familiar?? tiveumaideia
Não sei se na cidade de vocês a categoria de feira no app é bem atendida, aqui na minha encontro pouquíssimas opções de frutas e verduras frescos.
Vejo com bons olhos uma possível parceria do Ifood com essas famílias que cultivam :handshake:
:white_check_mark: Mais oferta de frutas, verduras e legumes frescos.
:white_check_mark: Alimentos mais orgânicos e nutritivos
:white_check_mark: Incentivo a mais pra sustentabilidade
:white_check_mark: Apoio a economia local.
No fim, todos sairíamos ganhando.
O que pensam sobre, acham que seria possível e viável essa parceria? :leaves:

21 curtidas

Muito bom saber. Obrigado @JoiceCosta

2 curtidas

Por nada @MARCILIO :handshake: vê possibilidade do ifood nessa parceria com a Agricultura familiar.?

Sim !! É o ifood com ações de incentivo.

2 curtidas

Acredito que daria certo uma parceria com produtores locais de cada estado e o incentivo ao consumo de produtos provenientes da agricultura local

4 curtidas

Essa parceria traria muitos benefícios né @Vinimed , acesso a alimentos mais naturais, economia local incentivando ainda mais essas famílias que cultivam etc… muita coisa boa, quem sabe né :wink:

Realmente @JoiceCosta seria muito interessante termos a nossa disposição através do Ifood a opção de comprar frutas e verduras mais orgânicos, aqui na minha cidade também é difícil encontrar opções assim no Ifood. É uma sugestão muito boa a sua, o Ifood poderia criar campanhas chamando esses produtores para vender seus produtos através do Ifood pois seria maravilhoso para eles e para nós que teremos mais acesso a esses produtos.

5 curtidas

Outro dia precisei de um abacaxi pra torta e não tinha no app, realmente a falta de opções pra essa categoria ainda é bem vazia por lá.
Muitas famílias cultivam, mas poucas tem espaço pra comercializar seus produtos, exceto pelas feirinhas de rua né @rafadias.
Seria sim uma parceria muito positiva :leaves:

1 curtida

Nossa que legal saber que em BH a prefeitura faz isso, aqui na minha cidade não sei como é, por aqui tem bastante feirinhas com os agricultores

2 curtidas

Eu acho incrível essa parceria da prefeitura aqui.
Até proíbem os alunos de levarem lanches, pra incentivar o consumo de alimentos naturais, podia ser uma parceria geral né, com todas as prefeituras do país :sparkles:

1 curtida

Seria incrível, inclusive se levassem os alunos para verem como tudo é plantado seria incrivel

2 curtidas

Perfeito, melhor ainda @anaka; passeio mais que educacional :clap::clap:
Sem contar que muitos filhos ainda estudantes e crianças, ajudam os pais nesse cultivo.
Inspirador :heart_hands:

1 curtida

É complicado mesmo, te dou um outro exemplo é difícil você encontrar acerola que é uma fruta riquíssima em vitamina C, pelo menos aqui só acha os industrializados como mostra abaixo

Eu sou super a favor de ter um setor no Ifood exclusivo para esses tipos de produtos, pois me lembrei da época da pandemia onde fui fazer essa mesma pesquisa para comprar a acerola para fazer suco e aumentar a vitamina C no corpo e foi muito difícil

4 curtidas

se tivesse a aba feira com produtos fresquinhos onde qualquer dia é feira sem se preocupar em sair de casa, seria bem legal…

4 curtidas

Seria uma ótima levar isso para o ifood

2 curtidas

Eu quando procuro a maioria das frutas, só vejo suco industrializado também.
Desse jeitinho aí no seu print.
Tomara que haja melhorias pra categoria no app, acho que pra atender bem , só com essa parceria de locais.
Já percebeu o quanto de frutas desperdiçam por aí como manda, goiaba, laranja, jabuticaba…principalmente nas cidades pequenas? Tudo poderia ser bem reaproveitado se houvesse a oportunidade de venda e alcance pra mais pessoas.

2 curtidas

Nossa, nem me fale @Marcelagobi :sparkles:
Faria a feirinha da semana completa só no app.
Tudo de bom.

3 curtidas

@JoiceCosta interessantíssimo seu Tópico!
Aqui também já tem projetos de apoio à agricultura familiar para o abastecimento das escolas públicas! Acho isso muito importante.
Como o @ifood é muito competido com os impactos socioambientais e tem noção da capilaridade da plataforma na sociedade, não demorará muito para que seja implementado ações de incentivo e parcerias como você citou.

Talvez uma ideia seria um selo “esse produto foi cultivado por agricultura familiar”, poderia ser um primeiro passo e sem muito custos de incentivar a compra desses produtos.

Outra ideia mais complexa, mas não impossível, seria uma aba voltada só para “agricultura familiar”. Essa ideia não é distante para uma empresa tão comprometida com as causas de sustentabilidade e sociais como essas aqui: Orgânico Solidário leva cestas de hortifruti para quem tem fome

Me desculpe se me estendi na resposta, esse tema é muito importante e precisa ser incentivado.

E

Continue postando, estamos aprendendo muito com você.

5 curtidas

Verdade, aqui eu vejo muito nas casas pé de frutas recheadas que não são bem aproveitadas e acabam se estragando no pé e acho uma pena porque essas pessoas poderiam doar para asilos e orfanatos e seriam bem reaproveitados

@JoiceCosta Interessante Tipo um Sacolão direto com os Produtos produzidos por estas Propriedades atendidos no App do @ifood :hugs:

2 curtidas