Afinal, qual é a cor? 👟

Fala galera, quem aí lembra das trends da cor do tênis (“verde e cinza ou rosa e branco?”), que viralizou em 2017 nas redes sociais e a do vestido que muda de cor, viral de 2015, que ninguém sabia ao certo se era azul e preto ou branco e dourado?

Na época a explicação errônea divulgada foi a que cada um enxergava de uma cor diferente devido o lado dominante do cérebro, o que foi uma tremenda bobagem, a realidade nada tem a ver com nosso cérebro, mas sim com fatores de iluminação e percepção de cores individuais.

Por que as pessoas veem cores diferentes?

• Ilusão de ótica:

A foto em si é um exemplo de ilusão de ótica que confunde o nosso cérebro na hora de interpretar as cores.

• Interpretação cerebral:

A percepção das cores acontece quando a luz é captada pela retina e enviada ao córtex visual, a parte do cérebro que forma imagens e interpreta as cores. O cérebro tenta “preencher” as informações que faltam, resultando em diferentes percepções.

• Contexto visual:

A iluminação e o contexto visual da imagem influenciam como o cérebro interpreta a cor.

Por que a explicação sobre a dominância cerebral é falsa?

• Não é sustentada pela ciência:

Não há embasamento científico que ligue a dominância de um hemisfério do cérebro (direito ou esquerdo) à percepção de cores no cérebro.

• Diferença na percepção:

A dominância cerebral se relaciona mais com a personalidade e o comportamento de uma pessoa (por exemplo, intuição ou lógica), mas não influencia a forma como enxergamos as cores.

E você, que cor enxerga o tênis e o vestido? Diz aí nos comentários para que possamos saber.

15 curtidas

Eu enxergo

O tenis é verde e cinza

O vestido é branco e dourado

4 curtidas

Eu também enxergo o tênis verde e cinza e o vestido branco e dourado

2 curtidas

Eu enxergo as mesmas cores, @TatiGeronimo7

2 curtidas

Eu também, @marylove
:rocket: :rocket: :rocket:

2 curtidas

Meu filho é daltônico e com o tempo ele foi aprendendo as tonalidades dependendo das luzes mas muitas coisas temos que falar o objeto e seus detalhes ao invés da cor para facilitar que ele encontre

Na escola ele pedia ajuda para alguns colegas e em casa p/ mim ou minha filha quando precisava utilizar determinadas cores

1 curtida

Vejo o tenis cinza e verde clarinho e o vestido azulado e preto :upside_down_face:

2 curtidas

Vejo o tênis rosa e branco (a maioria das vezes). Um dia vi mudar a cor para verde e cinza, nessa hora eu estava andando e olhando para a foto no celular.

2 curtidas

Com o tempo eles se acostumam com as referências.

1 curtida

É engraçado saber que alguém enxerga outra cor, não é? Mas é normal.

1 curtida

Foi como expliquei, a incidência da luz e a reflexão é que causam essa sensação. Mais tarde farei um tópico sobre isso também.

4 curtidas

O tênis vejo verde claro (menta) e cinza claro, mas com uma mancha rosa na parte da frente.

O vestido branco e dourado

2 curtidas

Bom dia.
Gostei das cores, achei moderno.
Boa semana.

2 curtidas

E nem o tênis e o vestido tem tromba.
:rofl::rofl::rofl:

1 curtida

Esse vestido é azul e cinza minha gente!

4 curtidas

Sei não…a mancha rosa no tênis parece uma tromba! Pelo menos não é amarelo! :face_with_hand_over_mouth::face_with_hand_over_mouth::face_with_hand_over_mouth::rofl::rofl:

3 curtidas

Pra mim é branco e dourado.
:joy::joy::man_shrugging:

2 curtidas

Mas é uma tromba rosa.
:joy::joy::joy:

2 curtidas

Se fosse um rosa mais escuro eu diria que vc escondeu o elefante no tênis! :rofl::rofl::rofl::rofl: ele veio pra cá e desbotou! Kkkk

3 curtidas

Eu vejo com meus olhinhos: branco e dourado :face_with_hand_over_mouth::face_with_hand_over_mouth::face_with_hand_over_mouth:

2 curtidas