Fala galera, quem aí lembra das trends da cor do tênis (“verde e cinza ou rosa e branco?”), que viralizou em 2017 nas redes sociais e a do vestido que muda de cor, viral de 2015, que ninguém sabia ao certo se era azul e preto ou branco e dourado?
Na época a explicação errônea divulgada foi a que cada um enxergava de uma cor diferente devido o lado dominante do cérebro, o que foi uma tremenda bobagem, a realidade nada tem a ver com nosso cérebro, mas sim com fatores de iluminação e percepção de cores individuais.
Por que as pessoas veem cores diferentes?
- Ilusão de ótica:
A foto em si é um exemplo de ilusão de ótica que confunde o nosso cérebro na hora de interpretar as cores.
- Interpretação cerebral:
A percepção das cores acontece quando a luz é captada pela retina e enviada ao córtex visual, a parte do cérebro que forma imagens e interpreta as cores. O cérebro tenta “preencher” as informações que faltam, resultando em diferentes percepções.
- Contexto visual:
A iluminação e o contexto visual da imagem influenciam como o cérebro interpreta a cor.
Por que a explicação sobre a dominância cerebral é falsa?
- Não é sustentada pela ciência:
Não há embasamento científico que ligue a dominância de um hemisfério do cérebro (direito ou esquerdo) à percepção de cores no cérebro.
- Diferença na percepção:
A dominância cerebral se relaciona mais com a personalidade e o comportamento de uma pessoa (por exemplo, intuição ou lógica), mas não influencia a forma como enxergamos as cores.
E você, que cor enxerga o tênis e o vestido? Diz aí nos comentários para que possamos saber.

