😇 Qual é o Santo do Dia?

Fala galera, todo dia nós temos um santo :innocent: em comemoração :100:… hoje é o dia de São Francisco, mas ele está muito bem acompanhado, então bora pro tema, porque tem pano pra manga…

:innocent: Qual é o Santo do Dia? :brazil::sparkles:

No Brasil, meu amigo, todo dia é dia de santo! :folded_hands:
A gente pode até não lembrar de todos os feriados, mas santo… ah, santo a gente lembra! :sweat_smile: É tipo escala celestial: cada dia, um santo de plantão pra ouvir promessa, receber pedido e claro, dar aquela ajudinha nos perrengues da vida.

:monkey: Segunda-feira é pra recomeçar com fé, terça pra pedir paciência, quarta pra não mandar aquele e-mail atravessado, quinta pra segurar o cartão de crédito e sexta… bom, sexta é pra agradecer que o boleto venceu e você sobreviveu! :money_with_wings::joy:

Mas tem dois santos que o brasileiro chama até em caso de emergência:
:backhand_index_pointing_right: São Longuinho, o santo dos “perdi, socorro!” – quem nunca prometeu três pulinhos por um brinco, uma chave ou o controle remoto desaparecido no sofá? :woman_running::key: E o melhor: ele nunca falha, só cobra em forma de vergonha alheia! (Imagina alguém te vendo pulando na cozinha e gritando “achei!” :joy:).

:backhand_index_pointing_right: Santo Antônio, o cupido oficial do Brasil! :heart_with_arrow: Se tem gente caçando par no aplicativo, tem gente virando o santo de cabeça pra baixo até achar o crush certo! :sweat_smile:
Dizem que ele é tão eficiente que devia ter um app próprio: “SantoMatch – Conectando corações desde o século XIII” :heart::mobile_phone_with_arrow:

:herb: E hoje, 4 de outubro, é dia de São Francisco de Assis, o santo mais zen e ecológico do pedaço! :globe_showing_americas::dog::bird:
Protetor dos animais, defensor da natureza e patrono da simplicidade. Francisco era o cara que conversava com passarinhos, abraçava lobos e ensinava que a paz começa quando a gente respeita até o menor dos seres. :dove::green_heart:

Então bora aproveitar o dia e mandar um “salve” pra ele, cuidando melhor do planeta e dos nossos bichinhos — afinal, São Francisco certamente não curtia gente jogando lixo no chão ou esquecendo de dar carinho pro pet! :dog_face::cat_face:

:sparkles: No fim das contas, essa “escala de santos” mostra o que o Brasil tem de melhor: fé, humor e jeitinho pra tudo! Porque aqui, entre um “amém” e um “ai meu santo”, a gente vai levando a vida com fé e risada. :grinning_face_with_smiling_eyes::raising_hands:

E à partir de hoje, vou colocar aqui o santo do dia, então já fica de olho, vai que tem algum perrengue precisando de uma acessoria, né? :rofl:

#QualÉOSantoDoDia #SantoDePlantão #SãoFrancisco #SãoLonguinho #SantoAntônio #FéComHumor

9 curtidas

Fala galera… hoje o santo dia é ninguém menos que São Sebastião, bora conhecer melhor a história dele?

:bullseye: Hoje é dia de fé firme e coração blindado!

Você já ouviu falar de São Sebastião, o santo que levou flechada e ainda voltou pra cobrar o imperador? :flushed_face: Pois é, o cara era corajoso nível hard! :crossed_swords:

Lá no Império Romano, quando ser cristão era perigoso, ele era soldado e santo ao mesmo tempo — tipo o “007 da fé” :sunglasses::folded_hands:
Mesmo depois de ser alvejado de flechas (sim, tipo um porco-espinho espiritual :bow_and_arrow:), ele sobreviveu, foi cuidado por uma mulher chamada Irene :two_hearts:, e ainda teve a audácia de voltar pra falar com o imperador:
“Não adianta me calar, eu continuo acreditando!” :sparkles:

Resultado: virou mártir, símbolo de resistência e protetor contra epidemias e todo tipo de “azar viral” :syringe::sweat_smile:
Aqui no Brasil, ele é o padroeiro do Rio de Janeiro, e ninguém segura o povo no dia 20 de janeiro — é fé, procissão e samba no coração! :woman_dancing::dove:

:speech_balloon: Moral da história?
A fé não é sobre fugir das flechas, é sobre seguir de pé mesmo flechado. :flexed_biceps::heart:

5 curtidas

O imperador era Diocleciano, um dos perseguidores mais implacáveis de cristãos. Foi o mesmo que tentou converter São Jorge ao panteão dos deuses romanos e diante da recusa do soldado, que fazia parte de sua guarda pessoal, o condenou à prisão. Conta a tradição que São Jorge suportou o martírio por dias, semanas, porque o imperdor não queria perder um soldado tão bom. Mas ele não arredou pé e a demonstração de fé foi tão forte que comoveu a imperatriz que, diz a tradição, acabou se convertendo.

4 curtidas

Olha que interessante sobre São Jorge, @lufepeper.

• Em 1969, a Igreja Católica removeu o dia de São Jorge do calendário litúrgico oficial, considerando-o uma “festa facultativa” ou “memória facultativa”, o que não o desqualifica como santo, mas muda sua importância na liturgia.

• Falta de Provas Históricas:

A Igreja baseou essa mudança na falta de provas históricas sólidas sobre a vida de São Jorge, embora sua existência como mártir cristão seja amplamente aceita e reconhecida.
:thinking: :thinking: :thinking:

5 curtidas

Sim, deixou de ser uma data obrigatória, mas São Jorge é um dos santos mais populares do mundo, venerado entre católicos, ortodoxos e as religiões de matriz africana no Brasil. Na prática não mudou muita coisa, só ver quanta gente sai nas ruas dia 23/abril todos os anos. Continua sendo um dos mais celebrados.

4 curtidas

Inclusive é padroeiro da torcida adversária.
:joy: :joy: :joy:

Você já disse ter conhecimento sobre o tema, devo aprender muito vom você.
:hugs: :hugs: :hugs:

5 curtidas

Conheço um pouco a história mas são muitos, a gente por um motivo e outro acaba se identificando mais com alguns. São Francisco de Assis é um dos meu preferidos, foi uma das 1as biografias que li. Foi um grande homem, de coragem, virtudes e um exemplo de vida devotada à fé em Cristo. Deixou muitas obras, saiu da Itália para tentar negociar a paz durante as Cruzadas.. Se começar a falar não paro mais rs

4 curtidas

Quando adolescente assisti no cinema, Irmão Sol, irmã Lua, que é sobre a vida dele, nos primeiros passos de devoção, se não assistiu, recomendo, sei que está no catálogo da Apple TV, mas deve encontrar facilmente na Internet.

3 curtidas

Eu assisti, baita filme. Obra-prima.

3 curtidas

Belas palavras, Lucciano :100:

3 curtidas

Fala galera, hoje o santo do dia é meu protetor, São Judas Tadeu, padroeiro das causas impossíveis.
Tenho uma afeição enorme por ele, desde meu nascimento que me protege… não vou entrar em detalhes, mas minha mãe teve problemas na hora do parto, fez na hora um pedido à ele e tudo acabou bem. O resultado é que nasci em um dia 28, tenho Tadeu no nome, fui batizado na Igreja São Judas Tadeu, estudei na Universidade São Judas Tadeu e isso não foi coincidência apenas, mas talvez destino.

3 curtidas

Vagner passou por volta das 5:30 em frente à igreja e já estavam preparando pra festa :folded_hands:

3 curtidas

Quando morava em São Paulo eu ia todo dia 28 lá… teve uma época que eu trabalhei ao lado da estação Santa Cruz e aí ficava até mais fácil.

2 curtidas

certamente não tô coincidência. A Epístola de São Judas Tadeu é uma das que eu mais gosto no NT. Assertiva, firme, vai no ponto sem rodeio e emociona. Poderosa.E muito bem escrita. Minha mãe também tinha uma devoção por ele. Muito legal essa história e tá muito bem de santo protetor. Esse foi grande.

3 curtidas

Nunca me faltou, @lufepeper, obrigado pelas palavras.
:upside_down_face:

3 curtidas

Adoro esses posts que lembram o Santo do Dia! Sempre bom começar o dia com um toque de fé e reflexão

1 curtida

Aproveitando a deixa…
O santo do dia 4 de novembro é São Carlos Borromeu.
Ele foi um arcebispo e cardeal que se destacou pela dedicação aos pobres, doentes e pela reforma da Igreja Católica após o Concílio de Trento.

• Quem foi:

Nasceu em uma família nobre, mas usou sua posição e inteligência para ajudar os necessitados, fundar hospitais e casas de formação para padres.

• Legado:

Atuou firmemente durante o Concílio de Trento, implementando as reformas e promovendo a disciplina entre o clero.

• Fim da vida:

Morreu em 4 de novembro de 1584, aos 46 anos, após uma vida de serviço, especialmente durante a peste de Milão, onde cuidou dos doentes sem medo.