O Segredo do Natto: O Alimento Asiático Fermentado que Surpreende o Paladar e a Saúde

O que é o Natto?

O Natto é um prato tradicional japonês feito a partir da fermentação de grãos de soja com a bactéria Bacillus subtilis. É famoso por sua textura pegajosa, aroma forte e sabor único que divide opiniões, mas é amado no Japão por sua riqueza em nutrientes e propriedades medicinais.

Curiosidades Interessantes

1. A textura viscosa: O “fio” do Natto é resultado da fermentação e pode ser esticado quase infinitamente, o que é uma experiência divertida para quem experimenta pela primeira vez!

2. Comida milenar: O Natto existe há mais de 1.000 anos e acredita-se que tenha sido descoberto acidentalmente quando grãos de soja foram deixados em palha de arroz úmida.

3. Amado por uns, odiado por outros: Muitos japoneses crescem comendo Natto, mas ele é um “desafio culinário” para paladares ocidentais por causa de seu cheiro marcante.

4. O segredo dos centenários: O Natto é parte da dieta de regiões do Japão conhecidas por sua alta expectativa de vida.

Benefícios para a Saúde

1. Rico em vitamina K2: Essencial para a saúde dos ossos e do coração.

2. Probióticos poderosos: Melhora a digestão e fortalece o sistema imunológico.

3. Ajuda na circulação sanguínea: Contém a enzima nattokinase, que pode reduzir o risco de coágulos.

4. Baixo em calorias e altamente nutritivo: Excelente fonte de proteína, fibras e minerais.

Como é Preparado?

Tradicionalmente, o Natto é preparado assim:

1. Seleção da soja: Os grãos são lavados e deixados de molho por 12 a 24 horas.

2. Cozimento: A soja é cozida no vapor até ficar macia.

3. Fermentação: Adiciona-se Bacillus subtilis e os grãos são mantidos em ambiente controlado por 24 horas a 40°C. Depois disso, o Natto é refrigerado para desenvolver seu sabor.

Como Comer?

Tradição japonesa: Misture bem até formar fios pegajosos e sirva sobre arroz quente.

Acompanhamentos: Geralmente é temperado com molho de soja, mostarda e cebolinhas picadas.

Experiências modernas: Alguns misturam com ovo cru ou adicionam em saladas e sushi.

Por que Experimentar?

Mesmo que o aroma forte te desafie, o Natto é uma jornada única para o paladar e uma explosão de benefícios para a saúde. Você pode odiar ou amar, mas será uma experiência que você nunca esquecerá!

13 curtidas

Li nada, mas gostei da foto :clown_face:. :rocket:

2 curtidas

Começarei taxar as fotos da minha ia

2 curtidas

A foto ficou ótima como disse o @LucianoRezende .

A ideia ficou legal

Parabéns @Secrety

1 curtida

Até tu Brutus?

1 curtida

Infelizmente vivemos em um mundo capitalista onde qualquer coisa pode ser lucro

4 curtidas

Quero experimentar. Conheço só de nome, e ver nos doramas. :face_with_hand_over_mouth::rofl::rofl::clap:t2::clap:t2::clap:t2::clap:t2:

1 curtida

Kkk… direitos autorais…kkk

2 curtidas

Eu nao iria gostar disso kkkkk mas queria provar mesmo assim

2 curtidas

@Secrety Dizem que o cheiro não é bom, mas nunca vi este prato de perto :face_with_monocle:

3 curtidas

Meus chefes são japoneses e em nossas conversas sobre minhas curiosidades do japão, eles me falam sobre e quando imaginei ele com uma “baba” confesso que não deu vontade de provar não. :joy::joy::joy:

2 curtidas