Cuidados na hidratação durante o verão 😎

Fala galera, durante o verão a preocupação é sempre com a hidratação, beber bastante água para não desidratar, mas… precisamos também prestar atenção na nossa alimentação, que deve estar sempre em harmonia com a hidratação, pois elas se completam.

Beber água em excesso pode diluir os eletrólitos, especialmente o sódio, causando desequilíbrio; para reverter, consuma alimentos ricos em minerais (frutas, vegetais, água de coco, laticínios), bebidas eletrolíticas (isotônicos, água de coco) ou lanches salgados, e em casos de sintomas como tontura ou confusão, procure atendimento médico imediato para repor com soro, pois a hiponatremia é grave.

Então, algumas dicas de alimentação em sintonia com a quantidade de líquidos ingeridos são:

O que fazer para repor eletrólitos:

• Alimentação: Consuma frutas (banana, melancia), vegetais folhosos (espinafre), abacate, batata-doce, laticínios e frutos do mar para repor potássio, magnésio, cálcio e sódio.
  • Bebidas: Opte por água de coco, isotônicos ou adicione pós eletrolíticos na água para uma reposição mais rápida e balanceada.
  • Lanches Salgados: Um pequeno lanche com pretzels, nozes ou biscoitos pode ajudar a repor o sódio.

Algumas vezes esse desequílíbrio podem trazer algumas consequências, então é preciso ficar esperto nos sintomas e também nas providências.

Quando procurar um médico:

• Sintomas: Se sentir tontura, confusão, náuseas intensas, dor de cabeça forte ou fraqueza após beber muita água, procure um hospital imediatamente.
  • Tratamento: O médico pode indicar restrição de líquidos, prescrever diuréticos ou administrar soro intravenoso para normalizar os níveis de sódio.

Então, como tudo na vida é necessário ter um equilíbrio e ficar atento para não cobrir um santo e descobrir outro, prestar atenção na quantidade e na periodicidade, principalmente com as crianças, que são sempre mais suscetíveis aos sintomas e tem uma dificuldade em expor os sintomas, então a dica é:

Prevenção:

• Hidrate-se com moderação: Respeite sua sede e observe a cor da urina (amarela clara é bom sinal).
  • Varie as fontes de hidratação: Não dependa apenas de água; inclua fontes naturais de eletrólitos na sua dieta.
  • Cuidado com excessos: Evite beber volumes muito grandes (como 3-4 litros) em um curto período, pois rins saudáveis têm um limite de processamento

E não esqueça de sempre usar um protetor solar, pois a exposição ao sol também gera outros problemas além da desidratação, ok?

:smiling_face_with_sunglasses: :smiling_face_with_sunglasses: :smiling_face_with_sunglasses:

13 curtidas

Bom dia.
Oi @LucianoRezende , eu agradeço as dicas.
Obrigado.
Bom domingo.

2 curtidas

Por nada @Andreia007, bora se hidratar corretamente.

:upside_down_face: :wink: :wink:

3 curtidas

Tenho muita dificuldade para beber água amigo, sei da importância, mas não sinto vontade, entende…??

3 curtidas

Oi @MaryLuz é um hábito… começa deixando a garrafinha perto e vai bebericando, quando menos perceber já bebeu tudo.

:blush::blush::blush:

3 curtidas

Eu tenho um estoque de isotônico aqui, depois de toda corrida eu tomo.

3 curtidas

Bom, no seu caso, @Xeique, nem que você quisesse poderia ser diferente…

:rofl: :rofl: :rofl:

4 curtidas

Muito raro eu beber água kkk sei que é importante, minha mãe vivi falando que quando eu ter pedras nos rins vou aprender a tomar água

Mas já tentei e não consigo beber mais de 2 copo pequeno no dia

2 curtidas

Fernanda do céu… dois copos mal chegam aos 500 ml. Isso é da nessecidade diária…

Nosso corpo também se hidrata com outros líquidos, como o leite desnatado, que é considerado uma das bebidas que mais hidratam, superando a água em retenção de líquidos devido às proteínas e gorduras.

Sucos naturais sem açúcar, preferencialmente de frutas ricas em água, mas com moderação.

A ingestão de alimentos com alto teor de água na dieta ajuda a aumentar a hidratação, anota aí:

• Frutas: Melancia, melão, morango, laranja e abacaxi são ótimas opções.
  • Vegetais: Tomate, alface, pepino, chuchu e cenoura têm alto teor de água.

Se você já tem estas opções inclusas na sua dieta, menos mal, mas tente andar com uma garrafinha e vá bebendo vagarosamente, bebericando de vez em quando, isso se torna um hábito.

Se cuida, por que desidratação é sério.

:wink: :wink: :wink:

1 curtida