Coxinha: A Rainha das Festas que Conquistou o Brasil de Norte a Sul!

Se tem um salgadinho que todo mundo ama e não pode faltar em uma festa, esse é a coxinha! Crocante por fora, cremosa por dentro, a coxinha é praticamente uma unanimidade nacional. Mas você sabe de onde ela veio e por que faz tanto sucesso? Prepare-se para conhecer tudo sobre essa delícia irresistível!

Curiosidades:

1. Origem de nobreza! Diz a lenda que a coxinha foi criada na cozinha da Família Imperial Brasileira no século XIX. O príncipe Dom Pedro II era fã de coxas de frango, mas um dia faltou a coxa. Para não decepcioná-lo, a cozinheira teria moldado a massa no formato da coxa, recheada com frango desfiado, criando a nossa amada coxinha!

2. A coxinha em números! Estima-se que, no Brasil, são consumidas mais de 5 milhões de coxinhas por mês! Desde as versões tradicionais até as gourmet com recheios diferentes, ela está presente em todas as regiões do país.

3. Tamanhos e sabores variados! Além da coxinha clássica de frango com catupiry, você já viu coxinha de carne seca, de calabresa ou até coxinha vegetariana? E tem até a coxinha gigante, que precisa de garfo e faca para ser devorada!

4. Dia da Coxinha! Sim, ela tem um dia só dela! 18 de maio é o Dia Nacional da Coxinha, uma oportunidade perfeita para celebrar comendo essa maravilha.

5. Coxinha no mundo! Acredite ou não, o sucesso da coxinha ultrapassou fronteiras. Em lugares como os EUA e Portugal, ela é conhecida como “Brazilian Chicken Croquette”, e em alguns lugares, já foi até eleita como o melhor petisco do Brasil!

Benefícios da Coxinha:

1. Fonte de energia: Como é feita de massa de trigo e recheada com frango, a coxinha é rica em carboidratos e proteínas, o que pode dar um “boost” de energia, especialmente se você estiver em um dia corrido.

2. Proteínas para manter os músculos! O recheio de frango garante uma boa dose de proteínas que ajudam no fortalecimento muscular e na reparação dos tecidos.

3. Versões mais saudáveis! Hoje em dia, já é possível encontrar coxinhas assadas ou feitas com ingredientes mais leves, como massa de batata-doce ou frango desfiado com requeijão light, o que dá uma opção mais fit para quem não quer fugir da dieta!

4. Diversão e sociabilidade! Ok, talvez não seja exatamente um “benefício nutricional”, mas a coxinha é sinônimo de diversão! Ela é sempre uma presença certa em aniversários, confraternizações e happy hours, ajudando a unir as pessoas em momentos de alegria.

5. Equilíbrio é tudo! Apesar de ser frita, a coxinha pode fazer parte de uma alimentação balanceada. O segredo é sempre equilibrar com refeições mais leves e saudáveis no restante do dia.

Seja na versão clássica ou inovadora, a coxinha é aquele tipo de comida que vai te conquistar desde a primeira mordida! Então, que tal celebrar essa paixão nacional com uma coxinha crocante e quentinha agora mesmo?

13 curtidas

Coxinha, uma divindade na terra! :yum:

2 curtidas

Amoo coxinha, daquelas com bastante recheio :heart_eyes::heart_eyes:

2 curtidas

Huuum, uma porção, por favor :yum:

2 curtidas

Melhor salgado da vida😋

2 curtidas

Amo ,coxinha se tiver catupiry ou Requeijão melhor ainda.

2 curtidas

Ela sabe conquistar todo mundo, até mesmo a Katy Perry e os dançarinos comeram e aproveitaram muito as coxinhas :eyes:

E quem recusa uma delícia dessa, né?! :yum:

5 curtidas

Nossa eu sou apaixonada por coxinha, ainda mais por aquelas de festinhas, eu amo demais.

1 curtida

A gente não recusaria uma coxinha, ainda mais se fosse a Katy Perry nos oferecendo kkkkkkkkkkkk

2 curtidas

Melhor salgadinho é se for assim, ainda mais com uma coquinha gelada

2 curtidas

Concordo plenamente, coxinha e bolinha de queijo são os rei dos salgadinhos

3 curtidas

Duas é melhor kkkkkkkkk

2 curtidas

coxinha é tudo de boooooom, né @Gabriela_20?!? Tão saborosa seja de massa tradicional e até mesmo de macaxeira, me acabo, kkkkk.

Já quero comer coxinhas com “KatuPerry”, pelo amooooor de Deus, ela tem que abrir uma franquia de coxinhas aqui no Brasil, já vou enviar a sugestão pra equipe dela :heart_eyes:

2 curtidas

Coxinha é muito bom ,sou apaixonada

2 curtidas

faço de suas palavras as minhas @Julliana.

1 curtida

Hahahahah eu adoraria

Imagina só que demais

2 curtidas

Bolinho de queijo vdd Gabi nossa me acabo :yum:

2 curtidas

Eu sou extremamente viciada em bolinho de queijo kkkkkkkkkkkkk ainda mais quentinha, quando o queijo derrete tofo

2 curtidas

Escrevi errado…Todo***

2 curtidas

Falta nossa lápis tá fazendo kkk
Mas bolinho de queijo quentinho fresquinho é judiação :sweat_smile:

2 curtidas