Biscoito Globo e matte - Comidas típicas do Rio de Janeiro

Bem-vindos ao nosso quadro animado onde vamos desvendar as delícias do Rio de Janeiro! Hoje, vamos falar sobre dois ícones cariocas que são um verdadeiro patrimônio cultural: o Biscoito Globo e o Matte Leão. Venha com a gente nessa jornada de sabores! :stuck_out_tongue_winking_eye:

Biscoito Globo:

Origem Surpreendente: Embora seja um símbolo das praias do Rio, o Biscoito Globo começou sua história em São Paulo, em 1953. Foi só em 1955, durante um congresso eucarístico no Rio, que os irmãos Ponce trouxeram o biscoito para a cidade maravilhosa e nunca mais foram embora

Patrimônio Cultural: Desde 2012, o Biscoito Globo é considerado Patrimônio Cultural Imaterial do Rio de Janeiro. Isso significa que comer um desses biscoitos é como dar uma mordida na história e na cultura carioca

Sabores e Embalagens: Há dois sabores principais: o doce, em embalagem vermelha, e o salgado, em embalagem verde. A cor da embalagem ajuda até os vendedores analfabetos a distinguir os sabores.

Praia, Trânsito ou Maracanã: Não importa onde você esteja, o Biscoito Globo é o companheiro perfeito. Seja na areia quente da praia, no engarrafamento ou no intervalo de um jogo no Maracanã, o biscoito está lá para você.

Matte Leão:

Raízes Paranaenses: O Matte Leão foi criado em Curitiba, no Paraná, em 1901. Mas foi no Rio de Janeiro que ele encontrou seu verdadeiro lar, sendo servido gelado nas praias, tornando-se um refresco indispensável.

O Mateiro Carioca: O mate gelado é vendido por vendedores ambulantes, os “mateiros”, que carregam galões de metal e oferecem a bebida pela praia. O som de “Olha o mate!” é parte da trilha sonora da orla carioca.
Patrimônio Cultural: Junto com o Biscoito Globo, o Matte Leão também foi reconhecido como Patrimônio Cultural Carioca, mostrando a importância dessas combinações na vida dos cariocas.

A Carioca Combinada: A dupla Biscoito Globo e Matte Leão é quase uma tradição. A crocância do biscoito combinada com o frescor do mate cria um momento de puro prazer à beira-mar.

Se você ainda não provou essa combinação mágica, está perdendo um pedaço do Rio! Imagine-se na praia, com o sol do Rio te aquecendo, o som das ondas ao fundo, e na sua mão, um pacote de Biscoito Globo e um copo de Matte Leão gelado. É como se você estivesse vivendo um capítulo da história carioca.

Então, da próxima vez que estiver no Rio de Janeiro ou se tiver a chance de encontrar esses produtos, não hesite! Experimente o Biscoito Globo e o Matte Leão e sinta-se parte da cultura carioca. É uma experiência que vai além do paladar; é uma celebração do estilo de vida, do sol, da praia e da alegria que só o Rio de Janeiro sabe proporcionar.

Diga aqui se vocês já experimentaram ! :eyes:

23 curtidas

Era ótimo !!! Boa lembrança

3 curtidas

biscoito globo :thinking: nunca vi

2 curtidas

Trm em spermercado e lojas de conviência posto BR…

2 curtidas

hmmm interessante

2 curtidas

Marte com biscoito Globo patrimônio do RJ :yum::yum:

3 curtidas

Esse globo por aqui nao tem q eu saiba hahah
Mas não sendo essa marca tem o mesmo produto sim :heart:

3 curtidas

Esse não é da minha época, mas adoraria ter conhecido e provado

3 curtidas

é a primeira coisa que eu faço quando chego no RJ : ir pra praia e comprar essa dupla.
amo demais !

5 curtidas

Ainda não provei essa dupla kkkk
Não me enche muito os olhos, infelizmente

4 curtidas

Nunca provei biscoito Globo um dia quando for no Rio irei provar

2 curtidas

Não se experimentei mas sempre ouvi falar kkk

2 curtidas

Simmm é bem bom e lha que nem gosto muito de chá kk

1 curtida

Nem nas lojas do posto BR?? E mercado tem perto dos povilhos

1 curtida

O mate eu até gosto, já o biscoito não tem gosto de nada kkkk

1 curtida

É mais um bicoito de povilho mesmo

2 curtidas

Só conheço o chá e gosto dele bem gelado com limão, agora esse biscoito ai não conheço. rs

2 curtidas

É por isso que não em enche muito os olhos kkkk
Polvilho com Chá

Na praia, sou mais uma cerveja :rofl:

1 curtida

Se tem eu nao prestei atenção @MARCILIO!
Qnd vou no posto sempre estou atrás de red Bull e pipoteca kkkkkkk

1 curtida

Combo obrigatório no rj!! Kkk amo mt

1 curtida