🥔 Batataverso: A Raiz Que Dominou o Mundo!

Prepare-se para mergulhar no universo vasto, saboroso e até meio filosófico da… batata! :french_fries::potato:

1. Origem Nobre, Andina!

A batata nasceu nas alturas dos Andes, mais precisamente no que hoje chamamos de Peru e Bolívia, onde já era cultivada há mais de 7.000 anos pelos povos indígenas. Lá, existem mais de 4.000 variedades nativas – coloridas, estranhas, lindas!

1. Salvou a Europa (e quase destruiu também)

Ela foi levada à Europa pelos espanhóis e, em pouco tempo, virou um alimento básico, principalmente na Irlanda. Aliás, a Grande Fome Irlandesa (1845–1852) aconteceu porque o país dependia demais de uma única variedade de batata, que foi dizimada por um fungo.

1. É Raiz ou Tuberosa?

A batata não é uma raiz verdadeira como a cenoura. Ela é um tubérculo, ou seja, um caule subterrâneo que armazena energia na forma de amido.

1. Tipos de Batata no Mundo Real

Batata Inglesa (a comum do dia a dia)

Batata Roxa (rica em antocianinas)

Batata-doce (tecnicamente outra planta, mas incluída nas receitas)

Batata Asterix (ótima pra fritura :french_fries:)

Batata Baroa ou Mandioquinha (não é “batata” de verdade, mas entra nas confusões)

1. Superpoderes Nutricionais (Sim, ela tem!)

Fonte de vitamina C (quem diria?)

Rica em potássio (mais que a banana!)

Tem fibras, antioxidantes e pouquíssima gordura se preparada sem fritura

1. Versatilidade de Mil Faces

Frita (belga, palito, canoa, chips, rústica, espiral)

Assada (com ervas, recheada, laminada)

Cozida (salada, escondidinho, purê)

Gnocchi, nhoque, sopa, creme, pão de batata, batata suíça… É tipo o camaleão dos alimentos.

1. Curiosidades Crocantes

O primeiro alimento plantado no espaço foi… batata! (NASA, 1995)

O maior produtor mundial é a China

A batata mais cara já vendida foi uma batata especial francesa chamada La Bonnotte – 500€/kg

1. A Batata na Cultura Pop

Mr. Potato Head (Toy Story :grinning_face_with_smiling_eyes:)

Meme eterno: “Mais perdida que cebola em salada de fruta… ou batata em sushi”

A famosa frase do universo fitness: “o problema não é a batata, é o óleo”

1. Você Sabia Que…

A casca da batata concentra boa parte dos nutrientes?

Batatas verdes contêm solanina, uma substância tóxica. Não coma!

Existe cerveja de batata? Sim! E até vodka, como a polonesa e a russa.

1. Conclusão Tuberculosa

Amada, versátil, acessível e internacional, a batata está no prato do rico e do pobre, do atleta e do sedentário, do gourmet ao fast-food. Se o mundo fosse um prato… teria batata como base.

19 curtidas

Uhuuuu!
Amo batata :heart:

6 curtidas

Amo batata e de todas as formas, até mesmo a doce com um café. É muita versatilidade em um alimento só :heart_eyes:

7 curtidas

@Secrety sou fã de batata, amo ela de todas as formas uhauhauh! :smiling_face_with_three_hearts: uma batatalover! @Spreas @Amabilin @LucianoRezende @Mirella @Tupolev @bzordx corre aqui e ai voces curtem batata? me lembrou Round 6 BATATINAH FRITA 1 2 3 AUAUAUAUUA

8 curtidas

Amo batata de qualquer jeito kkk
Sabia que no Peru existem mais de 3.000 variedades de batatas, tornando-o o país com a maior diversidade de batatas do mundo?

8 curtidas

Batata é a rainha, junto com o milho! 2 coisas que não pode faltar aqui em casa!

7 curtidas

Batata frita é uma delícia @SimoneCosta :french_fries:

8 curtidas

Impossível não gostar de batata rs

4 curtidas

Raramente eu descarto as cascas, mesmo que eu vá usar somente a poupa eu frito as cascas e vou beliscando enquanto cozinho.
:rocket::rocket::rocket:

3 curtidas

Obrigado por me marcar @SimoneCosta

3 curtidas

Purê, frita: Chips, palito ou rústica, assada, ao murro, recheada… AMO BATATA!!! Tem mais alguma? Se passou batido, lembrem aí :winking_face_with_tongue:

Gostei muito das informações e curiosidades @Secrety

6 curtidas

@Josineide @TatiGeronimo7 já passaram por aqui, tem curiosidade e informações interessantes sobre a deliciosa :potato::potato::potato: :smiling_face:

5 curtidas

Ahhhh amo batata principalmente no purê. :clap:t2::clap:t2::clap:t2::clap:t2::hugs::face_savoring_food::face_savoring_food::face_savoring_food::face_savoring_food:

5 curtidas

Obrigada por marcar @Jacilene :star_struck::raising_hands:t4:

5 curtidas

Amada mesmoooo
Pq sempre tem um jeito da batata ser uma delicia
Acho que amo todos :face_savoring_food::heart:

5 curtidas

Amoooo ! Melhor legumes rs

4 curtidas

Por nada :star_struck::hugs:

5 curtidas

Batata está no meu top comidas favoritas :heart_eyes::drooling_face:

6 curtidas

Se tem uam coisa que é faci lde combinar com tudo é batata, e meu deus como eu gosto de batata com queijo e bacon hummmmmmmm que delicia

8 curtidas