🥜 Amendoim + Pratos ao Redor do Mundo

O amendoim não é só petisco de bar ou paçoca de festa junina. Esse grãozinho (sim, ele é uma leguminosa, não uma castanha de verdade!) conquistou cozinhas do planeta e aparece em pratos doces, salgados, picantes e até em bebidas.

:globe_showing_europe_africa: Onde o amendoim brilha

Brasil – Nosso clássico é a paçoca, o pé de moleque e o cajuzinho nas festas. Mas também aparece em pratos regionais como o vatapá baiano, cheio de amendoim e castanha.

África – Na Nigéria e no Gana, o amendoim é base de molhos encorpados como o Groundnut Stew, que acompanha carnes e legumes.

Ásia – Na Tailândia e Indonésia, o molho de amendoim dá o toque no satay, espetinhos grelhados cheios de sabor.

Estados Unidos – A famosa dupla peanut butter + jelly (manteiga de amendoim com geleia) é quase patrimônio cultural.

:microscope: Benefícios nutricionais

Fonte de proteína vegetal: ótimo aliado para vegetarianos.

Rico em gorduras boas que ajudam o coração.

Tem resveratrol, o mesmo antioxidante do vinho tinto.

Ajuda na saciedade e pode até auxiliar no controle de peso (em moderação!).

:warning: Atenção: é um dos alimentos que mais causam alergia no mundo, podendo gerar reações graves.

:thinking: Curiosidades crocantes

O amendoim foi levado da América do Sul para o resto do mundo pelos colonizadores espanhóis e portugueses.

A manteiga de amendoim foi patenteada em 1895 nos EUA, mas já era usada em receitas indígenas muito antes disso.

Durante a Segunda Guerra Mundial, o amendoim substituiu o chocolate em muitos doces por ser mais barato e nutritivo.

:fork_and_knife_with_plate: Segredinhos de chef

Torrar o amendoim em casa realça o sabor e deixa ele mais docinho naturalmente.

No molho, combinar amendoim com gengibre e molho de soja dá um toque asiático incrível.

Amendoim moído pode substituir farinha em algumas receitas de bolo sem glúten.

12 curtidas

:heart: :top_arrow:

4 curtidas

Boa tarde.
Gostei da informação.
Boa semana.

3 curtidas

eu amo amendoim crocante, comeria todos os dias !

2 curtidas

Gosto de colocar amendoim moido na canjica branca :face_savoring_food:

5 curtidas

Amendoim, ou “carga rápida”.
Entendedores entenderão.
:joy: :joy: :joy:

3 curtidas

Amo amendoim :face_savoring_food::heart:

Aqui em casa sempre tem umas boas porções

1 curtida

Paçoca é um dos meus vícios. Fazer só o amendoim com açúcar já é muito bom também.

3 curtidas

Meu também… consumo uma embalagem de 1,080 por semana da paçoquita rolha… prteciso reduzir isso urgente.

2 curtidas

Mais um tópico agregando conhecimento :100: obrigada @Secrety :star_struck:

Até pouco tempo só comia amendoim torrado e salgado, mas depois de provar uma paçoca caseira parece que mudou meu paladar rsrsrs, o amendoim fica muito bom em doce tbm :drooling_face:

4 curtidas

Sou igual e aqui na família tem casos de diabetes, então preciso me controlar, mas por enquanto estou passando ileso.

3 curtidas