O Fascinante Mundo do Queijo: Segredos, Curiosidades e Peculiaridades

1. Origem Acidental: Acredita-se que o queijo foi descoberto por acaso, quando pastores transportavam leite em bolsas feitas de estômagos de animais. As enzimas presentes coagularam o leite, criando o queijo.

2. Maior Queijo do Mundo: O maior queijo já produzido pesava mais de 20 toneladas e foi feito em Wisconsin, EUA.

3. Idade e Sabores: Queijos envelhecidos, como o parmesão, possuem cristais que proporcionam uma textura crocante. Esses cristais são aminoácidos que se acumulam com o tempo.

4. Queijo no Espaço: Astronautas levaram queijo para o espaço como experimento, testando sua viabilidade como alimento em gravidade zero.

5. Cheiro Peculiar: O cheiro forte de alguns queijos, como o limburger, é causado por bactérias similares às que vivem na pele humana.

6. Variedades Incríveis: Existem mais de 1.800 tipos diferentes de queijos no mundo, e a França sozinha é responsável por mais de 400 variedades.

7. Queijo e Saúde: Apesar de sua fama de “vilão”, queijos como o gouda contêm vitamina K2, essencial para a saúde óssea e cardiovascular.

8. Proibição Inusitada: Alguns países proíbem queijos feitos com leite cru devido a questões de segurança alimentar. No entanto, amantes de queijo juram que esses são os mais saborosos.

9. Riqueza Culinária: Queijos como o roquefort e o gorgonzola possuem mofos específicos que são considerados verdadeiros tesouros culinários.

10. Queijos Exóticos: O casu marzu, da Sardenha, é um queijo fermentado com larvas vivas – uma experiência para os aventureiros gastronômicos.

O queijo é mais do que um ingrediente; é uma peça cultural, histórica e até científica!

24 curtidas

Adoro queijo . Muito bom saber isso sobre o queijo

2 curtidas

São diversas opções de bons queijos

4 curtidas

Excelente publicação @Secrety queijo é bom demais! @Vinimed acho que essa publicação lhe interessa. :slightly_smiling_face::cheese::cheese::cheese::cheese::slightly_smiling_face:

4 curtidas

O queijo é uma tremenda opção na culinária, enriquece o sabor dos alimentos, não à toa há muito tempo se diz que “macarrão sem queijo é como amor sem beijo”.

3 curtidas

Gosto muito. Dos citados, só conheço o gorgonzola. E esse com larvas eu dispenso. Vontade de comer queijo a esse nível eu não tenho. Kkkkkk

5 curtidas

Queijo é bom demais, uma pena me fazer mal as vezes

4 curtidas

Muito interessante essas informações

3 curtidas

um dos melhores alimentos inventados até hoje. Minha comida preferida. rs

4 curtidas

Gosto muito de queijo mas acho q não quero esse último da larva :joy_cat:

3 curtidas

Nunca ouvi esse dizer @LucianoRezende kkkk

4 curtidas

Agora você já ouviu. :joy:

3 curtidas

Verdade, vivendo e aprendendo kkkkk

5 curtidas

Pizza? Com queijo.
Sanduíche? Com queijo.
Lasanha? Com queijo.
Macarrão? Com queijo.
Pão? Com queijo.

Queijo é uma delícia! rsrs

Gorgonzola, provolone, parmesão, muçarela, cheddar, catupiry (em pizza? Meu Deus!) :sparkles::pizza:

6 curtidas

Adoooro, já fiquei querendo uma pizza dessas hahahahah :pizza::cheese::pizza::cheese::pizza::cheese::pizza::cheese::pizza::cheese::pizza:
@Flamenguista

4 curtidas

Queijo é bom em quase tudo, pizza, sanduíche, baião cremoso pastel :yum::yum:

3 curtidas

Queijos são ótimos demais, amo. E você viu essa imensa conquista do queijo minas artesanal brasileiro, @Secrety?? Pois bem, super merecedor.

4 curtidas

Não sabia nem metade isso, obrigada por compartilhar aqui :kissing_heart:

4 curtidas

Queijo e bom de todas as formas

5 curtidas

Eu amo queijo acho que é um dos alimentos preferidos , com tudo tem que ter queijo kkkk mas esta muito caro ultimamente

3 curtidas