Azeitonas pretas e verdes na mesma oliveira? 🫒

Fala galera, vocês já ouviram dizer que as azeitonas verdes e pretas são o mesmo fruto da mesma oliveira? Pois então, saiba que se ouviram, podem acreditar que é verdade sim.

Muita gente acha que a azeitona verde e a preta são frutas diferentes, mas a verdade é bem mais simples (e curiosa): elas vêm da mesma oliveira. O que muda é o momento da colheita e o processo que cada uma passa depois.

A azeitona verde é colhida antes de amadurecer totalmente. Por isso, tem sabor mais intenso, levemente amargo e uma textura mais firme. Ela costuma ser curada em salmoura ou soluções específicas para tirar o amargor natural e, depois disso, fica com aquele gosto marcante que combina muito bem com petiscos, saladas e recheios. É aquela azeitona que “aparece” no prato e se impõe no sabor.

Já a azeitona preta é a mesma fruta, só que colhida mais madura. Com o tempo na árvore, ela perde parte do amargor, ganha mais gordura natural e fica mais macia. O sabor é mais suave, levemente adocicado e menos agressivo ao paladar. Por isso, funciona muito bem em molhos, massas, pães e receitas em que a azeitona precisa complementar, e não dominar.

Cada uma tem suas qualidades. A verde se destaca pela personalidade forte, textura firme e presença marcante. A preta ganha pontos pela suavidade, aroma mais delicado e versatilidade na cozinha. Em comum, as duas são ricas em gorduras boas, antioxidantes e sabor, só mudam de “fase” na vida.

No fim das contas, não é uma melhor que a outra. É só uma questão de gosto, momento e receita. Afinal, é a mesma azeitona… só colhida em tempos diferentes.

Diz aí nos comentários se já sabia e também se gosta e se gostar qual é a sua preferida?

9 curtidas

Sabia sim! Vi na tv um dia falarem tudo sobre azeitonas

7 curtidas

Nenhuma :joy_cat::rofl::rofl::rofl:

7 curtidas

Eu como as duas, mas costumo usar mais a verde, principalmente na camponata (ou caponata), porque faz toda diferença.

:eggplant: :eggplant: :eggplant:

É já que vem o @ranielreis reclamar da :eggplant:

:joy: :joy: :joy:

5 curtidas

Eu gosto do azeite de oliva, azeitona pura não é comigo mas sei q muitos gostam

Berinjela é uma delícia hahaha eu amo :eggplant::joy_cat::rofl::rofl:

6 curtidas

Um dia vou lançar um conteúdo só sobre os benefícios da berinjela só pra ver onde isso vai parar, uma promessa que não sei quando já que ainda não tô apto, mas algum dia… Só espero que esse conteúdo não seja sinalizado :laughing:

5 curtidas

E vai ter assunto viui?
Consulte os benefícios que são vários e o uso na culinária também, lembrando que falamos sobre o vegetal…

:eggplant: :eggplant: :eggplant:

4 curtidas

Smile Grin GIF - Smile Grin Riso - Discover & Share GIFs

5 curtidas

Vamos falar sobre os benefícios do vegetal, porque a versão obscura é proibido, apesar que não duvido que venda algo na temática dentro do app na aba Farmácia :joy:

4 curtidas

Berinjela na farmácia? Já não estou entendendo esse papo kkkkk :eggplant::laughing::thinking:

7 curtidas

Esta postagem foi sinalizada pela comunidade e está oculta temporariamente.

3 curtidas

Chama o sídicoooooooooooooooooooooooooooo!!!

Tim Maia Presidente GIF - Tim Maia Presidente Azul Da Cor Do Mar - Discover & Share GIFs

4 curtidas

Mas sobre o conteúdo do tópico que dei uma escapulida de leve, tá aí uma curiosidade que não sabia sobre ser da mesma oliveira, um aprendizado novo! :writing_hand:

5 curtidas

Vá dormir @ranielreis :joy_cat::rofl::rofl::rofl:

6 curtidas

Pois é e pelo aspecto das duas, a gente não imagina, mas… é verdade.

:joy:

4 curtidas

Eu já havia lido em algum lugar… gosto das duas, só acho que as pretas às vezes dão uma amargadinha rs

5 curtidas

Isso se deve a erros no processo que sofrem depois da colheita, o que causa o amargor @Mirella, é a oleuropeína, um composto fenólico poderoso encontrado nas folhas e azeitonas da oliveira, responsável pelo sabor amargo também no azeite extra virgem. Porém, a oleuropeína possui fortes propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias, antimicrobianas e cardioprotetoras, então pelos benefícios da azeitona, a gente perdoa um amarguinho, né?

:joy: :joy: :joy:

5 curtidas

Excelente tópico @LucianoRezende gostei demais!!!

3 curtidas

Obrigado @PaLuz .
:blush: :blush: :blush:

3 curtidas

Muito legal Lu . Não sabia dessa. Como as duas mas confesso que eu amo a preta no.meu Subway.

4 curtidas