Vai parcelar suas compras? Cuidado! 🔢

Fala galera… já podemos parcelar no aplicativo as compras de mercado, farmácia, pet shop…
Maaaaas… preste a tenção se realmente esse pedido vale à pena, veja se realmente você tem necessidade desta compra, por que o leão não é tão manso assim e pra quem não sabe calcular juros compostos, veja aqui no exemplo, uma compra de R$ 122,00, qual é a taxa de juros efetiva.

Você já começa pagando uma taxa de 2% sobre o valor do pedido, nomeada como taxa de serviço o que já eleva o valor para R$ 124,44.

Aí, você pensa em parcelar a compra em 6 vezes, por exemplo, aparentemente uma baita vantagem, pois vai pagar 6 parcelinhas de R$ 22,47, só que o valor da compra já dispara para R$ 134,84 e fazendo uma conta de padaria, R$ 134,84 - R$ 122,00 = R$ 12,84 ou 10,52% de juros… porém o buraco é um pouco mais embaixo e se for calcular a taxa efetiva da compra, o juros real pago será de 12,82%, equivalente ao rendimento de 18 meses aplicados em uma poupança.

E muitas vezes esse tipo de compra, a gente acaba adquirindo coisas que nem sempre é uma necessidade e aí, a vontade passa e a dívida fica, portanto lembre sempre que a melhor compra é aquela feita com consumo consciente.

20 curtidas

Era sobre essa taxa que eu estava querendo saber, não tem almoço grátis, informação de grande relevância.

7 curtidas

Sim… precisa ler as letras miúdas…
:joy: :joy: :joy:

6 curtidas

Boa tarde.
Oi @LucianoRezende , eu agradeço as dicas, obrigado.
:smiling_face_with_sunglasses:

4 curtidas

Por nada, @Andreia007

6 curtidas

A cobrança de juros e mais a tarifa de conveniência (taxa de serviço) que aumentam o valor final da compra, a longo prazo, pode levar ao acúmulo de dívidas e comprometer o orçamento mensal futuro, o que pra mim é um tiro no pé do consumidor. Na minha opinião esse tipo de compra tem que ser realizado de forma pontual e consciente que no final, com o acréscimo é bem desvantajoso.

7 curtidas

Exatamente, @Marcelagobi. Se você tem R$ 40,00 no bolso, vai adequar a sua compra ao valor disponível, mas podendo parcelar, você impreterivelmente vai um pouco além e de além em além, vira uma bola de neve e como você bem disse, um tiro no pé do consumidor.

6 curtidas

Neste caso, não comprando economiza mais kkkkk

6 curtidas

:joy: :joy: :joy:

8 curtidas

7 curtidas

Aproveitando o gancho do tópico, o mercado pra mim funciona até certo ponto…

vou colocar um exemplo:

Neste caso, só tem um item em promoção. Os demais que adicionar na compra, virão com o valor sem desconto. Fora o valor mínimo de compra que varia de mercado para mercado. Aqui em Guarulhos por exemplo, dependendo do estabelecimento o mínimo de compras é de R$200,00 o menor de todos é no valor mínimo de R$65,00.

E LEMBRANDO: TODOS OS PEDIDOS TEM TAXA DE SERVIÇO E SE COMPRAR PARCELADO + OS JUROS.

Explicando aqui também que seria bem legal se tivesse uma quantidade máxima de produtos em valor promocional, mas que não fosse apenas 1 item ou 2 no máximo. Amo comprar no Ifood mercado tem ótimas promoções.

5 curtidas

Nuss isso me perturba demais…

5 curtidas

O Julius sempre tem razão!

5 curtidas

Muito bem analisado Luciano!:heavy_dollar_sign:

4 curtidas

Só faço parcelamento se mantiver o valor do produto. Com juros não faço.
Obrigada pelos esclarecimentos @LucianoRezende
Sempre atento e prestativo!

3 curtidas

Certamente…
:joy::joy::joy:

Você compra na promoção do aplicativo e parcela? Manda pro saco a economia e ainda se arruma uma dívida.

Precisa estar bem consciente disso.

:man_shrugging:t2::man_shrugging:t2::man_shrugging:t2:

5 curtidas

Obrigado @TomTom
:hugs: :hugs: :hugs:

5 curtidas

Obrigado, @Dani_Melo.

Estamos no mesmo barco, a função aqui na comunidade é exatamente essa, ajudar as pessoas e não ficar puxando o saco do I-food.

:face_with_hand_over_mouth: :face_with_hand_over_mouth: :face_with_hand_over_mouth:

4 curtidas

Sempre digo que parcelamentos é só para emergências. Mesmo sem juros, pois nunca sabemos se podemos precisar para algo realmente vital e inadiável.

4 curtidas

Exatamente… e quem é um pouco mais vivido, sabe que a água bate… pode demorar, mas um dia bate.

4 curtidas