Quem usa transporte público enfrenta um desafio diário: veículos lotados, atrasos constantes e, agora, o peso de tarifas mais altas. O aumento no preço das passagens não seria tão revoltante se viesse acompanhado de melhorias no serviço, mas a realidade é outra. Pagamos mais por ônibus, trens e metrôs que seguem superlotados e sem manutenção adequada, afetando diretamente a qualidade de vida.
A lotação vai além do desconforto. Ela impacta a segurança, aumenta os riscos de furtos e acidentes, além de afetar a saúde, especialmente em tempos de preocupação com doenças transmissíveis. Para muitas famílias, o aumento das tarifas também pesa no orçamento, tornando o deslocamento diário um desafio econômico.
O que deveria mudar? Mais veículos, melhores condições, transparência no uso das tarifas e políticas sociais para quem tem baixa renda. É fundamental que o transporte público seja tratado como um direito e não como um peso. Quando a mobilidade é digna e acessível, a vida de todos melhora.
O grande “x” da questão é que, quem decide sobre o transporte público não o utiliza, ter carro e tomar decisões sobre o transporte público é totalmente inviável…
Acho que em relação ao q eu passava, deveriam ter mais ônibus, assim diminuiria o intervalo entre eles, e como atualmente eu e várias pessoa não teriam que esperar 1h para pegar
Isso é uma grande verdade, e quando utilizam para mostrar alguma inauguração por exemplo sempre pegam em horários que não estar muito cheio ou que não tem todos aqueles problemas que nós passamos diariamente
Sempre utilizei trens super lotados e ficava pensando porque as autoridades não aumentam o número de linhas. Algumas linhas alternativas certamente desafogaria um pouco as atuais.
Eu não uso o transporte público mas minha mãe utiliza e um dos problemas que ela relata é a falta de ônibus e a situação precária dos mesmos .Infelizmente não se ve melhora cada ano as coisas pioram e o preço das passagens só aumentam.
Há muita coisa que precisa melhorar. Existe até uma emenda constitucional que inclui o transporte como direito social, mas ainda falta regulamentação para que isso realmente funcione. Além disso, vários estudos mostram que o transporte coletivo gratuito é, sim, viável.
1 mais veículos
2 ar condicionado em todos,os veículos.
3 super lotação deveria ser proibido. (Aqui o povo vai até em cima dos ônibus,e trem e isso causa vários acidentes com vítimas fatais.
4 preço justo.
É complicado e quando o governo coloca mais frota, alguns vândalos fazem o favor de quebrar tudo. Esses são também prejudicados , pois quebram o próprio patrimônio.