Todo cuidado é pouco!

UTILIDADE PÚBLICA :point_down:t3::point_down:t3:

Cerca de 35 mil presos são liberados em SP para ‘saidinha’ de Natal e Ano Novo

•Detentos terão mais de 10 dias de liberdade•

Cerca de 35 mil detentos deverão ser liberados do sistema prisional de São Paulo nesta segunda-feira (23) para a saída temporária de Natal e Ano Novo. Eles terão mais de dez dias de liberdade. Uma pequena parcela será monitorada por tornozeleiras eletrônicas.

O benefício previsto em lei faz parte do processo de ressocialização dos detentos. Nem todos, no entanto, aproveitam o período para visitar a família durante as festas de fim de ano. As estatísticas mostram que uma parte volta a cometer crimes, como roubo e tráfico de drogas.

Há também os que aproveitam a saída temporária para fugir. No ano passado, mais de 1,5 mil não retornaram às prisões depois do réveillon.

“É um anseio da sociedade que essa saidinha seja restringida. Nós estamos verificando o impacto social nessa saidinhas, que é o aumento da criminalidade, a reincidência”, diz o jurista Paulo Hamilton.

Detentos do regime semiaberto têm direito a até cinco saídas temporárias por ano. Para isso, precisam ter cumprido uma parte da pena e ter apresentado bom comportamento na cadeia.

Em abril deste ano, entrou em vigor a lei que restringe a saída de presos do regime semiaberto. O benefício foi mantido apenas para ausências relacionadas ao estudo ou ao trabalho. Decisões judiciais, porém, têm interpretado que essa mudança na legislação vale somente para casos mais recentes.

“Ocorre que o legislador entendeu que é só daqui para frente, então até ter novas condenações e novas execuções, isso é no mínimo de 5 a 10 anos”, explica Paulo Hamilton.

14 curtidas

Vigiai e orai querido @MayconN

3 curtidas

Com certeza minha amiga, esse é um princípio exercido diariamente!! :pray:t3:

2 curtidas

Podem me julgar, mas sou totalmente contra essas saidinhas

4 curtidas

Muito relevante @MayconN . Parabéns pelo tópico

2 curtidas

Obrigado, juntos a gente contribui de alguma forma pra melhor conhecimento de todos :wink:

2 curtidas

É um assunto muito delicado, eu prefiro ficar neutro nesse quesito!

1 curtida

Eu sou super contra essas saidinhas, estão presos pq cometeram crimes, não deviam ter esses previlegios

5 curtidas

Temos que nos cuidar infelizmente já vivemos em um país inseguro agora então nem se fale.

3 curtidas

Tenho muito medo dessas saidinhas , pois infelizmente muitos aproveitam esse momento para cometerem novos crimes @MayconN :smiling_face_with_tear::smiling_face_with_tear:

2 curtidas

Pois é, triste realidade, por isso devemos nos precaver o máximo a cerca disso :wink:

2 curtidas

Penso que se foi preso e a tal saidinha seja uma tentativa de socializar, a familia e os amigos deveriam se preocupar com isso e ir até o local, para socializar.
Esse negócio de permitir a saída é muito complicado, uma vez que muitos nem voltam e outros comentem crimes nessas saídas. Li no jornal duas histórias horriveis que aconteceram nessa saidinha. Prefiro não comentar porque é muito grave.
Penso que se foi preso, foi por algum motivo.
Foi julgado, com direito à defesa e agora cumpre a sua “pena”.
A pena deveria ser cumprida na totalidade e devidamente preso.
Nunca fez sentido para mim essa “saidinha”.
Desculpe… tema difícil.
Penso em minha segurança.

5 curtidas

Verdade, segurança em primeiro lugar!

3 curtidas

Nem sei o que dizer.
Nosso sistema penal é completamente - e todo errado em todos os aspectos.

2 curtidas

Sei que vou gerar polêmica, mas não se trata de ser contra ou à favor da saída para ressocialização, mas sim um direito do apenado se ressocializar. Separar o tipo de pessoa que cometeu o crime, fazendo um acompanhamento psicológico durante seu encarceramento e assim definir pela ciência e não simplesmente pelo tempo de cumprimento da pena, quem tem condições de usufruir esse direito, pode reduzir ou até mesmo acabar com os abusos de quem não volta, ou aproveita a saída para continuar delinquindo.
Enfim, precisamos ser honestos e definir se queremos punição ou vingança.

3 curtidas

É exatamente isso meu amigo !

1 curtida