Romeu e julieta - queijo com goiabada

Pessoal não tem como não gostar desta delicia de combinação

E segue curiosidade sobre este fantástico doce

O tradicional doce de queijo com goiabada chegou ao Brasil na época dos engenhos. Hoje, o famoso Romeu e Julieta já faz parte de bolos, tortas, brigadeiro e quantas sobremesas a criatividade brasileira deixar.

E vejam isso :
Uma campanha publicitária de uma marca de goiabada apresentava o Cebolinha e a Mônica, da Turma da Mônica, como Romeu e Julieta. A partir daí, o nome se popularizou, conta a pesquisadora de história da alimentação e autora de livros sobre o tema e do blog Garfadas Online, Ana Marques Pereira.
A pesquisadora acredita que os portugueses que moravam no Brasil teriam desenvolvido a combinação para substituir a marmelada, um doce de sua terra natal. Em terras brasileiras, com saudades da sobremesa, essa população teria recorrido à goiabada para matar a vontade.
O queijo também teria chegado ao Brasil pelos portugueses. Mas, de lá para cá, evoluiu com a interferência de outros imigrantes e tem a sua popularidade cada vez maior no país.

Já a goiabada vem de uma fruta nacional. O doce, que nasceu para conservar a goiaba, consome 80% de toda a fruta direcionada para a indústria. Apesar de saborosa, a goiaba não é popular na mesa brasileira e enfrenta dificuldades nas lavouras por causa de pragas.

Além disso, a goiaba brasileira não é atrativa para o mercado externo, já que quase toda a produção é voltada para a fruta com a polpa vermelha, enquanto para o restante do mundo a preferência é pela branca.

E ai sabiam destes fatos ???

20 curtidas

Dupla de sucesso essa :yum::yum:
Quanto a goiabada, prefiro a de polpa vermelha, acho mais saborosa.

2 curtidas

Fechô!! Sou formigão e essa combinação está entre as minhas preferidas.

2 curtidas

Essa dupla é imbatível, apesar que gosto muito de goiabada com creme de leite!

3 curtidas

É uma outra combinação ótima.

3 curtidas

@MARCILIO Não sabia das Curiosidades, mas adoro Goiabada e com queijo então :yum::yum:

2 curtidas

Tem tb com catupiry … :rocket:

2 curtidas

Eu não gosto :raised_back_of_hand::rofl::rofl::rofl::rofl::rofl::rofl:

Prefiro só a goiabada :yum:

1 curtida

É muito gostoso.

1 curtida

Eu amo :heart_eyes:
Toda semana por aqui tem kkk

2 curtidas

Romeu e Julieta é um clássico perfeito :cheese::heart:

1 curtida

Simmm !!!

1 curtida

Como um bom mineiro, não falta nem queijo nem goiabada em casa.

1 curtida

Tudo de bomm

2 curtidas

Tem quem não goste?

Não sabia dessas coisas, mas amo essa combinação :revolving_hearts::revolving_hearts::revolving_hearts:

1 curtida

Nossa que delicia e muito bom né… :yum:

1 curtida

Verdade !!!

Essa dupla na pizza…:heart_eyes: uma das maravilhas do mundo KKKKKKK

2 curtidas

Acho lindo os dois juntos :heart: mas só como a goiabada :sweat_smile::yum::smiling_face_with_three_hearts:

1 curtida