Qual é o seu ritual antes de comer?

Qual é o seu ritual antes de comer?

Você agradece? Respira? Sente o cheiro? Reza? Ou só vai com fome mesmo?

No ritmo acelerado da vida, muitas vezes comemos no automático — sem olhar pro prato, pro corpo ou pro momento. Mas a comida é muito mais do que sustento: é energia, é troca, é ancestralidade.

Algumas pessoas fazem silêncio antes da primeira garfada. Outras fecham os olhos e agradecem. Tem quem converse com a comida, quem coloque uma intenção, quem sinta o cheiro como quem cheira uma flor sagrada. E também tem quem devore com pressa — e tudo bem. Cada corpo tem sua história, e cada refeição, sua dança.

E você? Tem algum ritual antes de comer?
Algo pequeno, simbólico ou sagrado?
Se não tem, gostaria de criar um?

Conta aqui nos comentários — quem sabe você inspire o ritual de alguém!

19 curtidas

Que tópico sensível e bonito, @Mfranca! Eu acho a refeição o momento mais importante e sagrado do dia. Por isso, pelo menos uma eu tento fazer com calma e manter alguns rituais:

1- Faço em silêncio, longe do celular e sem a televisão ligada;
2- Aprecio cada garfada e como a minha mãe brinca, eu “canto” quando a comida está boa, murmurando hummmmm, hummmm!
3- Quando estou com alguém em restaurante, sempre troco impressões sobre pratos e sabores e peço para compartilharmos a comida, para que eu possa experimentar novos pratos!

6 curtidas

Eu gosto de sentir o cheirinho do papá :face_savoring_food: kkk. Mas primeiro eu agradeço a Deus, nem que seja mentalmente, depois sinto o cheiro, é bom… :smiling_face: É tipo um prenúncio do que vem depois :face_savoring_food:.

4 curtidas

Bom dia.
Oi, eu faço oração ao Pai nosso, em agradecimento pelo alimento.
Boa semana.

4 curtidas

Não tenho nenhum ritual não…mas tenho uma mania: gosto de colocar a comida bem arrumadinha no prato…tipo Masterchef sabe? Kk

5 curtidas

Não tenho ritual, só umas manias mesmo. Não consigo comer com blusa de frio e cabelo solto.

4 curtidas

Deveria ser o de agradecer a Deus,antes das refeições :folded_hands:

2 curtidas

@Ale90 que rica experiência você tem com a comida ! Obrigada pela partilha !

4 curtidas

O olfato é sempre a primeira “vítima” de uma comida saborosa! Nada como um cheirinho de comida boa !

3 curtidas

Sempre importante agradecermos o alimento a mesa né @Andreia007 , nem todos possuem esse privilégio. :heart:

5 curtidas

O comer com os olhos né !? Uma delícia também @Tupolev !

3 curtidas

Mesmo no frio @Mirella ?!!!

3 curtidas

@Ale7 sempre importante!

2 curtidas

Sim, deveria ser

1 curtida

Mesmo no frio… besteiras ainda vai, mas refeição mesmo, complica rs

2 curtidas

Gosto de olhar a comida, cheirar e comer expressando meu sentimento por ela kkk tipo fazendo hummm que delicia, nossa que gostoso kkkk
E sempre agradeço quando abro meus armários e geladeiras :folded_hands:t4:

3 curtidas

O meu cunhado faz parecido, , fica fazendo “hum”, “hum”, mas é assim curtinho, não é “Humm”.

1 curtida

@Mfranca antes das refeições agradecemos a Deus pela comida, pela fartura e por estarmos todos bem e juntos. :sparkling_heart:
E quando compramos comida ou ganhamos algo costumamos agradecer (quem nos presenteou) e bater palmas :clap: :clap: :clap: :clap:

4 curtidas

Imaginaaaaaaaa, eu adorei esse seu tópico, sempre bom sairmos do piloto automático e pensarmos em nossas ações cotidianas. Eu prezo demais pela refeição, sou adepto do slow food, não sei se conhece esse movimento, é bem interessante!

2 curtidas

Hahahahahahahahahah, toda a minha família brinca comigo, eu digo se eu não murmurei, o prato não estava tão bom assim, heheheheh…

2 curtidas