Você agradece? Respira? Sente o cheiro? Reza? Ou só vai com fome mesmo?
No ritmo acelerado da vida, muitas vezes comemos no automático — sem olhar pro prato, pro corpo ou pro momento. Mas a comida é muito mais do que sustento: é energia, é troca, é ancestralidade.
Algumas pessoas fazem silêncio antes da primeira garfada. Outras fecham os olhos e agradecem. Tem quem converse com a comida, quem coloque uma intenção, quem sinta o cheiro como quem cheira uma flor sagrada. E também tem quem devore com pressa — e tudo bem. Cada corpo tem sua história, e cada refeição, sua dança.
E você? Tem algum ritual antes de comer? Algo pequeno, simbólico ou sagrado? Se não tem, gostaria de criar um?
Conta aqui nos comentários — quem sabe você inspire o ritual de alguém!
Que tópico sensível e bonito, @Mfranca! Eu acho a refeição o momento mais importante e sagrado do dia. Por isso, pelo menos uma eu tento fazer com calma e manter alguns rituais:
1- Faço em silêncio, longe do celular e sem a televisão ligada;
2- Aprecio cada garfada e como a minha mãe brinca, eu “canto” quando a comida está boa, murmurando hummmmm, hummmm!
3- Quando estou com alguém em restaurante, sempre troco impressões sobre pratos e sabores e peço para compartilharmos a comida, para que eu possa experimentar novos pratos!
Eu gosto de sentir o cheirinho do papá kkk. Mas primeiro eu agradeço a Deus, nem que seja mentalmente, depois sinto o cheiro, é bom… É tipo um prenúncio do que vem depois .
Gosto de olhar a comida, cheirar e comer expressando meu sentimento por ela kkk tipo fazendo hummm que delicia, nossa que gostoso kkkk
E sempre agradeço quando abro meus armários e geladeiras
@Mfranca antes das refeições agradecemos a Deus pela comida, pela fartura e por estarmos todos bem e juntos.
E quando compramos comida ou ganhamos algo costumamos agradecer (quem nos presenteou) e bater palmas
Imaginaaaaaaaa, eu adorei esse seu tópico, sempre bom sairmos do piloto automático e pensarmos em nossas ações cotidianas. Eu prezo demais pela refeição, sou adepto do slow food, não sei se conhece esse movimento, é bem interessante!