Português ou portugueis? 🤔

Fala, galera! :waving_hand:
Qual a importância que vocês dão para a comunicação escrita?

Estamos em época de ENEM, e isso sempre provoca um certo frisson em quem vai prestar a prova. E aí vem o famoso “bicho-papão” da redação — aquela parte que pode salvar ou afundar tudo de uma vez.

A grande questão está nos vícios linguísticos que incorporamos ao nosso vocabulário: erros de concordância, verbos inexistentes e, principalmente, os modismos de linguagem. Eles até parecem dar um tom profissional e sofisticado, mas muitas vezes “entornam o caldo” e passam uma impressão ruim — especialmente quando o texto é determinante, como em um exame ou em uma proposta de emprego.

Hoje, o uso exagerado do gerúndio, o excesso de verbos e o emprego incorreto de palavras podem comprometer seriamente a imagem que queremos transmitir e colocar tudo a perder.

Exemplos?

:backhand_index_pointing_right: O uso da palavra “assertivo” como sinônimo de “certo”.
Gente, “certo” é com “C” — e só isso já denuncia o erro! “Assertivo”, na verdade, significa alguém que se expressa com firmeza, segurança e objetividade e não é verbo, então não conjugue.

Uso do gerúndio:

• “Estaremos vendo” → melhor usar “veremos”.
  • “Vamos estar acompanhando” → melhor “acompanharemos”.
    Pra que usar três verbos pra uma única ação?

Nos anos 90, outro vício se espalhou: a expressão “a nível de”.
Tudo era “a nível de”: “a nível de comida, prefiro macarrão”. :sweat_smile:
Um horror! Essa expressão veio da tradução literal do inglês “level of”.
O correto seria, no máximo, “em nível de”, como em “esta decisão está em nível de diretoria”.

Dica: pensou em usar “a nível de”? Tente substituir por “no âmbito de”, “em escala de”, “relativamente a”, “quanto a”, “em relação a” ou simplesmente “em”.

E pra finalizar, temos os chavões… ah, os chavões!
Quem nunca leu um texto que começa com “Venho por meio desta solicitar/avisar/pedir…” :sweat_smile:
Vá direto ao ponto: diga apenas “Solicito”, “Aviso”, “Peço”. Simples, direto e muito mais eficiente.

Embora eu não seja adepto do uso de travessões — prefiro as vírgulas — usei-os propositalmente neste texto, em solidariedade à @Di_23, que outro dia mencionou aqui que costumava utilizá-los e hoje tem até receio, já que muita gente passou a associar o uso ao ChatGPT. Escrever certo ficou perigoso nos dias de hoje? Acho que não, né?

Existem muitos outros erros comuns que, se cometidos em uma prova do ENEM ou em um currículo, podem ser fatais. Então, galera, bora tentar evitar os vícios de linguagem e deixar nossa comunicação mais clara, objetiva e elegante! :writing_hand:

12 curtidas

Sou adepta do bom uso do português correto :face_with_hand_over_mouth:

8 curtidas

É sempre aconselhável, principalmente em comunicação formal, não dá pra mandar um derrepente no texto, né?
:rofl: :rofl: :rofl:

7 curtidas

Siim e até pq também acostuma a escrever e falar errado kkkkk

6 curtidas

Confesso que a troca de “mas” por “mais” me dá arrepios :laughing::rofl::rofl::rofl:

7 curtidas

Essa também me incomoda
:joy::joy::joy:

5 curtidas

Prefiro escrever sempre certo ^^ Mesmo que sejam textos enormes kkk

5 curtidas

uso exagerado do gerúndio, o excesso de verbos

Gerundismo é uma praga que acho que começou no telemarketing , é feio demais.

Ontem, eu estava assistindo a um video de culinária, mas não suportei a narração, “vou estar temperando, vou estar adicionando isso, vou estar adicionando aquilo, vou estar levando ao forno…” , misericórdia kkk

5 curtidas

Mal e mau

Bem e bom

Tem muito uso incorreto deles por aí :sweat_smile::laughing::laughing:

6 curtidas

Ótimas as suas dicas!!!

Boa sorte a todos que estão realizando as provas do ano.

4 curtidas

Em uma conversa o problema não é nem a ortografia e sim a pontuação, uma vírgula errada e o contexto muda :face_with_hand_over_mouth:

6 curtidas

Eu acho q conta muito essa kkk

6 curtidas

Sempreé, né @Sak26?
Meus clientes sempre dizem que a cada pergunta eu faço um podcast.

4 curtidas

Vou estar indo fazer!!!
Caracas… a pessoa precisa de inúmeros verbos para indicar uma ação.

Dá vontade de entrar na TV e falar, dá esse microfone aqui.

Agora a moda é o assertivo
:weary_face: :weary_face: :weary_face:

3 curtidas

Sim…

4 curtidas

Sim, @Zil… porque se não for bem nesta, só no ano que vem.
:upside_down_face:

4 curtidas

Sim, assim como a falta de pontuação ao final da frase, ficamos sem saber se foi uma afirmação ou uma pergunta.

4 curtidas

Excelente tópico amigo…, a língua portuguesa tem sido tão desvalorizada, abandonada, a norma culta quase não se vê mais hoje em dia.

4 curtidas

Eu tenho um cliente que é uma empresa de recursos humanos, você não acreditaria nas expressões usadas nos currículos. Realmente tá difícil.

4 curtidas

Boa tarde.
Oi @LucianoRezende , gostei da sua publicação.
Boa semana.

3 curtidas