Pizza, vamos conhecer um pouco mais sobre a pizza!?! 🍕

A história da pizza é uma jornada fascinante que atravessa séculos e continentes. Vamos mergulhar nela!

Origens Antigas

A palavra “pizza” apareceu pela primeira vez em um texto latino em 997 d.C., em uma cidade chamada Gaeta, na Itália. No entanto, a ideia de uma massa plana com ingredientes por cima remonta a muito antes disso. Os antigos gregos e romanos comiam uma versão primitiva da pizza, chamada “panis focacius”, que era uma massa plana cozida no forno e coberta com azeite, ervas e outros ingredientes.

A Pizza Moderna

A pizza moderna, como a conhecemos hoje, nasceu em Nápoles, Itália, no século XVIII. A cidade era um importante centro comercial e cultural, e a pizza se tornou uma comida popular entre os trabalhadores e os marinheiros. A primeira pizzaria do mundo, Antica Pizzeria Port’Alba, foi aberta em Nápoles em 1738 e ainda está em funcionamento hoje em dia.

A Imigração Italiana

No final do século XIX e início do século XX, muitos italianos imigraram para os Estados Unidos, trazendo consigo suas tradições culinárias, incluindo a pizza. A primeira pizzaria nos EUA foi aberta em Nova York em 1905 por Gennaro Lombardi, um imigrante italiano. A pizza rapidamente se tornou popular nos EUA, especialmente após a Segunda Guerra Mundial, quando os soldados americanos retornaram da Itália com um gosto pela comida.

A Globalização

Hoje em dia, a pizza é uma comida global, com variações e estilos diferentes em todo o mundo. A pizza se adaptou às culturas e ingredientes locais, criando versões únicas e deliciosas. A indústria da pizza é uma das maiores do mundo, com milhões de pizzarias e restaurantes servindo pizza todos os dias.

Curiosidades

• A pizza mais cara do mundo Ă© a “Louis XIII”, que custa cerca de R$ 10.000 por fatia.
  • A pizza mais grande do mundo foi feita em 2012 em Roma, Itália, e tinha um diâmetro de 1.256 metros.
  • A pizza Ă© uma das comidas mais populares do mundo, com mais de 1 bilhĂŁo de pizzas vendidas por ano.

E aĂ­, vocĂŞ gostou da histĂłria da pizza? Qual Ă© a sua pizza favorita?

21 curtidas

Eu adoro quatro queijos e lombo com catupiry. Mas eu sempre mudo os sabores e confesso que algumas com bacon também são sempre bem vindas :face_savoring_food:

3 curtidas

Show, @Vitorfp

Sou fĂŁ de pizza.
Calabresa, bacon com abacaxi, quatro queijos, tudo que enche um belo prato. :grin:

6 curtidas

Calabresa artesanal em pizza não tem como não gostar muito também @Antonio89

4 curtidas

Bacana a histĂłria :clap:t2::clap:t2::clap:t2::clap:t2:

A minha favorita? NĂŁo pode ser outra: frango com catupiry! :star_struck::clap:t2:

3 curtidas

Sempre bom conhecer um pouquinho rs… adoro pizza de frango com catupiry e palmito. Gosto muito também da de atum com cebola e muçarela.

6 curtidas

@Flamenguista quando o frango não é muito ressecado eu também gosto muito, mas fico sempre com medo de pegar justamente por medo do frango ser seco :rofl:

3 curtidas

Tem uma pizzaria em Campinas que toda vez que a gente pede Ă© meia palmito, chama dedds meu deus a pizza de palmito deles Ă© divina.
Eu gosto de pizza de atum também mas eu nunca na vida consegui outra pessoa pra me apoiar e pedir pizza de atum kkkkkkkkkkk somos só nós @Mirella

5 curtidas

Tem uma pizza de frango catupiry aqui pertinho, o frango Ă© beeem temperado, e o catupiry Ă© uma delĂ­cia! Melhor dupla.

Melhor que isso, sĂł tomando uma Pepsi Black junto haha :star_struck:

4 curtidas

Boa noite.
Gosto muito de pizza, e a sua parece muito saborosa.
Eu gosto de queijo, calabreza, e de chocolate. :blush:
Boa semana.

4 curtidas

Amo pizza.

Essa aqui eu comi na Itália.

5 curtidas

Falar sobre :pizza: meu pedido favorito no ifood, hehehe tenho algumas, carne de sol, camarĂŁo, queijo, nordestina, baiana, bacon. :bacon: ahhhhh falou em pizza eu tou dentro, sĂł nĂŁo comi doce, aĂ­ realmente nĂŁo me chame. kkkkk agora pra falar sobre pizza? Pode me marcar que tou no meio. Heheheh adorei saber mais um pouco sobre a pizza. @Vitorfp :wink::laughing::handshake::smiling_face::face_with_hand_over_mouth:

3 curtidas

Perfeita! :clap:t2::clap:t2::clap:t2::clap:t2::clap:t2::face_savoring_food::face_savoring_food::face_savoring_food::face_savoring_food:

3 curtidas

Olha só kkkk mais alguém que prefere Pepsi Black eu gosto mais ainda da Twist, que também é zero.

3 curtidas

Quanto mais queijo melhor né @Andreia007 kkkkk e olha que eu só sou mineiro de coração, de nascença sou paulista

2 curtidas

Que lindo esse alecrim fresco imagino o aroma dessa pizza que delĂ­cia :face_savoring_food:

2 curtidas

Adoro de quatro queijos e atum.

4 curtidas

@Josineide me explica como é essa pizza nordestina, tem criança chorando aqui pra saber kkkkkkkkkkkkkk eu também amo pizza, agora pizza doce é super difícil achar uma realmente boa, mas eu já comi sim, em Gramado tem uma pizzaria especializada em pizzas doces e a de banana nevada tem alguns lugares que aprenderam a fazer que tá uma delícia. Vou procurar imagem pra te mostrar do Instagram

2 curtidas

Mais uma pessoa que gosta de atum … Não é possível kkkkkkkk

3 curtidas

Hehehehhe com carne de sol, muito queijo de coalho e cebola. :face_with_hand_over_mouth::face_savoring_food::face_savoring_food::face_savoring_food::face_savoring_food:

Doce nĂŁo consigo comer de forma nem uma. @Vitorfp :woman_facepalming:t2::rofl:

3 curtidas