Pedido mínimo: a importância para democratizar delivery

Quem usa o app do iFood já deve ter reparado que, em alguns estabelecimentos, aparece um valor de pedido mínimo. Por que isso acontece – e o que é pedido mínimo de delivery?

Para começar, o pedido mínimo é um conceito que faz parte da operação de entrega de comida desde antes de existirem plataformas de delivery – e também é cobrado em pedidos feitos por telefone, WhatsApp e aplicativos próprios dos restaurantes.

Essa estratégia viabiliza a operação dos estabelecimentos parceiros porque garante a cobertura de seus custos operacionais – e, consequentemente, assegura sua sustentabilidade e viabilidade. Se um restaurante tivesse que parar sua operação (que é preparar refeições) para entregar apenas um refrigerante, por exemplo, isso traria um prejuízo não só financeiro mas também operacional – uma vez que não estaria fazendo o melhor uso do tempo de trabalho de seus funcionários e dos entregadores.

O que é pedido mínimo de delivery?

O pedido mínimo é a garantia de que o pedido realizado para entrega via delivery atingirá o valor necessário para cobrir essas despesas operacionais e evitar prejuízos em compras de baixo valor.

Isso porque a operação de delivery tem custos que independem do tipo de produto ou do valor do pedido. É preciso, por exemplo, contratar pessoas para receber e preparar o pedido, organizar processos internos e controlar estoques. E existem outros custos, que têm a ver com embalagens, separação e entrega do pedido.

O objetivo do pedido mínimo, portanto, é garantir que cada entrega gere receita suficiente para compensar os custos do estabelecimento comercial (e não dar prejuízo). É isso que torna a operação financeiramente sustentável e acessível a um maior número de pessoas.

Oq vcs acham?

17 curtidas

@marquessep @Josineide @Erikaa @Isislima @falecomgabe @xeique @Lariyh

3 curtidas

Lembrando que em breve, esse valor mínimo não irá mais existir, por causa de uma proibição feita pela Justiça de Goiás.

Até 18 meses esse valor mínimo não irá existir.
A cada 6 meses, o valor será diminuído 10 reais dos restaurantes, que por exemplo, tiverem o valor mínimo de 30 reais.

A decisão foi necessária pois eles entenderam que acontecia bastante a “venda casada”, é mais ou menos isso: o produto custa 23,99 o pedido mínimo é 25,00 e você precisa acrescentar algo para que o valor passe dos 25,00.

6 curtidas

Acho que se o pedido mínimo nos permitir pedir um produto principal, mesmo que de menor valor é interessante sim, para evitar que peçam apenas “adicionais” como bebidas, molhos ou sobremesas

Agora pedido mínimo maior do que produtos principais (da temática do local - exemplo: hambúrguer de hamburguerias, cuscuz de loja de cuscuz, pizza de pizzarias) acho um absurdo, é querer obrigar a consumir mais

Enfim, tópico polêmico :sneezing_face:

7 curtidas

tb acho q e um tema polemico mas q tbm tem que ser discutido, otimos pontos q vc e @Flamenguista levantou

3 curtidas

Isso acontece muito, e aí que tá: eu não quero tal produto, só quero aquele produto. E aí acaba ocorrendo a venda casada… E foi nisso também que a Justiça de GO embasou a proibição do valor mínimo.

4 curtidas

Um tema ótimo pra debatermos trouxe aqui @beatrixm :wink:
Sempre detestei essa obrigatoriedade de x valor pra uma compra, principalmente em farmácias, onde as vezes a gente quer só um produto, ai tem ir adicionando itens até conseguir.
Em contrapartida, há também o outro lado da moeda, da separação á entrega, não acho justo também ter um tremendo deslocamento pra entregarem 1 chiclete, não compensa.
Eu creio que se um produto x já tem um bom valor, como por exemplo um remédio que custe uns 16,00 o estabelecimento faz uma oferta pra pagar menos levando duas unidades, aí fica mais atrativo e elimina ter que adicionar coisas aleatórias pra finalizar a compra.
Aqui em BH mesmo, pedi remédio hoje, o mínimo pra entrega era 30 reais, o bom é que precisava de mais produtos, aí não foi ruim, porém espero que por aqui também retirem essa obrigatoriedade.

4 curtidas

Depende muito do valor minimo, algumas lojas ultrapassam de mais no valor do pedido minimo.
Por exemplo, as vezes quero comprar algo numa padaria, um salgado, uns pães, quando vou fazer o pedido, o minimo é 30/40 reais, coisa que normalmente eu nao gasto em padaria. Além das lojas com um minimo muito alto, tem lojas aqui que tem o valor minimo e nao fornecem variedade de produtos, fazendo com que as pessoas desistam do pedido, esses dias estava com vontade de comer doce, vi uma loja com frete gratis, mas tinha o minimo de 20 e somente bombons no cardapio.

3 curtidas

É muito complicado essa questão do valor mínimo, pois muitos estabelecimentos exigem que você compre muito mais do que realmente deseja. Aqui na minha região, alguns estabelecem um pedido mínimo, mas, muitas vezes, a diferença é grande, variando de 15 a 20 reais a mais do que eu gastaria sem essa exigência. Além disso, ainda há o custo do frete, que começa em 10 reais. Assim, um pedido que sairia por cerca de 20 reais acaba custando entre 35 e 40 reais.

3 curtidas

Eu entendo o pedido mínimo quando não há cobrança de frete. Mas quando pagamos o frete, discordo da imposição.

3 curtidas

Dependendo do valor acho justo!!!

3 curtidas

Esse negocio de pedido minino as vezes ta atrelado a venda casada sim
muitas vezes tem promo para pedidos de 30 reais,
mas a maioria das coisas é estão por 29,99 ai vc tem que comprar 2 iguais pagando bem mais caro.

é uma situação bem complicada e chatinha

6 curtidas

Isso é outro ponto que me incomoda bastante, o produto ser 29,99 e o minimo ser 30,00

3 curtidas

Concordo! Também não curto isso nas farmácias, principalmente quando vou fazer a retirada no local. Mas entendo a necessidade em certas ocasiões.

3 curtidas

Verdade, nem tinha pensado nessa parte da retirada, elimina o frete mas o valor mínimo segue obrigatório :woman_facepalming: precisa mudar isso né.

4 curtidas

Deveriam colocar preços justos e acessíveis.

Muitas lojas com itens atrativos, mas, o pedido min é de 2mil, 100 reais, onde o prato que vc quer custa uns 25$,outro ponto, loja tal tem o de 30 e o mais simples pedido ser um micro pudim ou bolo de 35$,algo que não compensa comprar,fora a taxa de entrega,que as vezes supera o preço do pedido,ou, a impossibilidade de retirada sendo que a loja fica a menos de 0, 2 km de distância, assim nós fazendo pagar praticamente o dobro do nosso pedido.

3 curtidas

É muito bom ver tantos pontos e opiniões diferentes

2 curtidas